Uma loja virtual pode apresentar várias vantagens em relação à loja física para um empreendedor. Não há despesas com aluguel ou condomínio, pode funcionar com menos funcionários e tem mais flexibilidade. No entanto, o grande número de concorrentes é um desafio para conseguir se destacar em meio a tantas opções de e-commerce para transformar as ações em vendas. Por isso, adotar estratégias de marketing digital é fundamental para a loja virtual ganhar relevância na rede e gerar receita. Mas por onde começar? Confira algumas dicas:
Dicas de marketing digital para loja virtual
Faça segmentação do público
Saber para quem se está vendendo é fundamental para aumentar o impacto da loja virtual. Esta segmentação hoje está facilitada por conta de plataformas de anúncios online, como as do Google, do Instagram e do Facebook. Ao criar uma campanha de anúncios, é possível definir para qual público aquele conteúdo deve aparecer. Se a loja virtual vende roupas para todas as faixas etárias, faça uma segmentação para que o produto alcance o público certo.
Aplique SEO
Pagar por anúncios faz parte das estratégias de marketing digital, mas o ideal é também receber tráfego de forma orgânica. Aplicar técnicas de search engine optimization, SEO, é uma boa forma de atrair audiência para o site com menor custo. O texto do site deve ser estruturado com base nas palavras-chave mais utilizadas por quem navega na internet. É claro que o Google não leva apenas em conta as palavras-chave para rankear o site nas melhores posições. Velocidade de carregamento, reputação e relevância são outros critérios levados em conta, mas o SEO faz parte de todo esse conjunto analisado pelo Google e deve ser trabalhado cuidadosamente no marketing digital.
Invista em marketing de conteúdo na loja virtual
O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para atrair público e contribuir no processo de vendas. Uma agência de turismo pode ter um blog com fotos sobre destinos turísticos, curiosidades e “causos” de viajantes. São conteúdos produzidos a princípio para informar ou entreter, mas que ajudam a reforçar a marca e os serviços de agência. Uma loja de autopeças pode fazer vídeos com dicas para lavar o carro ou como descobrir que está na hora de trocar os pneus. Há várias possibilidades para se trabalhar o marketing de conteúdo, que aproxima os clientes da loja virtual de uma forma positiva ajuda a alavancar as vendas.
Faça inbound marketing
O termo inbound marketing pode ser traduzido como marketing de atração. É uma forma de se aproximar dos clientes para que eles façam a conversão, ou seja, efetuem a compra. O cliente está logado no site da loja, chega a adicionar o produto no carrinho, mas ao final abandona o site sem comprar nada. Mandar um e-mail marketing relembrando o cliente sobre aquela compra ou promover um retargeting na rede social podem fazê-lo voltar atrás e concretizar a compra. Há diversas ferramentas disponíveis que fazem essa integração entre as diferentes plataformas e automatizam esses processos de interação com o cliente que podem fazer a diferença no número de conversões.
Rastreie as vendas da loja virtual
Por onde os clientes estão chegando até sua loja virtual? Pelo Facebook, pelo Google? Há uma função nas plataformas de anúncios que se chama pixel. Com ele, é possível saber de onde veio cada clique e assim descobrir quais canais estão funcionando melhor para investir mais e os que não geram tantos resultados e assim possibilitar uma mudança na abordagem ou simplesmente eliminá-los das estratégias.