Micromarketing vale a pena?

Micromarketing vale a pena

Se há um tipo de estratégia que dá para ser considerada ultrapersonalizada, essa é a do micromarketing. Com ela, muitas empresas – grandes, médias ou pequenas – têm a chance de se aproximarem ainda mais de seus consumidores. 

É uma excelente maneira de testar novos produtos e serviços antes de lançá-los, principalmente em mercados mais competitivos. Diversas marcas renomadas utilizam essa estratégia. 

Em vez de trabalhar com uma massa generalizada de público, você escolhe clientes qualificados. Já pensou? Então, continue a leitura. Neste artigo, veremos: 

  • O que é micromarketing? 
  • Quais são suas vantagens 
  • Marketing tradicional x micromarketing 
  • Case de sucesso 
  • Por que aplicar essa estratégia? 
  • Conclusão 

O que é micromarketing? 

É uma estratégia marcada pela hipersegmentação. Ou seja, afunila ainda mais seu público-alvo, buscando impactar nichos bastante específicos. Em outras palavras, indivíduos com afinidades determinadas: renda familiar, localização, idade, cargo que exerce, hábito alimentar. 

Você promove ações personalizadas, amparadas em informações detalhadas sobre uma parte de sua base de clientes. Dá para se dizer que se trata de uma campanha mais aprofundada que a de marketing de nicho. 

Por exemplo, uma empresa de transporte de passageiros por aplicativo que decide preparar ações voltadas aos moradores de uma cidade em que chove bastante. Os anúncios poderiam abordar as vantagens dos serviços, como o conforto de chegar no horário e, principalmente, sem se molhar ao destino desejado. 

Quais são suas vantagens 

Uma campanha segmentada tende a alcançar resultados melhores, pois trabalha com dados aprofundados e, portanto, qualificados. Sabendo do que determinado cliente gosta, facilita estruturar o que precisa ser feito. 

O time de marketing otimiza esforços na hora de implementar as ações. Isso permite um orçamento mais bem aproveitado, o que ajuda a reduzir gastos. Dá para analisar com mais embasamento a viabilidade do que planejou – se vale, ou não, a pena. 

É claro que se dedica um tempo razoável em pesquisa de mercado e levantamento de informações. Há quem veja esse aspecto como desvantagem. Porém, trata-se de uma excelente maneira de testar novidades que se queira introduzir no mercado.  

Marketing tradicional x micromarketing 

De forma simples, podemos diferenciar ambas as estratégias pelo grau de qualificação do público-alvo. No marketing tradicional, define-se um pequeno grupo de pessoas as quais se deseja converter em clientes. Já no micromarketing, as ações miram um grande grupo, só que de clientes – consumidores já qualificados de sua marca. 

Case de sucesso 

Você se lembra quando a Coca-Cola apareceu com latinhas e garrafinhas trazendo nomes? Esse é um ótimo exemplo de aplicação bem-sucedida de micromarketing. 

Para implementar sua campanha, a famosa fabricante de refrigerantes aplicou a estratégia abordada neste artigo. A ideia era levantar os nomes que venderiam mais, seguindo sua base de clientes. No final, foram selecionados 600 nomes e apelidos. 

A ação foi um sucesso estrondoso e garantiu números impressionantes de crescimento para a Coca-Cola. No Brasil, os consumidores puderam aproveitar a campanha a partir de janeiro de 2015. 

Por que aplicar essa estratégia? 

Se você chegou até aqui, já deve ter reparado nas vantagens de aplicar micromarketing. De qualquer forma, aqui vai um resumão dos benefícios da empreitada: 

  • ações direcionadas
  • investimento menor e mais bem aproveitado; 
  • tratamento personalizado ao cliente; 
  • compreensão aprofundada das dores do cliente
  • mais foco e energia nas vendas; 
  • ofertas mais conectadas com as expectativas do consumidor. 

Conclusão 

Por que permanecer no tradicional quando se pode ir além e converter com mais qualidade? Se sua empresa tem potencial e está em um mercado competitivo, precisa se munir de recursos assertivos e eficientes. Está na hora de conversarmos sobre como podemos te ajudar a desenvolver seus negócios. Entre em contato

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