O marketing digital para eventos já se tornou a alavanca para o sucesso dos realizadores que se destacam. Por isso, é importante entender essa poderosa ferramenta, suas vantagens e conhecer dicas de estratégias.
Não se trata simplesmente de divulgar. Estamos falando de um minucioso processo em que são estudados, planejados e estruturados os passos para atingir os resultados desejados. Para completar, os trabalhos no on-line têm uma vantagem em relação aos tradicionais TV, rádio e impressos: custos mais baixos.
Neste artigo serão abordados os tópicos:
- O que é marketing digital;
- O que é marketing digital para eventos;
- Principais vantagens e a importância do marketing digital para eventos;
- Estratégias infalíveis;
- Por que fazer um plano de marketing para eventos?
- Contrate uma agência de marketing digital para divulgar seu evento
O que é marketing digital?
É provável que, na maioria das vezes que você navega na internet, acabe se deparando com anúncios patrocinados de alguma marca, ou com influenciadores digitais divulgando determinados serviços ou produtos. Estas ações para disseminar uma marca nos meios digitais são chamadas de marketing digital.
As mídias on-line, como redes sociais, sites e outras plataformas, têm um alcance e uma dinâmica bem diferentes das mídias fora das redes. Tornaram-se indispensáveis nos dias atuais para promover sua marca, bem como seus eventos.
O que é o marketing digital para eventos?
Em linhas gerais, é a divulgação de determinado acontecimento montado por uma instituição ou empresa nos meios on-line. Por exemplo, se você organiza um webinar científico sobre tartarugas, as ações que terá de tomar para realizar essa promoção serão publicar stories nas redes sociais mostrando bastidores, fazer lives com os convidados, e até produzir conteúdo sobre o evento para alimentar seu site. Com isso, sua marca ganhará expressão.
Principais vantagens e a importância do marketing digital para eventos
As propagandas e divulgações de eventos nos rádios, TVs e outras mídias fora da internet ajudam, sim, na divulgação. Porém, você conseguirá obter dados e resultados mais eficazes no on-line, porque poderá quantificar e saber o que funciona e o que não funciona, além de ter a possibilidade de direcionar sua divulgação a um público específico.
E mais: eventos digitais aproveitam melhor o contato com aqueles que acompanham sua marca. Dá para se criar possibilidades de diferenciar e principalmente melhorar o processo de vendas.
Agora que a importância e as vantagens de promover on-line foram esclarecidas, mostraremos as melhores estratégias para suas divulgações.
Estratégias infalíveis
Antes de pensar na divulgação de seu evento, é importante levar em conta uma série de aspectos. Vejamos abaixo as principais estratégias de marketing digital.
Conheça sua audiência/público
Sem compreender a quem está se dirigindo, ou seja, sua persona, dificilmente terá uma comunicação eficiente e, assim, um evento bem-sucedido. Aliás, terá problemas até para planejar uma estratégia adequada.
Redes sociais
Saiba em qual rede social sua persona está. Por exemplo, caso seu conteúdo seja direcionado à área corporativa, é bem provável que um dos principais canais seja o LinkedIn.
Comunicação multiplataforma e multimídia
O mundo moderno é plural demais para focar apenas nesta ou naquela ferramenta. Conhecendo seu público, como se comporta, as mídias que usa, você deve explorar o máximo de canais e formatos para conversar diretamente com ele.
Identidade visual
Aspecto importante para que seu conteúdo seja assimilado bem pelo público. É parte relevante de uma estratégia que queira impactar.
Hub de conteúdo
Para otimizar o SEO, aumentar a autoridade da marca, conquistar leads mais qualificados e favorecer a gestão e análise dos dados obtidos com p evento.
Cupons de descontos
Pagar menos por algo é uma ideia sempre interessante, certo? A estratégia de oferecer cupons de desconto costuma render ótimos resultados no marketing digital, tanto para engajamento como na hora de fidelizar os clientes.
Site
Crie um site para divulgar as informações do que está produzindo: fotos, vídeos, notícias, agenda, palestrantes e assuntos correlatos. Observe que também existem plataformas e redes sociais com recursos para a divulgação de eventos. Em último caso, esses meios são uma mão na roda;
Anúncios patrocinados
Ainda que as redes sociais sejam gratuitas, você pode pagar para anunciar, tornando o processo de divulgação mais eficaz. Mídia paga é bastante eficaz;
E-mail marketing
Apesar do que muita gente pensa, o e-mail não morreu para as estratégias. Entretanto, é bom tomar certos cuidados, como a frequência e os destinatários dos disparos. É uma ótima ferramenta para engajar aqueles que já acompanham a marca.
