O que é webinar e como usar nos negócios

O que é o webinar? Nada mais é do que um seminário transmitido via internet, que pode ser gravado ou feito ao vivo. O webinar pode atender a diversos objetivos e tem muitas vantagens, já que não há a necessidade de se deslocar até o local do seminário e geralmente o conteúdo é disponibilizado para ser assistido em qualquer horário, o que confere flexibilidade e facilidade no acesso.

Tipos de webinar

O webinar pode ser usado em diversas situações, confira:

Demonstrações

Um produto, serviço, funcionamento de um software, enfim, há uma gama de demonstrações que podem ser feitas em um webinar.

Palestras

Você é especialista em marketing digital e quer explicar como funciona esse serviço? Um webinar é uma ótima oportunidade para produzir um conteúdo de qualidade e divulgar sua empresa.

Eventos

Vai fazer um evento gratuito e aberto ao público? Faça uma transmissão ao vivo pela internet e alcance pessoas que não puderam estar presentes.

Plantão de dúvidas

Um curso promovido pela internet pode disponibilizar ao final um plantão de dúvidas ao vivo com as perguntas dos alunos sobre o conteúdo.

Webinar passo a passo

Um webinar pode ser feito com uma estrutura bem enxuta, mas requer atenção a alguns detalhes para produzir um conteúdo de qualidade.

  • Se o webinar for ao vivo, uma boa conexão com a internet é fundamental;
  • Utilize uma câmera ou celular de boa qualidade e prepare a iluminação e a captação de som de forma adequada;
  • Determine o tempo exato de duração do webinar para a audiência se planejar e não tornar a transmissão cansativa;
  • Se for mostrar uma tela com dados e imagens, utilize aplicativos que permitam uma boa visualização desse conteúdo;
  • Se a transmissão do webinar for de uma empresa, o orador deve utilizar o uniforme, bem como suas identidades visuais ao fundo para contribuir com a divulgação da marca.

Etapas da divulgação

O planejamento do webinar requer pelo menos um mês de antecedência. O processo deve iniciar com uma pesquisa de palavras-chave para criar uma landing page que terá todas as informações sobre o webinar, conteúdo, data, horário, link para inscrição, etc.

Faltando duas semanas, com a landing page pronta, faça a divulgação por e-mail, redes sociais, AdWords no Google e demais plataformas.

Uma semana antes do webinar faça uma análise dos números de engajamento e de inscrições. Verifique se é necessária uma mudança na abordagem para atrair mais audiência para a transmissão.

Um dia antes, faça os testes de transmissão pela internet, da luz, do áudio e de toda a estrutura envolvida. Se precisar comprar um equipamento, dará tempo de ajustar.

Chegou o grande dia!

Envie notificações por e-mail cinco minutos antes para lembrar as pessoas sobre o webinar e aumentar o engajamento. Faça uma rápida checagem no início da transmissão na conexão e no áudio. Cumpra o tempo estipulado para a apresentação e perguntas e, não sendo possível responder a todas no ar, se comprometa a enviar um retorno por e-mail.

O webinar estreita a relação da empresa com seu cliente, ajuda a divulgar os produtos e serviços e oferece interação com o usuário.

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