Marketing de permissão: entenda o que é e por que deve utilizá-lo

Não existe nada mais chato do que receber aquele monte de ligações de telemarketing ou de publicidade por e-mail e no celular sem ter pedido. Por isso, o marketing de permissão é tão importante. Uma empresa deve zelar pelo relacionamento com os clientes, e “queimar o filme” dessa maneira está fora de cogitação. É preciso planejamento estratégico.

Neste artigo veremos essa modalidade do marketing a partir dos seguintes tópicos:

• O que é marketing de permissão?
• Vantagens e benefícios
• Boas práticas
• Marketing de permissão x inbound marketing
• Como podemos te ajudar?

O que é marketing de permissão?

Como dito acima, estamos falando de uma modalidade de marketing. Sua essência está em uma empresa obter o consentimento do cliente para o envio de conteúdos (daí o conceito central da permissão). É uma das traduções mais populares para o consagrado Inbound Marketing.

Os meios em que as ações acontecem são de perfil pessoal. Ou seja, por ligações telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens, e-mail e mensagens privadas em redes sociais.

A grande sacada é dar ao cliente o controle sobre o formato e o prazo dessa interação, em vez de aborrecê-lo com uma série de iniciativas invasivas.

Vantagens e benefícios

Se planejado da maneira correta, o marketing de permissão torna-se um bom aliado das ações que movimentam o funil de vendas. Reforça as chamadas para ação e serve como um filtro de leads qualificados.

O banco de contatos que se cria com as autorizações reúne pessoas realmente interessadas na marca e os produtos ou serviços que oferece. Deste modo, as campanhas ganham informações valiosas para que sejam ainda mais assertivas.

A consequência disso são investimentos com resultados melhores e o aproveitamento de tempo e capital (financeiro e humano). A produtividade, portanto, supera os desperdícios.

Boas práticas

Como tudo o que envolve relacionamento com o público, o marketing de permissão exige boas práticas. Neste caso, o ideal é incorporar elementos que valorizem a liberdade do cliente. Recursos que mostrem respeito e que passem longe de ser invasivos.

Vejamos, abaixo, algumas práticas positivas:

Opt-in

Opt-in é a prática de se obter expressamente a autorização do cliente, como naquelas caixas de seleção “eu aceito receber e-mails”. Pode ser por e-mail, por um botão (CTA), um link ou um formulário posicionado em um lugar estratégico de seu site ou blog.

Personalização do contato

Além de disponibilizar meios para que se obtenha a permissão, pode-se ir mais além, como dar ao cliente a escolha de como prefere receber os conteúdos (o tipo de mensagem, a frequência, em quais dispositivos, etc.).

Relevância

Você não vai querer bobear justamente após conseguir a permissão, certo? Então, capriche no conteúdo que irá enviar. Produza materiais que agreguem valor de forma única. Resolva as dores dos clientes com autoridade e uma abordagem mais completa do que se encontra no mercado. Seja, portanto, relevante e faça valer a pena o interesse do cliente em sua empresa.

Opt-out

Se opt-in é a ferramenta pela qual o cliente autoriza seus conteúdos, o opt-out garante que ele interrompa as ações quando bem entender. Normalmente é uma opção que vai no rodapé dos e-mails com o texto “cancelar inscrição” ou “descadastrar”. O recurso é imprescindível ao negócio que respeita sua clientela, e deve estar sempre visível, fácil de ser localizado.

As boas práticas, claro, também incluem atitudes evitáveis. Por exemplo:

• Não exagere na quantidade de informações solicitadas na hora de pedir autorização (cadastros com nome e telefone ou e-mail já bastam);

• Cumpra o que ofereceu para os conteúdos e a frequência;

• Jamais compartilhe os dados dos clientes.

Marketing de permissão x inbound marketing

O popular Inbound Marketing é contraponto do Outbound Marketing. Enquanto o Outbound é abordagem fria, ou seja, sem ter uma conexão prévia (laços, ou bound, em inglês), como enviar um e-mail comercial para quem ainda não te conhece, fazer uma ligação de telemarketing ou tentar uma visita surpresa, o Inbound Marketing parte da ideia de que já foi criado um laço mínimo para quem você vai tentar vendar, normalmente com a devida permissão concedida.

Em outras palavras, Marketing de Permissão pode ser tomado como tradução de Inbound Marketing.

Como podemos te ajudar?

Como vimos, para conseguir sucesso com marketing de permissão é importante considerar a satisfação do cliente. Uma maneira de saber se o que planeja está na direção certa é se colocar no lugar dele. Por exemplo, pense no que te tira do sério no monte de publicidade que te alcança diariamente?

Acertar a mão é essencial. A Monolito tem expertise nesse assunto e certamente pode te auxiliar a criar a melhor estratégia para seu negócio. Caso queira bater um papo e tirar dúvidas, estamos à disposição.

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