PageSpeed Insights: atenção à velocidade de carregamento do seu site

O PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita do Google que avalia a velocidade de carregamento de um site e fornece uma nota com uma escala de 0 a 100. Uma nota até 49 indica uma situação mais crítica (vermelho), de 50 a 89 é uma classificação intermediária (amarelo) e acima de 90 significa que a página está com uma velocidade de carregamento ideal.

Por que o PageSpeed Insights é uma ferramenta tão importante?

Porque a velocidade de carregamento de um site tem um grande impacto no rankeamento no Google e na retenção da atenção do usuário. Em 2018, o Google tornou oficial a velocidade de carregamento como critério de rankeamento dos sites. Portanto, a chance de uma página lenta chegar aos primeiros resultados na busca é remota. Outro dado importante é que o usuário abandona rapidamente uma página que demora a abrir. Para os sites de e-commerce, essa lentidão pode representar grandes prejuízos financeiros. O sucesso da taxa de conversão de vendas e o abandono de carrinho são fatores relacionados diretamente com o tempo de carregamento. Portanto, se as vendas estão devagar, uma boa medida é começar acelerando a velocidade.

Lembrando que as adequações devem ser avaliadas tanto para desktop quanto para dispositivos mobile. Hoje, mais da metade dos acessos aos sites de e-commerce são feitas por smartphones e tablets.

Como aumentar a velocidade e receber uma boa nota no PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights não só atribui uma nota à velocidade como faz diversas sugestões em pontos que podem ser melhorados para subir na classificação. Confira algumas dicas simples para deixar seu site mais leve e mais rápido.

Imagens na resolução certa

Para materiais impressos, uma imagem em alta resolução é muito importante para valorizar o produto. Já na internet essa preocupação é um erro que pode custar uma venda. Experimente salvar fotos dos grandes e-commerces do Brasil e note que o tamanho é de um pouco mais de 100 KB. Já se o negócio for justamente vender imagens em alta resolução, a versão de visualização deve ser leve com uma página para download do arquivo na resolução original.

Vídeos incorporados

Com opções para fazer o carregamento externo de vídeos, como o YouTube e o Vimeo, não há necessidade de carregar seu site com um conteúdo que pode ser apresentado com a mesma qualidade utilizando apenas um link. Note quando você visita um blog com vídeos que muitos deles são do YouTube, apenas com o link para a página.

JavaScript e CSS

Os códigos dos sites estão lá escondidos e raramente são lembrados, mas o PageSpeed Insights analisa também o JavaScript e o CSS. O site pode estar com linhas de código CSS que não são utilizadas e impactam a velocidade de carregamento, assim como o JavaScript. O interessante do PageSpeed Insights é que ao final da análise o relatório já informa quantos segundos são possíveis de serem eliminados no carregamento da página com os ajustes no CSS, do JavaScript e em outros elementos.

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