Todo negócio visa sua consolidação, sucesso e, claro, crescimento. É uma expectativa mais que natural. Logo que os lucros aparecem, os gestores começam a estudar maneiras de aumentar frentes. Crescimento orgânico diz respeito a essa ampliação nos resultados. Para que você possa entender bem o assunto, preparamos este artigo.
A seguir, veremos:
- O que é crescimento orgânico?
- É o mesmo que resultados orgânicos de marketing?
- Plano de expansão
- Colocando a mão na massa
O que é crescimento orgânico?
Vamos pensar em uma empresa. Quando há o aumento de sua participação no mercado (market share) sem fusões e aquisições de outras empresas, ela obteve crescimento orgânico. Ou seja, é um resultado natural, gerado pelos negócios feitos.
É o mesmo que resultados orgânicos de marketing?
Não! Aliás, essa é uma confusão que costuma acontecer com certa frequência. Entretanto, trata-se de conceitos diferentes. Resultado orgânico, no marketing, é a performance que determinado conteúdo obtém sem a aplicação de mídia paga. Em outras palavras, é o engajamento espontâneo de postagens, indicações etc.
Plano de expansão
Embora seja um processo mais lento, o crescimento orgânico tem vantagens. Uma delas é a de ser algo mais controlado. Então, o gestor consegue planejar metas de expansão mais ambiciosas e, ao mesmo tempo, avançar no processo com a organização necessária.
Talvez você esteja se perguntando: que organização necessária é essa? Bem, aumentar as vendas e seu banco de clientes são um cenário excelente. Porém, inflam a rotina da empresa, que sofre impactos (orçamento, dinâmica dos processos, infraestrutura etc.).
Por conta disso, a estrutura passará por ajustes graduais. Por exemplo, o time de colaboradores poderá crescer, a linha de produtos e serviços provavelmente seja ampliada. Aspectos assim requerem atenção constante para que a qualidade oferecida jamais decaia e seu negócio siga atraindo público consumidor.
Colocando a mão na massa
Para que seu plano de expansão orgânica saia do papel da melhor forma possível, separamos algumas dicas.
Evite o passo maior que a perna
Todo investimento requer um alinhamento muito fiel ao fluxo financeiro da empresa. Quando a ambição ignora as reais condições de caixa, você está fadado a perder dinheiro, esforço e boas ideias. Então, invista de forma que possa sustentar o planejamento de expansão definido. Mais até: execute ações que consiga bancar por inteiro.
Time maior
Crescimento orgânico, cedo ou tarde, exige estrutura maior da empresa. E é aí que você deve manter o lado racional atento. Quando a necessidade de ampliar o número de colaboradores surgir, avalie a real carência. Ou seja, segure a empolgação e contrate somente o que o planejamento precisar. Realize uma seleção minuciosa, de forma a encontrar profissionais qualificados o suficiente para dar conta do recado. Estruture seu RH.
FOFA (ou SWOT)
Mapear o contexto da empresa é fundamental para elaborar um plano de expansão eficiente. Uma ferramenta bastante útil nesse sentido é a análise FOFA, sigla para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, também conhecida pelo equivalente em inglês SWOT (Strength, Weakness, Opportunities, Threats). Traduzindo em miúdos, você descobre:
- pontos fortes e como melhorá-los;
- o que corrigir ou eliminar;
- oportunidades de investimentos;
- ameaças aos negócios e como amenizá-las.
CRM
A gestão do relacionamento com o cliente (CRM – customer relationship management) te coloca em contato com o que precisa saber sobre os consumidores de seus produtos/serviços. Aliás, a ferramenta inclui dados sobre potenciais clientes. São informações qualificadas, as quais permitem estratégias direcionadas mais certeiras. Com isso, os resultados têm mais chance de gerar o crescimento orgânico que espera.
Qualidade nunca é demais
Para atingir um nível de qualidade com seus resultados, é preciso investir nela desde o início. Em outras palavras, não despreze qualquer etapa. Todos os processos de sua empresa devem ter excelência. Aqui vão dicas que podem te ajudar a elaborar um plano mais eficiente:
- produza conforme a demanda;
- baixos estoques;
- mapeie e elimine falhas;
- reduza no que der os custos operacionais;
- prazos de entrega menores;
- aumente a produtividade;
- invista em competitividade.
Vamos planejar sua estratégia de crescimento orgânico juntos? Contate a Monolito, que temos expertise em conquistar resultados e certamente colocaremos seu negócio em evidência.