Quais formatos de conteúdo digital devo escolher?

Quando o assunto é produção de conteúdo digital, o primeiro formato que vem à cabeça é o texto. Até mesmo os artigos para blogs podem ter um formato diferenciado, como os ebooks e check lists, e também contar com conteúdos complementares, que são importantes para reter a atenção do usuário à sua página. Confira alguns formatos de conteúdo digital que podem ser utilizados no seu site ou blog.

Texto

Post para blog

É o formato mais comum em um conteúdo digital. Esses posts devem conter uma linguagem simples, links que remetam a outras páginas de conteúdo e um trabalho atento de SEO, search engine optimization, para que suas informações sejam encontradas com mais facilidade pelas ferramentas de busca, como o Google.

Ebook

Seu blog reúne uma série de artigos sobre um mesmo tema? Que tal transformá-los em um livro digital? É possível condicionar o download de um ebook ao fornecimento de um endereço de e-mail, o que facilita a formação de cadastros.

Check list

Esse formato de conteúdo digital é ágil e ajuda o usuário a chegar a uma solução. Se o post for sobre anúncios no Facebook, pode ser criado um check list com um passo a passo, desde a definição do público-alvo, imagem, formato, etc.

Planilha

Sua empresa oferece serviços financeiros? Que tal complementar seus conteúdos com um modelo de planilha para investimentos? As planilhas além de serem ótimas ferramentas de organização para o seu público, ainda podem ser oferecidas mediante cadastro de e-mail, como o ebook.

Vídeo

Canal no YouTube

Uma empresa de seguros pode ter um canal no YouTube para explicar, por exemplo, as características e vantagens de cada um dos seus serviços. Você tem um curso de inglês online? Fazer vídeos com dicas básicas de inglês para viagens e negócios pode ser uma boa opção para atrair a audiência e levar o usuário ao site do curso.

Webinars

Os seminários presenciais ganharam sua versão online e um novo nome: webinar (webinário). Promover um webinar de 40 minutos sobre um tema relevante é um bom caminho para estreitar o relacionamento com o público, oferecendo algo de valor.

Áudio

Podcasts

Grandes empresas de mídia têm investido em podcasts, que são conteúdos em áudio sobre os mais variados temas. É um conteúdo digital que permite ao usuário ouvir diversas informações enquanto treina na academia ou se locomove ao trabalho.

Posts narrados

O post do blog pode ganhar um diferencial com uma versão narrada. O formato é interessante não só para quem ouve as informações enquanto faz outra tarefa, mas também para atender a pessoas cegas e promover a inclusão.

Imagens

Fotos

Mesclar textos com imagens torna o conteúdo mais leve e amplia o potencial para atrair a audiência. Imagine um post sobre moda sem foto alguma? Invista nas fotos para aprimorar seu conteúdo, seja de produção própria ou de banco de imagens.

Infográficos

Quer apresentar dados e números de uma forma mais fácil de serem compreendidos? Os infográficos apresentam este tipo de informação de forma simples e de fácil leitura. Há diversas ferramentas que auxiliam na composição deste conteúdo.

Multimídia

Um conteúdo multimídia nada mais é do que juntar mais de um formato apresentado acima. Um post sobre moda, por exemplo, pode incluir fotos, vídeos de desfiles, um infográfico sobre o crescimento do setor, etc. Fazer essas combinações tornam o conteúdo mais rico e atraente para seu público-alvo.

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