Você sabia que existe uma maneira de gerar leads no WordPress? Não? Apesar de ser uma forma menos conhecida, a estratégia é excelente para aproveitar as oportunidades desse CMS (sistema de geração de conteúdo, em português).
Afinal, se falamos em marketing digital, falamos em criar oportunidades de negócio para sua empresa e, para isso, você precisará da ajuda dos leads.
Neste artigo, vamos te contar:
- Leads no WordPress: principais formas de captação
- Ferramentas externas vs. plugins
- Como criar página de captura no WordPress
- Elementos para conversão
- Geração de leads: cuidados e dicas que você precisa saber
Continue lendo e confira!
Leads no WordPress: principais formas de captação
Como já dito, gerar leads no WordPress é uma estratégia que poucas pessoas conhecem. De fato, quando tocamos nesse assunto, logo vem à cabeça ferramentas de automação, e até mesmo landing page. Porém, assim como estes mecanismos, o WordPress tem muito a oferecer, afinal, é o CMS mais utilizado do mundo – cerca de 30% dos sites da internet utilizam seu sistema de gerenciamento de conteúdo.
Mas você ainda deve estar se perguntando: como gerar leads no WordPress, então? Fique tranquilo, pois vamos te apresentar dois jeitos: as ferramentas externas e os plugins.
Ferramentas externas
As ferramentas externas, que podem ser gratuitas ou pagas, nada mais são do que pop-ups que te auxiliam a captar leads. Alguns exemplos de ferramentas externas mais utilizadas são:
Hello Bar
Get Site Control
Intercom
Sumo Me
Porém, é necessário que você saiba o que está buscando, para identificar qual a ferramenta correta. A Hello Bar, por exemplo, possui uma quantidade muito boa de estilos de pop-ups, enquanto na Get Site Control você consegue escolher as páginas em que colocará os pop-ups, e até mesmo diferenciá-los de acordo com a fonte do tráfego.
Se for um blog pessoal, o mais indicado seria a Sumo Me ou então a Hello Bar. Já para projetos mais sofisticados, a Hello Bar e a Get Site Control são ótimas opções. Por fim, para projetos complexos, de empresas, por exemplo, a melhor opção seria a Intercom.
Plugins
O plugin é como um software, mais especificamente um código, que você instala no próprio WordPress. Além disso, o uso de plugins para capturar leads é uma das formas mais conhecidas e fáceis de se atingir esse objetivo.
Os sistemas de pop-ups mais conhecidos para plugins são o OptinMonster e o Pop-up Maker. Ambos instalados dentro do WordPress, e para gerenciá-los, basta fazer seu login na plataforma. Depois, você acessará o painel administrativo e encontrará uma opção com o nome de um dos dois plugins.
Dessa forma, será possível controlar o layout, qual texto será mostrado, como os leads pelo WordPress serão capturados, etc.
Ferramentas externas vs. plugins
Agora que você já sabe quais são as duas maneiras de gerar leads no WordPress, talvez esteja se perguntando qual utilizar: as ferramentas externas ou os plugins? Isso depende muito de seus objetivos e da sua experiência, porém, é mais comum usarmos as ferramentas externas.
Com as ferramentas externas, você não dependerá da plataforma e só instalará o código de Javascript. Além disso, dependendo dos plugins, o WordPress pode se tornar mais lento, prejudicando o tráfego orgânico e a experiência de usuário.
Como criar página de captura no WordPress
Para desenvolver uma página de captura de leads no WordPress, seu site deve ser criado com a plataforma da mesma empresa. Isso porque a landing page utilizará recursos dessa ferramenta. Se essa etapa já estiver resolvida, então, confira o passo a passo que preparamos para te orientar nessa infalível estratégia de marketing.
Elementor
A WordPress disponibiliza gratuitamente um plugin voltado à criação de páginas de captura. Como dito anteriormente, quando estiver logado em sua conta, acesse a aba Plugins. Escolha a opção Adicionar Novo, e será direcionado à seção Instalar Plugins. Procure e instale o Elementor. Por fim, ative o recurso.
