Quando duas companhias resolvem trabalhar em parceria, percebem que podem chegar mais longe com os resultados com custos reduzidos para cada. Não se trata de milagre. Isso é a essência por trás do co-marketing.
Neste post, tratamos do seguinte:
- O que é co-marketing?
- Co-marketing x co-branding
- Inúmeras vantagens
- Acerte com a estratégia
- Materiais que podem ser produzidos
O que é co-marketing?
Quando duas empresas se juntam para desenvolver um produto e a estratégia de promoção para o mesmo público, praticam o co-marketing. Por exemplo, uma marca de óculos de sol une forças com uma rede de óticas para lançar uma nova linha, com ações na internet, rádio e TV.
Co-marketing x co-branding
Dois conceitos que, embora dividam semelhanças, são diferentes. Co-marketing é uma ação conjunta, do início ao fim, cujas conquistas resultam das ações da unidade formada pelas marcas envolvidas. Ou seja, valem na mesma medida para todas.
Já no co-branding, ainda que companhias se juntem, as conquistas têm reflexos específicos para cada envolvida. É uma colaboração que serve para ressaltar as qualidades das marcas. Uma ajuda a alavancar a outra.
Uma referência boa dessa estratégia foi a linha Rock In Rio do modelo Fox, carro da Volkswagen. Uma ação de co-branding entre a montadora e o mundialmente conhecido festival brasileiro de música.
Inúmeras vantagens
Além de selar relações amigáveis no mercado, seus negócios têm inúmeros e tentadores benefícios com o co-marketing. Veja alguns deles:
Alcance potencializado
Investir esforços em uma campanha incrível significa colher resultados igualmente incríveis. Agora, quando se trabalha em parceria, você ganha um reforço extra. Isso significa ampliar o número de pessoas para as quais estará se direcionando. Como? Oras, aproveitando o público de seus parceiros.
Redução de custos
Além de contar com um público maior, você gasta menos com as ações. O projeto funciona como uma unidade, logo, conquistas e gastos são divididos entre todas as marcas envolvidas. Nada mau, hein? Ainda mais se o orçamento é limitado.
Redução de trabalho
Antes que você dê um pulo de alegria, vamos explicar. Não é que no co-marketing sua folga ganha vez. Todos dão duro, só que a carga de trabalho é proporcional, repartida entre os envolvidos. Há exceções, lógico, mas em geral é assim que funciona.
Autoridade
“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Você provavelmente conhece esse ditado popular. E é mais ou menos esse o espírito deste benefício. Quando unimos forças com outras empresas acabamos ganhando moral – ainda mais se elas já são referências. Estabelecer parcerias com grandes nomes acarreta em credibilidade e respeito.
Acerte com a estratégia
Para que seus planos ganhem vida de forma bem-sucedida, é preciso observar alguns pontos. O primeiro deles é saber escolher a parceria ideal. Essa é a chave para que o resto funcione.
Aqui cabe uma dica: não vá atrás de concorrentes diretos ou de marcas que trabalhem com o mesmo produto/serviço que a sua. A escolha de um parceiro deve levar em conta aspectos como:
- ter produto/serviço que complemente o seu;
- ser uma empresa referência de mercado;
- o público-alvo deve ser o mesmo que o seu.
Depois de definida a parceria para a empreitada, dedique tempo criando um planejamento detalhado. Ou seja, estruture os objetivos, os materiais a serem trabalhados, o cronograma e a divisão das tarefas de cada um (esta última é bastante importante). Coloque tudo no papel.
Por fim, avalie os resultados, analisando métricas e KPIs, e faça os ajustes necessários de modo a afiar ainda mais as ações.
Materiais que podem ser produzidos
As ações da parceria podem usar de variados materiais. Aqui vão possibilidades:
- Posts em blog
- Materiais ricos (e-books, infográficos, templates, whitepapers, webinars, planilhas)
- Vídeo
- Podcast
- Transmissão ao vivo e webinar
- Eventos
Gostou da ideia? Então, que tal pensar em uma estratégia de co-marketing para sua empresa? Podemos te ajudar nisso. Entre em contato conosco.