A cultura é uma área que permite inúmeras alternativas para uma marca trabalhar a presença junto ao público. Neste artigo veremos alguns dos principais aspectos de como dá para fazer isso usando a estratégia do marketing cultural.
A seguir, você verá:
- O que é marketing cultural?
- Pandemia x eventos online
- O que levar em conta
- Leis de incentivo à cultura
O que é marketing cultural?
Marketing cultural assemelha-se, de certa maneira, ao marketing pessoal. Porém, em vez de trabalhar a imagem de uma pessoa, foca na marca. Trata-se de uma estratégia institucional, e não comercial – ainda que o efeito causado possa estimular, sim, resultados comerciais.
As ações visam posicionar a marca, seus produtos e/ou serviços por meio de iniciativas culturais. A ideia é gerar valor junto ao público. Para tanto, as ações envolvem setores e agentes alinhados ao propósito da instituição. O campo é variado: apresentações artísticas, eventos literários, gastronomia e artesanato típicos, roteiros culturais, educação, ações sociais.
Outros tipos de marketing costumam reforçar as iniciativas, tais quais o marketing de influência e o marketing de eventos.
Em linhas gerais, podemos dizer que essa estratégia encurta a distância entre marca e público com iniciativas que fomentam a cultura.
Pandemia x eventos online
A partir de 2020, o mundo passou a sentir os efeitos da pandemia. O setor cultural, bastante dependente da presença física de público, sofreu um forte impacto. Por isso, precisou se reinventar rapidamente. Uma das alternativas que ganharam relevância foram os eventos online e híbridos.
Lives, apresentações, workshops, cursos, entre outros formatos, tornaram-se excelentes veículos do marketing cultural. Se considerarmos que o investimento para campanhas digitais, ou seja, na internet, são mais baixos, a perspectiva fica ainda melhor.
Diversas empresas não só perceberam isso como estão aproveitando esse mercado com sucesso. Na verdade, como tudo parece ter virado do avesso, usar a estratégia abordada neste artigo virou ainda mais necessário. Sobreviver com cultura exige esforço e divulgação estratégica, persistente e certeira.
O que levar em conta
Quando se trata de aplicar marketing cultural, vale a pena considerar os pontos logo abaixo. Isso porque você pode otimizar as ações e, assim, garantir resultados mais expressivos para sua marca.
Estude os projetos
Antes de sair aplicando marketing cultural, você precisa estudar bem cada projeto. Entenda do que se tratam, como sua marca pode aproveitar a visibilidade que proporcionam e, claro, se faz sentido investir neles (afinal de contas, suas ações associarão sua marca a esses projetos). Todo cuidado é pouco para evitar que os efeitos sejam o contrário do que deseja. Reconquistar credibilidade pode ser mais difícil do que imagina.
Como aparecer
A presença da marca ocorre de variadas maneiras:
- patrocínio;
- distribuição de brindes;
- produtos promocionais de eventos;
- material de apoio.
Análise de métricas
Analisar as ações que estão sendo aplicadas, em marketing cultural, tem suas peculiaridades. As métricas levam em conta mais fatores, além do número de leads gerados ou das vendas. É preciso criar mecanismos para medir a percepção do público e exposição na mídia.
Leis de incentivo à cultura
As leis de incentivo à cultura são mais um recurso bem-vindo para seu planejamento. O legal é que existem alternativas nas três esferas governamentais: municipal, estadual e nacional.
Com esses dispositivos, as empresas apoiam projetos em troca do abatimento de tributos. Ou seja, ao mesmo tempo em que ajudam a aquecer a cena cultural, as companhias conseguem reduzir seus custos. Do ponto de vista do marketing cultural, é o tipo da situação perfeita para trabalhar a marca.
A mais conhecida é a Lei Rouanet, federal, criada pelo embaixador e doutor em Ciência Política Sérgio Paulo Rouanet em 1991. Mas se você pesquisar em seu município e estado encontrará dispositivos de incentivo à cultura. Faça esse levantamento e crie uma estratégia robusta.