O remarketing é uma estratégia importante do marketing digital para gerar mais leads e aumentar as vendas do site de e-commerce. Convivemos com o remarketing diariamente ao acessar um conteúdo sobre um produto e serviço. Você pesquisa em um site de eletrônicos os preços de um celular e ao navegar em outros sites e nas redes sociais, a propaganda do celular vai aparecer por várias vezes. É um tipo de follow up, que antes era feito pelo telefone, agora em sua versão digital. O remarketing pode fazer a diferença no resultado das vendas.
Segundo o Google, 97% dos usuários não concluem uma compra na primeira vez que fazem a pesquisa. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, mostrou que se o follow up for feito uma hora após a primeira interação do usuário com o produto, a chance de reengajamento do lead será 10% menor.
Como fazer o remarketing?
Para traçar uma estratégia de remarketing de sucesso, primeiro é preciso fazer um bom planejamento. Estude a persona, o segmento de mercado e identifique o estágio da jornada em que se encontra o consumidor: conscientização, consideração, compra ou fidelização. Esse mapeamento é importante porque a mensagem direcionada a alguém que está pesquisando os benefícios de um produto, por exemplo, deve ser diferente do consumidor que estava prestes a comprar e abandonou o carrinho.
O remarketing também pode ser trabalhado com os contatos que são ou que já foram clientes. Faça uma segmentação desse público e os divida, por exemplo, entre os que gastaram mais ou menos de R$ 1.000, quem fez o download de um material gratuito, como um ebook, etc. A partir dessa segmentação, é possível elaborar diferentes estratégias que tenham mais impacto com um determinado público para fazer o remarketing.
Canais de remarketing
O remarketing tem uma grande flexibilidade e pode ser feito em diversas plataformas, confira:
Anúncios display
Em um blog ou site de notícias é comum ver várias telinhas com anúncios, seja em formato de imagens ou vídeos. Esses são os anúncios display, que podem ser veiculados em sites com conteúdos variados;
Redes sociais
Você vai rolando o feed do Facebook e se depara com o anúncio do telefone que acabou de pesquisar. É uma forma de remarketing que pode ser usada também no Instagram e em outras comunidades.
E-mail marketing
Muitos e-commerces identificam quando um cliente frequente pesquisa um produto e já capturam seus dados para enviar um e-mail na sequência. Esse e-mail pode lembrar o usuário que o prazo para a oferta está terminando ou solicitar uma avaliação sobre o produto a ser publicada no site.
Inbound marketing
É uma ferramenta que, junto com o remarketing, pode ser muito poderosa na geração de leads. No inbound marketing são criados conteúdos (ebooks, posts, vídeos) para promover engajamento do cliente com o site ou com a marca. É possível notificar o usuário por e-mail a cada nova publicação, fazendo-o retornar mais vezes ao site, o que aumenta a geração de leads. Enquanto o remarketing acelera o processo de vendas, o inbound insere mais leads no funil para levar a novas conversões.