Divulgar produtos e serviços, atrair novos clientes, fidelizar os já existentes, tudo isso colabora com o crescimento de uma marca. Entretanto, sabemos que há diferentes portes de negócio, o que exige estratégias específicas. O trabalho para uma multinacional consagrada é diferente do que se faz para uma estrutura menor, entende?
Aspectos como orçamento, apelo junto ao público e nicho de atuação influenciam o planejamento de ações. De qualquer forma, as ferramentas são essencialmente as mesmas – apesar de haver quem pense o contrário. Então, resolvemos reunir orientações que otimizam o marketing para micro e pequenas empresas.
Neste artigo, veremos:
- Qual a melhor estratégia?
- Plano de marketing para micro e pequenas empresas
- Ferramentas importantes
Qual a melhor estratégia?
Hoje em dia, as facilidades tecnológicas permitem um trabalho de promoção eficiente, mesmo para os negócios menores. O marketing digital é mais acessível que o tradicional. Isso significa que, com relativo baixo orçamento, dá para se aplicar excelentes estratégias. Aposte no digital.
Plano de marketing para micro e pequenas empresas
Seu ponto de partida será traçar um plano detalhado. Para isso, avalie o que você já fez de marketing: ações implementadas, quais deram certo, o que não funcionou, suas atuais necessidades. Reúna essas informações.
Depois defina o objetivo e a estrutura da estratégia que pretende aplicar (em outras palavras, projete seu funil de vendas). Aqui vão alguns dos principais aspectos que deve considerar nessa etapa.
Orçamento
Quanto você tem para investir na estratégia? É fundamental saber seu poder de fogo antes de qualquer coisa. Depois, organize prioridades e distribua bem cada centavo a ser gasto. Orçamento organizado evita imprevistos indesejados.
Persona
Entenda o perfil do consumidor para o produto ou serviço que lançará, ou seja, sua persona. Aí está o norte de suas ações.
Concorrência
Analise o que seus principais concorrentes diretos estão fazendo (estratégias, conteúdos postados, engajamento, etc.). Identifique brechas que possa aproveitar para diferenciar sua marca na hora de lançar. No marketing para micro e pequenas empresas, isso também conta.
Linha editorial
Defina um tom de voz adequado à persona e editorias (temas) para o conteúdo que produzirá. É importante destacar que a identidade visual também tem um peso significativo aqui. Capriche, portanto! Por fim, estabeleça um cronograma de postagens.
Site, blog e redes sociais
Para favorecer os conteúdos que produzirá, você precisa de canais que sejam eficientes. Ou seja, seu site e blog devem ser otimizados com técnicas de SEO (Headlines, menus, textos, imagens, vídeos estrategicamente preparados). As redes sociais também merecem atenção. Descubra em quais está sua persona (Facebook, Instagram, LinkedIn…) e use uma comunicação adequada ao estilo de cada uma.
Mídia paga
Os melhores e mais expressivos resultados vêm das ações de mídia paga. Então, inclua no planejamento do orçamento o impulsionamento de postagens e anúncios no Google. Não se esqueça de preparar seus canais de conversão (landing page, WhatsApp).
Acompanhamento
Uma vez arredondada sua estratégia, é hora de agir. Nesse aspecto, marketing para micro e pequenas empresas funciona da mesma maneira que aquele aplicado às grandes marcas. Então, empenhe-se na hora de monitorar cada métrica. Se precisar, faça ajustes. A ideia é otimizar suas ações.
Ferramentas importantes
O Google disponibiliza ferramentas gratuitas que ajudam bastante em ações de marketing para micro e pequenas empresas. As principais são:
- Google Analytics (gestão de tráfego)
- Google Trends (pesquisa de termos e palavras-chave)
- Google Alertas (identifica redes sociais com mais tráfego para seu site)
Por fim, outro suporte valioso é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No portal da entidade, você encontra diversas consultorias e programas de capacitação voltados ao marketing. Alguns temas são:
- Marketing e Vendas
- Plano de Comunicação
- Plano de Marketing e Vendas
- Remolde o seu Negócio e Crie Oportunidades
- Planejamento de Vendas
- Marketing Pessoal
- Inovação para Melhorar as Vendas
- Vendas de Alto Impacto
- Saiba como Melhorar suas Vendas para o Natal
- Sebrae Descomplica Fotos & Vídeos
Esperamos que essas dicas possam contribuir para uma boa gestão de Marketing no seu negócio.