Conversar é uma das formas de comunicação mais ancestrais que existem. Talvez seja o melhor meio para estabelecermos trocas dos mais variados gêneros. No universo dos mercados e das estratégias de venda, tornou-se peça-chave. Não por acaso existe o marketing conversacional.
Essa área vem se desenvolvendo numa velocidade impressionante, tal quais as tecnologias. Certamente você já usou algum canal de ação desse tipo de marketing. Então, preparamos este artigo para te ajudar a compreender como funciona.
Você verá o tema dividido nos seguintes tópicos:
• O que é marketing conversacional?
• Quais são suas vantagens?
• Principais canais do marketing conversacional
• Benefícios do marketing conversacional
O que é marketing conversacional?
Basicamente, é a estratégia direcionada às conversas mesmo. Ou seja, ao contato empresa/cliente em tempo real. As ações visam tornar esse relacionamento eficiente, produtivo e personalizado.
Imagine o seguinte: em vez de pedir para que se preencha um formulário e aguarde uma resposta por e-mail, a companhia disponibiliza um chat de atendimento. Assim, quando surge qualquer dúvida, o assunto é resolvido no ato. É como se houvesse um atendente à disposição na internet 24 horas por dia.
O contato ocorre por meio de pessoal, como consultores e social medias, ou de tecnologia, tal qual a dos chatbots (contato automatizado por meio de robôs – sabe aquelas “gravações” que nos atendem quando entramos em contato com o provedor de internet?).
Quais são suas vantagens?
O que menos se quer é impaciência num dos momentos cruciais do funil de vendas. Portanto, tornar o tempo mais produtivo é, sem dúvida, um dos prós desse tipo de estratégia.
Além disso, o marketing conversacional torna o atendimento mais humanizado. É bem melhor sentirmos que estamos resolvendo algo de forma prática e objetiva a enfrentar o percurso demorado da espera por um contato.
Usar do diálogo encurta a distância entre empresa e consumidor, assim como permite um elo de confiança. Resultado: engajamento e credibilidade para a conta do negócio!
Lembremos que o bom e focado atendimento afaga as expectativas do cliente, que fica satisfeito e tende a se fidelizar.
Principais canais do marketing conversacional
Ainda que se apliquem estratégias conversacionais em ambientes físicos, é na internet que a mágica acontece. Entretanto, para que uma campanha realmente dê certo, é preciso planejamento. Em outras palavras, o time de marketing deve compreender o perfil do cliente e identificar em quais canais de conversação ele está.
Abaixo listamos alguns dos meios mais utilizados:
Website, loja virtual e blog
As páginas oficiais de uma empresa são o meio caminho andado para a realização de um negócio. O contato fica mais prático, visual e direto. Portanto, nada melhor que disponibilizar um chat ou um número de WhatsApp. Fechar uma venda ou um serviço pode estar a apenas uma conversa rápida de se concretizar…
Aplicativos de mensagem
Hoje é quase impossível encontrar quem não tenha uma conta no WhatsApp ou no Facebook Messenger, por exemplo. E as empresas já notaram isso há tempos. Uma boa parte delas disponibiliza canais de contato assim. Marcar presença nos ambientes em que os clientes estão mostra sintonia, aproxima.
Redes sociais
Assim como os aplicativos de mensagem, as redes sociais são um campo vasto e repleto de oportunidades. Investir em marketing conversacional quase que pressupõe direcionar ações para essa significativa parte da internet.
Call centers
Por mais que nem todos gostem de “conversar” com robôs, a realidade nos mostra que os call centers vêm se sofisticando. Os que utilizam unidade de resposta audível inteligente (URA) têm uma performance ainda melhor. Essa é uma solução positiva quando a demanda supera a quantidade de funcionários e os limites do horário comercial.
Benefícios do marketing conversacional
Diante de tantos recursos, o marketing conversacional possibilita ganhos relevantes a sua estratégia. Assim como vimos, é um ótimo recurso para intensificar etapas decisivas do funil de vendas: gera e nutre leads, da mesma maneira que reforça as ações do pós-venda, quando se trabalha a fidelização do cliente.
Caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto ou pretenda desenvolver uma campanha voltada a essa estratégia, entre em contato com a Monolito. Nós teremos todo o prazer em dar suporte para que suas ações sejam mais assertivas e tragam os resultados esperados.