Divulgar off-line também é válido, mas cada caso precisa ser estudado. Afinal, dependendo do projeto, a maior parte do público pode estar internet. De qualquer forma, marketing digital para eventos é uma ferramenta poderosa. Se você gostou deste artigo, talvez goste de saber quais são as melhores dicas para produzir um evento on-line.
Por que fazer um plano de marketing para eventos?
Quando idealizamos um evento, consideramos parâmetro de sucesso o volume de público – de preferência, com todas as vagas preenchidas. Isso vale para qualquer tipo de evento, de área, de proposta. E na maioria das vezes o ponto-chave é criar uma estratégia de divulgação eficiente.
Porém, não basta simplesmente divulgar, sem qualquer critério. Você precisa de um plano de ações, processo que engloba uma série de etapas. São estas:
Definições
Os aspectos básicos principais que levantar são reunidos, pesquisados e analisados. Esses itens são:
- Tema;
- persona;
- Local, data e horário;
- Capacidade do local;
- Atrações;
- Custos, logística e riscos;
- KPIs ideais
Mãos à obra
Com esse mapa em mãos, você tem condições de entender melhor o comportamento do público que quer atrair (interesses, canais pelos quais se informa, o que não gostam, quem são e como agem os concorrentes de seu projeto, etc.).
Dessa maneira, é possível aplicar ações que vão ao encontro do que estabeleceu como metas. O bom marketing digital para eventos é aquele que mira exatamente no alvo. Os resultados vêm daí.
Pós-evento
Como já dissemos em outros artigos, o pós-evento é uma etapa importantíssima. Você deve ser dedicar tanto gás e energia quanto nas etapas iniciais. Aqui a intenção será fidelizar clientes, parceiros e patrocinadores.
Analise as métricas que estabeleceu, pois elas te darão dicas preciosas de caminhos a seguir em uma próxima edição ou em um projeto semelhante. Outra frente à qual precisa se dedicar é registrar o máximo de material que puder (áudio e vídeo). Esse material alimentará ações futuras.
Contrate uma agência de marketing digital para divulgar seu evento
Pra que arriscar seus investimentos em achismo se você pode acertar desde o início? É isso o que acontece quando assumimos a dianteira da estratégia sem ter experiência e know-how. Uma agência especializada, ao contrário disso, te proporciona as melhores ações, estrutura seu projeto seguindo etapas específicas, assertivas e alinhadas aos resultados.
Com mais de 15 anos no mercado, a Monolito conhece bem todas as ferramentas necessárias para realizar um evento de sucesso. Essa bagagem nos permite criar apresentações impactantes, otimizando a comunicação B2B ou B2C – parte fundamental do processo.
É preciso dedicar atenção tanto ao evento (objetivos, expectativas, conteúdos, etc.) quanto à identidade visual. Ou seja, aplicar sua estratégia de um jeito global para que você dialogue diretamente com seu público-alvo. E é justamente aí que entramos.
Exemplo de marketing digital para eventos
A Fermentec, empresa de biotecnologia de Piracicaba (SP), está sempre buscando inovar. Suas reuniões anuais com clientes movimentam o cenário de tal forma que acabaram se tornando um dos mais importantes eventos do setor sucroenergético.
Parte desse sucesso está diretamente ligado às ações de marketing de eventos implementadas pela Monolito. Os resultados conquistados entre 2017 e 2019 foram expressivos. Esse case foi detalhado no artigo que você confere neste link, postado em 2019.
No ano seguinte, em 2020, a pandemia trouxe desafios ainda maiores. A Monolito precisou remodelar as estratégias e alinhar novas ações junto com a Fermentec. Diante de tantas adversidades, principalmente por conta do isolamento social, a solução encontrada pela empresa foi investir em um evento on-line, transmitido pelo YouTube.
No total, a Monolito produziu 21 entrevistas com parceiros e patrocinadores, além de gravar quatro palestras com especialistas do setor. O resultado não poderia ter sido melhor. Entenda este segundo case com a Fermentec acessando o artigo que produzimos.
Aliar foco na inovação com estratégias de marketing inteligentes e conectadas com o público é uma das melhores saídas para surpreender as pessoas, ganhar espaço no mercado, superar as dificuldades e crescer.