Quando o mundo se aprofunda nas tecnologias digitais e ainda enfrenta uma pandemia, os cenários se transformam com rapidez. Diversos negócios estão se adaptando ao contexto gerado pela covid-19. Uma das apostas é o formato que integra presencial e virtual, por exemplo, aquela que virou uma das tendências mais fortes: os eventos híbridos.
Neste artigo, veremos:
- O que é evento híbrido?
- Principais tipos
- 5 exemplos de nichos
- Quais são os benefícios?
- Como realizar eventos híbridos
O que é evento híbrido?
Evento híbrido caracteriza-se por ocorrer com a presença de público ao mesmo tempo em que é transmitido ao vivo na internet. Ao contrário de uma transmissão convencional, o participante remoto tem uma experiência próxima da que teria se estivesse no local.
Esse tipo de realização ganhou espaço nos últimos anos, a partir dos caminhos criados pelo universo digital. Porém, a pandemia promoveu um largo salto nesse sentido. E conforme a vacinação avançou, o cenário se redesenhou. O formato híbrido tornou-se, então, uma saída viável para diversos setores do mercado.
Principais tipos
Podemos destacar três tipos básicos de eventos híbridos, no que se refere à estrutura:
Participantes remotos
Aos participantes presenciais somam-se os remotos, sendo que todos contam com as mesmas possibilidades de interação.
Palestrantes remotos
Um ou mais palestrantes participam, por meio de videoconferência, de evento com público presencial.
Multi-hub meeting
Tipo complexo de ser realizado e, por isso, menos visto. São eventos presenciais que ocorrem simultaneamente em mais de um local (cidades, estados e países), todos conectados. Os participantes interagem entre si.
Para que tudo flua com a qualidade esperada, é necessário haver planejamento e padronização de aparato tecnológico.
5 exemplos de nichos
Durante a pandemia, alguns setores têm explorado tanto os eventos híbridos que vale a pena citar cinco deles:
- Congressos, simpósios, fóruns e seminários;
- convenções de vendas;
- Shows artísticos;
- E-sports (esportes eletrônicos);
- Lançamentos de produtos.
Quais são os benefícios?
Por que tantas empresas têm adotado os eventos híbridos? Bem, a resposta vem na forma de seus benefícios. Vamos a alguns dos melhores:
Público maior
Abrir a possibilidade para a participação remota é expandir os horizontes. Você atinge um público muito mais expressivo do que só com os participantes presenciais.
Amplia possibilidades
Eventos híbridos permitem desdobramentos que favorecem novos negócios e a fidelização de mais clientela. Com os conteúdos gerados, você aumenta o engajamento nas redes sociais e reforça as estratégias em todas as etapas do funil.
Patrocinadores mais interessados
O fato de ter uma janela de exposição ampliada é tentador para os patrocinadores. Imagine ter perspectivas ainda melhores para expor seus produtos e serviços. É aumentar as oportunidades de engajamento e conversão de clientes. Seu negócio, por outro lado, encontra novas formas de patrocínio.
Viu só? Investir em eventos híbridos é uma ótima maneira de conseguir público maior e ainda reduzir custos com estrutura. Em tempos de pandemia, também joga a favor das medidas de segurança (que, lógico, continuam válidas) – você evita grandes aglomerações. Entre outras coisas, o resultado é um retorno por investimento (ROI) melhor.
Como realizar eventos híbridos
Uma boa estratégia requer procedimentos específicos. Para o tema que estamos abordando, estes seriam:
Objetivo e público-alvo
O passo inicial é definir para que e para quem pretende realizar o evento.
Planejamento
Com objetivo e público-alvo definidos, será preciso planejar as ações para dar conta do recado. Isso inclui estabelecer o tipo de conteúdo, a experiência dos participantes, as interações entre todas as partes (público, palestrantes/convidados, organização), a divulgação. Organize, então, a programação.
Infraestrutura
É fundamental que o aparato tecnológico a ser utilizado garanta qualidade, do início ao fim. Então, contrate uma equipe de profissionais qualificados para cuidar da transmissão ao vivo e orientar como preparar tudo da melhor maneira.
Mensure resultados
É sempre válido analisar os resultados de uma estratégia. No caso de um evento híbrido, isso significa examinar métricas como o número de participantes (presenciais e remotos), o retorno por investimento, o feedback de participantes e palestrantes. De posse dessa avaliação, seu negócio consegue visualizar o terreno e aprimorar futuras ações similares.
A Monolito tem experiência em realização de eventos híbridos. Contate nosso time para planejar o seu.