Eventos híbridos serão a nova tendência no mercado?

Eventos híbridos serão a nova tendência no mercado

Quando o mundo se aprofunda nas tecnologias digitais e ainda enfrenta uma pandemia, os cenários se transformam com rapidez. Diversos negócios estão se adaptando ao contexto gerado pela covid-19. Uma das apostas é o formato que integra presencial e virtual, por exemplo, aquela que virou uma das tendências mais fortes: os eventos híbridos. 

Neste artigo, veremos: 

  • O que é evento híbrido? 
  • Principais tipos 
  • 5 exemplos de nichos 
  • Quais são os benefícios? 
  • Como realizar eventos híbridos 

O que é evento híbrido? 

Evento híbrido caracteriza-se por ocorrer com a presença de público ao mesmo tempo em que é transmitido ao vivo na internet. Ao contrário de uma transmissão convencional, o participante remoto tem uma experiência próxima da que teria se estivesse no local. 

Esse tipo de realização ganhou espaço nos últimos anos, a partir dos caminhos criados pelo universo digital. Porém, a pandemia promoveu um largo salto nesse sentido. E conforme a vacinação avançou, o cenário se redesenhou. O formato híbrido tornou-se, então, uma saída viável para diversos setores do mercado. 

Principais tipos 

Podemos destacar três tipos básicos de eventos híbridos, no que se refere à estrutura: 

Participantes remotos 

Aos participantes presenciais somam-se os remotos, sendo que todos contam com as mesmas possibilidades de interação. 

Palestrantes remotos 

Um ou mais palestrantes participam, por meio de videoconferência, de evento com público presencial. 

Multi-hub meeting 

Tipo complexo de ser realizado e, por isso, menos visto. São eventos presenciais que ocorrem simultaneamente em mais de um local (cidades, estados e países), todos conectados. Os participantes interagem entre si. 

Para que tudo flua com a qualidade esperada, é necessário haver planejamento e padronização de aparato tecnológico. 

5 exemplos de nichos 

Durante a pandemia, alguns setores têm explorado tanto os eventos híbridos que vale a pena citar cinco deles: 

  • Congressos, simpósios, fóruns e seminários; 
  •  convenções de vendas; 
  •  Shows artísticos; 
  •  E-sports (esportes eletrônicos); 
  •  Lançamentos de produtos. 

Quais são os benefícios? 

Por que tantas empresas têm adotado os eventos híbridos? Bem, a resposta vem na forma de seus benefícios. Vamos a alguns dos melhores: 

Público maior 

Abrir a possibilidade para a participação remota é expandir os horizontes. Você atinge um público muito mais expressivo do que só com os participantes presenciais. 

Amplia possibilidades 

Eventos híbridos permitem desdobramentos que favorecem novos negócios e a fidelização de mais clientela. Com os conteúdos gerados, você aumenta o engajamento nas redes sociais e reforça as estratégias em todas as etapas do funil

Patrocinadores mais interessados 

O fato de ter uma janela de exposição ampliada é tentador para os patrocinadores. Imagine ter perspectivas ainda melhores para expor seus produtos e serviços. É aumentar as oportunidades de engajamento e conversão de clientes. Seu negócio, por outro lado, encontra novas formas de patrocínio. 

Viu só? Investir em eventos híbridos é uma ótima maneira de conseguir público maior e ainda reduzir custos com estrutura. Em tempos de pandemia, também joga a favor das medidas de segurança (que, lógico, continuam válidas) – você evita grandes aglomerações. Entre outras coisas, o resultado é um retorno por investimento (ROI) melhor. 

Como realizar eventos híbridos 

Uma boa estratégia requer procedimentos específicos. Para o tema que estamos abordando, estes seriam: 

Objetivo e público-alvo 

O passo inicial é definir para que e para quem pretende realizar o evento. 

Planejamento 

Com objetivo e público-alvo definidos, será preciso planejar as ações para dar conta do recado. Isso inclui estabelecer o tipo de conteúdo, a experiência dos participantes, as interações entre todas as partes (público, palestrantes/convidados, organização), a divulgação. Organize, então, a programação. 

Infraestrutura 

É fundamental que o aparato tecnológico a ser utilizado garanta qualidade, do início ao fim. Então, contrate uma equipe de profissionais qualificados para cuidar da transmissão ao vivo e orientar como preparar tudo da melhor maneira. 

Mensure resultados 

É sempre válido analisar os resultados de uma estratégia. No caso de um evento híbrido, isso significa examinar métricas como o número de participantes (presenciais e remotos), o retorno por investimento, o feedback de participantes e palestrantes. De posse dessa avaliação, seu negócio consegue visualizar o terreno e aprimorar futuras ações similares. 

A Monolito tem experiência em realização de eventos híbridos. Contate nosso time para planejar o seu. 

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