As tecnologias são nossas aliadas em muitos aspectos. No ramo dos negócios, tornaram-se a chave para desenvolvimento e crescimento. Hoje em dia há uma ferramenta para cada tipo de assunto. E quando se trata da gestão, nada melhor do que algo assertivo que jogue o achismo para longe e gere possibilidades robustas para as tomadas de decisão. Se é disso que sente falta em sua empresa, você precisa conhecer business intelligence (BI).
Neste artigo, abordaremos os tópicos principais sobre o tema:
- O que é business intelligence?
- Qual é o objetivo desse instrumento?
- A importância de se investir em BI
- Como se dá o processo?
- Diferença entre BI tradicional e BI moderna
- Benefícios da business intelligence
- De olho nas tendências
O que é business intelligence?
É o conjunto de análises estruturadas que otimizam a gestão dos negócios. Isso ocorre por meio da coleta de informações, as quais são sistematizadas em respostas relevantes. Dessa forma, a empresa tem condições melhores de definir questões como tomar decisões e implementar estratégias com mais acerto.
A eficiência da business intelligence depende de um aparato tecnológico que permite dinamismo e precisão. São softwares específicos, capazes de processar os dados coletados e indicar uma série de medidas (novas direções, melhorias, previsões, etc.).
Qual é o objetivo desse instrumento?
Como o dito no tópico anterior, a BI ajuda gestores de negócios a administrarem investimentos, bem como monitorá-los. Com esse recurso, as empresas visualizam as oportunidades e os riscos reais que têm pela frente. Em outras palavras, evitam o achismo e aumentam suas chances de acerto e, consequentemente, de crescimento.
A importância de se investir em BI
Ainda não somos capazes de compreender em sua totalidade a transformação da era digital. Fato! Até porque se trata de algo em pleno andamento. Por outro lado, muitos aspectos já são mais que conhecidos na realidade que vivemos, por exemplo, a grande quantidade de informações com que passamos a lidar diariamente.
Diante disso, além do contínuo avanço tecnológico, os negócios têm um desafio sempre complicado. Este é o de digerir esse excesso de dados de maneira construtiva. Portanto, quase que não dá para imaginar uma empresa buscando progredir sem investir em business intelligence.
Como se dá o processo?
Se aqui estamos tratando de algo movido a dados, não seria de se estranhar que os protagonistas sejam algoritmos. Eles transformam as informações coletadas e dão sentido às pesquisas dos gestores usando uma linguagem acessível.
De maneira resumida, podemos dizer que o processo se dá com perguntas que os gestores fazem as quais são analisadas e respondidas pelas plataformas de BI. É comum que as respostas gerem novas perguntas, as quais geram novas respostas, e assim por diante. Desse jeito, a companhia tem uma dimensão ampla, detalhada, daquilo que pretende saber.
Diferença entre BI tradicional e BI moderna
Uma das principais diferenças está na maneira como os relatórios analíticos são elaborados. A BI tradicional tinha um perfil mais estático e com pouco espaço para aprofundamento. Já a BI moderna, graças à tecnologia, desponta como uma ferramenta dinâmica, interativa e precisa, que permite o compartilhamento de dados por plataformas e de comunicação instantânea (como o software Tableau).
Benefícios da business intelligence
Se você chegou até este ponto do artigo, já deve fazer ideia da relevância da BI para os negócios – sejam estes de grande, médio ou pequeno porte. Então, vejamos abaixo alguns dos vários benefícios que se tem:
- identificação de falhas;
- riscos tornam-se mais controláveis;
- aumento de faturamento;
- otimização de processos internos;
- visualização de oportunidades;
- investimentos melhores;
- maior competitividade no mercado.
De olho nas tendências
Prestar atenção para onde o mercado consumidor caminha é mais do que acompanhar a moda do momento. Diz respeito a compreender direções para as quais seu negócio provavelmente também terá de seguir.
Entre as tendências mais fortes na atualidade estão a da BI aplicada à internet das coisas ou então como aliada do marketing de conteúdo (afinal é uma mão na roda para otimizar o que será produzido e postado). Notamos, ainda, um número crescente de profissionais especializados na análise de dados voltada aos negócios. Na era dos smartphones, aplicativos e vida digital, a business intelligence é essencial e ainda ditará diversas outras tendências.