Entenda por que você deve usar o Instagram Stories no seu negócio

Entenda por que você deve usar o Instagram Stories no seu negócio

É muito importante manter-se atualizado das principais ferramentas que podem fazer seu negócio evoluir. Por isso, vamos explicar sobre uma das técnicas mais utilizadas dentro do Instagram para a conversão de clientes e seguidores. Estamos falando do Stories, que exibe fotos e vídeos de até 15 segundos por 24h. 

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com bilhões de usuários ativos. Segundo pesquisas de 2021 da We Are Social e HootSuite, a rede social está entre as cinco mais acessadas no Brasil. Esses dados nos dão a dimensão da força por trás do stories como forma de divulgação. 

Por isso, aqui falaremos sobre essa ferramenta e de que forma você pode aproveitá-la melhor. 

Os tópicos abordados são: 

  • O que é Instagram Stories e como surgiu a ferramenta 
  • Por que é importante usar essa ferramenta em sua estratégia
  • Como trabalhar com o Instagram Stories? 
  • 4 dicas para tornar sua estratégia eficiente 
  • Aumente sua visibilidade 
  • Aproveite os Destaques 
  • Anunciar no Instagram Stories 

O que é Instagram Stories e como surgiu a ferramenta 

O Stories foi lançado em 2016, porque Mark Zuckerberg estava com a ideia de comprar a norte-americana Snapchat (rede social similar ao Instagram). Não à toa, em 2021, o Stories atingiu a marca de 500 milhões de usuários diários no mundo. 

Diferentemente do feed de notícias, que tem conteúdos expostos de forma permanente, as exibições do Stories duram 24h. Este recurso engloba texto, vídeos e fotos, tornando as opções de post flexíveis e as postagens, mais dinâmicas. 

Por que é importante usar essa ferramenta em sua estratégia? 

Agora que já vimos por cima as funcionalidades, explicaremos mais profundamente as vantagens dessa ferramenta
Ainda que o Stories seja recente, sua importância para as estratégias de marketing digital é indispensável. Entenda o porquê: 

  • o recurso fica no topo do aplicativo, facilitando a visualização das pessoas; 
  • a ferramenta mostra quantos usuários visualizaram, visitaram o perfil ou a quantidade que respondeu e compartilhou o post; 
  • se preferir, dá para postar vários tipos de conteúdo, como bastidores, dicas rápidas, e até fazer publicidade; 
  • importante saber que o Stories não é influenciado pelo algoritmo do Instagram, o que facilita o alcance dos clientes. 

Como trabalhar com o Instagram Stories? 

No Stories há formas variadas de produzir seu conteúdo. Vamos mostrar aqui as principais funções da ferramenta e como você pode aproveitá-las melhor. 
Antes de falar sobre cada função especificamente, é importante que você compreenda que o Stories trabalha diferente do feed. Enquanto no feed de notícias a comunicação precisa ser mais sólida e trabalhada, o Stories prioriza informações dinâmicas, “descartáveis” e sem tanta produção. 
O recurso é indicado para falar dos bastidores e até fazer chamadas para outros conteúdos e publicidades. O recurso também é bastante utilizado para prova social. 
Vamos melhorar ainda mais nossas dicas. A seguir, destrincharemos as principais funções da ferramenta. 

1. Criar: esta parece ser uma função ampla, e na verdade é mesmo, porque você pode criar textos, GIFs, fazer enquetes, e muito mais; 
2. Ao vivo: aqui, como o nome diz, são feitas as famosas lives. Durante uma transmissão ao vivo, é possível haver interação dos seguidores, com perguntas, comentários, envio de emojis; 
3. Modo normal: é o modo em que os vídeos são produzidos com até 15 segundos de duração. Se passar esse tempo de gravação, o vídeo é repartido e postado em sequência; 
4. Boomerang: apesar de ter sido lançado em 2015 pelo Instagram, o recurso agora está no próprio aplicativo. Os boomerangs são vídeos com cenas repetidas em looping, ou seja, infinitamente sem parar, como um GIF; 
5. No Instagram Stories, podemos aplicar filtros para melhorar a iluminação e o contraste, assim como ocorre com o que sai no feed; 
6. Ferramentas extras: além do que já falamos, você encontra muitas outras possibilidades acessando a parte superior da tela, no botão em que há uma figurinha sorrindo. Lá há várias personalizações, como hora e clima, músicas, menções e diversos recursos incríveis para complementar seu post. 

