Linha editorial: como trazer consistência a seu marketing de conteúdo

Linha editorial - como trazer consistência a seu marketing de conteúdo

Como qualquer estratégia de marketing de conteúdo, as ações devem levar em conta elementos como persona, objetivos, características do negócio. Mais ainda, é preciso estabelecer uma abordagem específica para o que será produzido. E isso é o que chamamos de linha editorial. 

Neste artigo veremos: 

  • O que é linha editorial? 
  • Desenvolva sua linha editorial 
  • Mantenha a unidade 

O que é linha editorial? 

Esse termo vem do jornalismo. Linha editorial é o conjunto de regras, princípios e visão que caracterizam a abordagem de um veículo. Pegando o jornalismo como referência, há publicações que exploram polêmicas por meio de conteúdos sensacionalistas, enquanto ouras seguem a linha mais clássica, imparcial. 

Em marketing, não é tão diferente assim. Tratam-se das temáticas e do enfoque aplicados para as postagens em um blog, site ou rede social. A intenção é atuar como parte de uma estratégia, atraindo a atenção das pessoas e, com isso, consolidar público de uma empresa. 

Aqui cabe salientar a importância de se contar com profissionais bons, não somente criativos, mas que tenham uma redação impecável. Ou seja, que dominem língua portuguesa e técnicas de copywriting

Desenvolva sua linha editorial 

Criar uma abordagem exige objetivo, pesquisa e coerência. Tenha em mente que as postagens integram uma estratégia e que, por conta disso, os canais utilizados precisam falar a mesma língua, ter uma pegada homogênea. Em outras palavras, construa uma unidade que reforce as ações de atração. 

Clareza 

Antes de dar qualquer passo, você (ou seu time de marketing) precisa ter clareza acerca da empresa e do produto/serviço. Ou seja, missão, visão, valores, tom de voz, o que é oferecido, benefícios, nicho de mercado, principais concorrentes, pagamento, facilidades, etc. 

Também é válido saber o nicho para o qual direcionará suas produções. A segmentação é uma maneira de colher resultados precisos e ainda melhores. 

Persona 

Quem estuda ou tem afinidade com marketing digital provavelmente sabe do protagonismo da persona. A estratégia, afinal de contas, será desenvolvida em função desse elemento. Então, faça um minucioso estudo de persona e determine qual será seu foco: iniciantes? Aqueles que já têm experiência ou conhecimento em relação à sua marca? Quem pretende atingir com suas ações? 

Benchmarking 

Analisar o mercado, ou praticar o benchmarking, te dará uma visão importante acerca do que a concorrência tem feito. Compreenda a linha editorial que já vem sendo aplicada no nicho que pretende explorar. Assim terá condições de elaborar uma abordagem diferente e aumentar suas chances de sucesso. 

Conteúdo organizado 

Sua linha editorial pode ganhar ainda mais força se estiver organizada. Isso se dá por meio de categorias de conteúdo, denominadas editorias (outra semelhança com o jornalismo). Elas servem para orientar as postagens que sairão ao longo do período estipulado para a estratégia. 

Trabalhar o mesmo tema por olhares distintos reforça a autoridade da marca. Exemplos de editorias são: institucional, datas comemorativas, cases de sucesso, produtos, canais de contato e promoções. 

Por exemplo, no dia para assuntos institucionais, as ações destacarão a empresa (valores, visão, missão, estrutura, história, etc.). No dia de cases de sucesso, as postagens abordarão clientes que obtiveram êxito com os serviços/produtos que você oferece. Assim por diante. 

Como deu para perceber, organizar em editorias agiliza a produção de conteúdo

Mantenha a unidade 

Ao contrário do que alguns imaginam, desenvolver a linha editorial para seus conteúdos não se restringe às postagens orgânicas. Vale, também, para as ações de mídia paga. Todas as frentes da estratégia devem ter unidade, o que traz solidez à marca. 

Essa identidade engloba ainda os diferentes canais que seu negócio utiliza – site, blog, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok, etc. O que muda é a abordagem, que se enquadra ao jeito característico de cada um deles. 

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