Personalização
O processo começa pela opção Páginas – clique em Adicionar Nova. Sua página ganhará forma por meio do botão Editar com Elementor (vá em opções de configurações). Ali você define:
- título da página (cabeçalho ou headline);
- fonte e cor de fundo para a headline;
- espaçamentos;
- textos;
- imagem do produto/serviço;
- formulário de cadastro e botão de download (aqui ocorre a captura de leads em si).
Uma dica válida é: defina o formulário com apenas o essencial. Não dê “trabalho” ao lead, com campos desnecessários e que só tornam a ação comprida demais. Ninguém gosta de ficar preenchendo formulários gigantescos, certo?
Inspiração
Se a criatividade estiver fraca e as ideias, travadas, uma boa maneira de vislumbrar o que pode ser feito é analisar landing pages de outras empresas. Analise as estruturas, que tipo de soluções foram dadas, a abordagem nos textos, etc.
Objetividade
Um fator fundamental em uma página de captura é a objetividade. Essa é uma estratégia voltada a quem está no fundo do funil, ou seja, já sabe o que quer e pretende fechar negócio. Portanto, nada de florear demais as informações nem poluir a página com elementos que tirem a atenção do foco: converter. O grande protagonista é o botão de CTA (chamada para ação). Então, produza textos enxutos e diretos, bem como um design clean.
Elementos para conversão
Agora que você aprendeu como desenvolver sua landing page, vamos verificar outros elementos para a geração de leads no WordPress. São recursos de grande potencial para reforçar seu site e blog.
Newsletter
Não, newsletter definitivamente não é coisa do passado, obsoleta. Os e-mails marketing seguem sendo uma estratégia bastante utilizada. Muitas listas de contatos são criadas e avolumadas por conta de assinatura de newsletters em blogs.
Pop-up
Assim como as newsletters, os pop-ups estão entre as estratégias mais utilizadas para cadastros. Seja para apoiar promoções, seja para oferecer descontos ou algo de graça, por exemplo, um e-book, essa ferramenta continua importante.
Banner
Imagine um conteúdo excelente. Agora, posicione um banner desenvolvido com uma imagem ou um GIF chamativo junto a esse conteúdo. Dificilmente o lead deixa de clicar no banner. Entendeu por que é bom que seu site WordPress conte com um elemento assim? É aquela coisa de aproximar a fome da vontade de comer.
Links internos
Estes são recursos eficazes para tornar seus textos conversores de leads. Para que o efeito seja o esperado, é bom que os endereços para os quais cada link direciona tenham relação com o conteúdo de origem. E mais: vale o bom senso para equilibrar a quantidade de links internos ativados.
Chatbot
A tecnologia do chatbot já é uma realidade. É uma ótima maneira de humanizar e, com isso, aprimorar o relacionamento com clientes e potenciais clientes. Definindo uma configuração certeira, com perguntas-chave, sua estratégia poderá capturar uma quantidade de e-mails animadora.
Player de áudio
Conteúdo em áudio é uma isca perfeita para a captação de leads no WordPress. Temos que lembrar que o consumo de informações na atualidade gira em torno do audiovisual. Portanto, capriche no conteúdo e disponibilize essa alternativa mediante o cadastro de um e-mail do lead, por exemplo. Quer uma dica quente? Invista em podcasts curtos sobre o tema abordado em seu site ou blog.
Geração de leads: cuidados e dicas que você precisa saber
Por fim, a dica é: ofereça uma isca interessante a seu usuário. Pode ser e-book, PDF, áudio e vídeo. Lembre-se que, no final do dia, o que conta é a experiência que oferece a quem acessa seu site ou blog.
Então, pense bastante no que o lead encontrará à disposição. De fato, algumas instalações, ao deixar o site mais lento, podem prejudicar a experiência do usuário, além de também prejudicar a busca orgânica. Isso diminui o “peso” que o Google dá a seu site (no rankeamento).
Um último aspecto em que você precisa prestar a atenção é verificar se sua ferramenta tem compatibilidade com seu sistema de e-mail. Assim, antes de instalar uma ferramenta ou plugin, confira quais são as integrações que existem.
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