4 dicas para tornar sua estratégia eficiente 

Você tem uma ferramenta ao alcance dos dedos. Portanto, use-a com inteligência, propósito, de maneira estratégica. E sempre mensure os resultados para cada objetivo: engajar, converter, vender. Por isso, listamos dicas para otimizar esse recurso. 

Engaje 

Não basta apenas conectar pessoas a sua rede social. Para sua estratégia conquistar resultados, é preciso ir além e engajá-las, torná-las leads. E uma maneira para isso é aproveitando o Instagram Stories

Postagens estilo carrossel com a pegada storytelling ou com enquetes, perguntas e testes são excelentes engajadores. Aliar o formato do que publica aos filtros também ajuda (desde que sem exagerar na dose). Sorteios são, ainda, uma isca infalível, assim como parceria com influenciadores digitais. 

Converta 

Uma vez que você conseguiu atrair e engajar leads, precisa dar um jeito de convertê-los. Essa é sua meta, afinal, não? Então, adote uma postura de vendedor, divulgando seus produtos e serviços sempre com links que direcionem para as páginas-chave: de assinatura, loja virtual, landing page, contato direto via WhatsApp… Para dar aquela trabalhada em sua autoridade, mostre alguns de seus melhores cases de sucesso ou clientes. 

Venda 

Se há uma qualidade louvável no Stories, essa é a do potencial para alto alcance orgânico (ou seja, sem que você coloque as mãos nos bolsos). Dessa forma, quem deseja fechar negócios deve considerar usar essa ferramenta. 
Então, pesquise bem seu público, aposte em conteúdos relevantes (artes, fotos, animações, vídeos e lives), use tags de preço, aproveite para ressaltar detalhes específicos de produtos, os benefícios. Pense em você visitando os Stories de uma loja e o que te deixa inseguro (falta de demonstração dos diferenciais? Mais detalhes?). Aí estão boas dicas de como também abordar em sua rede social. 

CTA 

Instagram e call to action (CTA) formam uma dobradinha incrível. É uma das melhores maneiras de se gerar tráfego para sites, blogs, etc. Você já deve ter visto stories com mensagens do tipo “arraste para cima e leia a matéria completa”. Também deve estar na estratégia de conversão de prospects. 

Aumente sua visibilidade 

Se o Instagram funciona muito bem como uma vitrine para tudo, é importante aproveitá-lo da forma correta. Isso significa estudar e planejar ações focadas nos clientes que quer atrair. 

Aqui vão dicas de como chamar mais atenção de sua persona com os stories que publica: 

  • poste diariamente; 
  • produza conteúdos relevantes; 
  • ofereça dicas; 
  • faça enquetes; 
  • mostre bastidores (employer branding); 
  • divulgue seus produtos/serviços; 
  • reposte stories de clientes relacionados a seu negócio; 
  • marque pessoas e empresas. 

Aproveite os Destaques  

Embora os stories tenham curta duração, de 24h, o Instagram disponibiliza alternativas a quem queira ter seus conteúdos exibidos por prazo definido. Este é o caso dos Destaques (localizado no perfil, abaixo da bio, em janelas circulares). 
Aqui temos uma excelente ferramenta para engajar e promover seu negócio. Muitos usuários aproveitam para divulgar informações sobre seus negócios, canais de contato e horário de funcionamento, produtos, serviços, promoções, galeria de clientes, entre tantas outras coisas. 

Anunciar no Instagram Stories 

Investir em vídeos patrocinados nessa rede social tem suas boas vantagens. A melhor é a grande vitrine para o que quer divulgar. Você ganha uma supervisibilidade, se comparar ao que consegue com postagens simples (sem verba). 
Como ótimo recurso para alcançar muitas pessoas, o Instagram Stories também amplia suas chances de conversão. Então, nada mais natural do que criar anúncios e aproveitar essa brecha. 
Para isso, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook (sim, é por lá!) e escolher o objetivo que mais se encaixe a seu produto/serviço. Há seis alternativas: 

  • reconhecimento; 
  • tráfego; 
  • engajamento; 
  • cadastros; 
  • promoção do aplicativo;
  • vendas. 

Bom, agora que você já teve uma ideia global sobre o potencial do Instagram Stories, que tal planejar uma estratégia. Conte com o auxílio de profissionais do marketing com experiência no assunto, como a Monolito. Não perca tempo nem negócios. Vamos conversar

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