Manter um site ou blog abastecido com conteúdo de qualidade é uma necessidade. Tem que dar duro e se dedicar com seriedade, comprometimento e criatividade. Porém, às vezes, também vale a pena reforçar o caldo. Isso pode ser feito por meio de artigos de autores convidados, ou seja, guest posts.
Veja abaixo os temas que abordaremos:
- O que é guest post?
- Benefícios e vantagens
- Estabeleça sua meta
- Como escrever um guest post de qualidade?
- Quando devo propor um guest post?
O que é guest post?
Você já se deparou com o artigo de um autor que escreveu a convite do site ou blog em que saiu o conteúdo? Provavelmente, sim. Essa é a essência de um guest post, que na tradução livre significa “postagem convidada”. Normalmente, essas pautas reforçam o material da página sobre o tema. Tanto você pode ser um autor convidado (guest blogger) como pode convidar alguém a escrever para sua página.
Benefícios e vantagens
Aos sites/blogs em que sai esse tipo de conteúdo, os benefícios são, principalmente, credibilidade e mais acessos. Imagine ter o papa em um assunto escrevendo para sua página. Se souber divulgar bem, conquistará bastante tráfego e autoridade.
Quem escreve esse tipo de conteúdo também tem vantagens. Vejamos algumas destas:
Divulgação do trabalho
Dá para ampliar sua rede de publicações e, com isso, seu nome ganha mais expressão. Além de engordar o portfólio, provavelmente a quantidade de trabalho aumente.
Público-alvo ampliado
Escrever para sites e blogs variados é uma boa maneira de levar seu nome mais longe. Mais pessoas têm acesso ao que produz, gerando novos leitores e interessados.
Posicionamento de mercado
Com uma carteira variada de clientes e público ampliado, seu nome tende a ganhar credibilidade na praça. Você acaba se tornando uma referência. Esse status também se reflete nos mecanismos de busca, que passam a te atribuir maior relevância.
Publicidade grátis
Quando as pessoas gostam do que você faz indicam seu nome. Esse é um nível desejado por muitos, já que se cria esse tipo de publicidade gratuita, a do boca a boca. Um reflexo justamente do posicionamento que atingiu no mercado.
Estabeleça sua meta
Você já deve estar com os dedos coçando para sair escrevendo e ir atrás de páginas em que publicar. Mas calma! Em vez de fazer a coisa na pressa, é bom se planejar. Ou seja, refletir sobre o que deseja com seus conteúdos. Qual é sua meta?
Para te ajudar a clarear as ideias, aqui vão três objetivos básicos:
- Conquistar reconhecimento no mercado
- Aumentar exposição e tráfego para seu site
- SEO: atrair links externos
Como escrever um guest post de qualidade?
A ideia de se tornar um autor requisitado é tentadora, não? Contudo, você só conquistará uma condição assim se produzir com qualidade. Para isso, tem que pesquisar e trabalhar sem pressa.
E mais: faça um levantamento das páginas em que gostaria de publicar. Compreenda a linha editorial, os formatos, os assuntos, aspectos assim.
Aqui vão mais dicas:
- Produza conteúdos relevantes
- Alinhe seu texto ao perfil editorial do site (negritos, aspas, caixa alta, etc.)
- Inclua links internos e externos
- Revise o que escreveu
Quando devo propor um guest post?
Não existe uma regra quanto à melhor hora para propor um artigo. Porém, há ocasiões que podem favorecer sua sugestão. Por exemplo: se um site fizer menção a você nas redes sociais – o que costuma ser a chance de ouro – ou então por vias mais tradicionais: o site anuncia que está precisando de autores convidados ou já utiliza profissionais assim.
Fundamental aqui é lembrar de se preparar bem. Em outras palavras, manter seu blog sem