Marketing digital para e-commerce: ferramentas e estratégias

O marketing digital para o e-commerce reúne estratégias essenciais para quem quer ter uma loja virtual de sucesso. Esse mercado vem registrando números expressivos. De acordo com pesquisa realizada pelo DEI LAC, até 2017, aproximadamente 55 milhões de brasileiros já compraram pela internet, o que significa que 6 a cada 10 brasileiros economicamente ativos (atualmente 96 milhões) já compram pela web. Se há um grande mercado de compradores, por outro lado há também uma forte concorrência no e-commerce. Segundo a BigData Corp. e o PayPal, o Brasil tem cerca de 930 mil lojas virtuais. Para fazer os seus produtos e serviços chegarem ao seu público-alvo, o marketing digital para e-commerce oferece diversas ferramentas para atrair audiência e alavancar as vendas.

Marketing digital para e-commerce: estratégias de divulgação

Há diversas opções de anúncios na internet que podem fazer a sua empresa chegar ao público específico, confira:

Google AdWords

Sabe aquelas empresas que aparecem como anúncios nas primeiras posições do Google? Geralmente são links patrocinados, adquiridos pela plataforma Google AdWords. Selecionando algumas palavras-chave, é possível compor anúncios que vão ao encontro do que o cliente está buscando. Lembre-se que as pessoas que usam buscadores na internet raramente avançam até a segunda página, portanto, aparecer nas primeiras posições faz a diferença.

SEO

Search Engine Optimization, SEO, é um estudo de otimização das páginas para obter melhor posicionamento nos sites de busca por meio das palavras-chave que os clientes mais utilizam. Elas servem de base para criar conteúdos com esses termos. Um trabalho eficiente de SEO pode levar o seu e-commerce para as primeiras posições do Google sem pagar por isso.

Anúncios display

Você fez uma busca por passagem aérea para o Rio de Janeiro e quando abre o site de notícias o anúncio aparece lá. Essa é a publicidade display, que aparece em uma ampla rede de sites e blogs. Os banners aparecem sempre em locais estratégicos, o que ajuda o consumidor a gravar seus produtos e sua marca.

Remarketing

Os anúncios de display citados anteriormente são um dos canais para se fazer o chamado remarketing. Você pesquisou a passagem aérea, mas não comprou. Note que começarão a aparecer anúncios nos sites que visita, nas redes sociais e, se estiver no mailing da empresa aérea, receberá um e-mail também. O remarketing relembra o consumidor sobre a sua busca e aumenta as chances de venda.

Marketing digital para e-commerce: medindo os resultados

Analisar os resultados

As estratégias de divulgação foram executadas, mas quais efetivamente geraram resultados? É importante medir o retorno de cada uma delas e definir quais vão receber mais investimentos ou até mesmo otimizadas com base na aceitação do público. Também é importante medir o valor gasto nas campanhas e o retorno de vendas para avaliar em quais canais compensa investir.

Vendas não concluídas

Muita gente faz a compra em e-commerce com boleto e depois não faz o pagamento. É importante estabelecer uma rotina para enviar e-mails com lembretes para o consumidor pagar a fatura e concluir a compra. Sistemas automatizados podem fazer este trabalho de forma rápida e organizada para gerar conversões.

Entenda o comportamento do cliente

A pessoa pesquisou por carrinho de bebê e produtos de higiene infantil? A chance de ser uma gestante é grande. Aumente a oferta de produtos com uma promoção de fraldas, por exemplo. Entender as necessidades do consumidor é fundamental para vender e gerar resultados.

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