Sabe aquele conteúdo que você percebeu que não está rendendo o acesso que gostaria? A otimização de conteúdo serve justamente para fazer com que o que foi produzido em sites, produtos e blogs, possa ser mais bem ranqueado nos sites de busca.
Esta técnica é chamada de freshness e se feita corretamente, deixará seus conteúdos no topo, quando alguém for procurar por determinados termos.
Para que você tenha essa expertise, vamos lhe mostrar exatamente o que poderá fazer para uma otimização de conteúdo que converta.
Entenda quais as vantagens de otimizar seu conteúdo
A otimização de conteúdo é de suma importância, pois possibilitará que as pessoas continuem navegando pelo seu site.
Você pode adicionar informações que ainda não havia pensado e atualizar aqueles pontos que já não fazem sentido no conteúdo, como links desatualizados ou até mesmo a data do post.
Abaixo, explicaremos melhor as vantagens de fazer a otimização de conteúdo no seu site ou blog.
- Quando se otimiza um conteúdo o número de conversão cresce por meio de novos links e uma Chamada para Ação (Call to Action) bem-feita;
- Aumenta o tráfego orgânico nos motores de busca;
- Seu posicionamento no Google estará no topo, fazendo com que sua autorização no assunto cresça.
Agora que você já sabe a importância de realizar uma otimização de conteúdo no seu site ou blog, vamos mostrar como poderá colocar isso em prática.
Como posso fazer otimização de conteúdo corretamente?
O primeiro passo para realizar uma otimização de conteúdo que coloque seu blog ou site o topo da busca é saber em que página você aplicará estas técnicas.
Fazer a otimização de conteúdos em qualquer post aleatório não vai ajudar em nada e pode atrapalhar o crescimento de seu site. Portanto, para saber que páginas melhorar, trabalhe com o Google Search Console e use os relatórios orgânicos. Veja as análises de impressões e posição. Nesta configuração, serão mostradas as palavras-chave, do ranqueamento, as impressões por palavra e o posicionamento do site.
Explicaremos agora algumas dicas de como otimizar seu site na prática:
- Mude a data: quando se otimiza um post, é como se ele fosse novo, portanto, esquecer de mudar a data não levará o conteúdo ao início de sua página;
- Atualizar os links: quantas vezes você já entrou em algum conteúdo e o link que tentou acessar estava quebrado? Por isso a importância de alterá-los;
- Otimização de SEO: neste caso, todo o SEO, incluindo as title tags, a meta description, as informações já inseridas no conteúdo;
- Redimensionamento de URL: geralmente não é indicado atualizar as URL, mas se o post tiver uma URL muito grande é importante que o faça. Sempre que mudar a URL é necessário criar um redirecionamento da URL anterior para a nova;
- Recomende outros artigos do blog: a recomendação de artigos é chamada de Hiperlinks, ou seja, quando você recomenda um artigo parecido, aquele leitor vai acessar o que recomendou neste post, mas é importante que coloque apenas conteúdos parecidos, senão a otimização não fará o efeito desejado para o leitor.
Esperamos que de alguma forma tenhamos tem ajudado. Se você gostou deste artigo, continue lendo os nossos conteúdos.