Muito se fala em inovação, mas poucas empresas conhecem formas eficazes de aplicá-la. Inovar não é apenas ser criativo — antes de tudo, é criar soluções para os problemas da sua indústria. A gestão da inovação em marketing procurar aplicar processos mais analíticos do que que criativos para resolver os dilemas da sua organização.
Para que você não corra risco de perder tempo e investimento, neste artigo, vamos mostrar as 5 melhores práticas de gestão da inovação em marketing digital.
1. Cultura Startup como gestão da inovação
Todos os dias, presenciamos casos de várias startups se destacando no mercado. Empresas como Netflix, Uber e Airbnb tiveram crescimentos expressivos e deixaram para trás organizações tradicionais do segmento.
Porém, o sucesso de uma empresa não necessariamente significa o fracasso de outra. Grandes marcas estão aplicando em sua gestão algumas práticas usadas pelas startups. Com isso elas procuram gerar inovação corporativa em seus negócios. Algumas delas são:
- Customer Development;
- valorização de profissionais;
- foco em solução de problemas;
- ambiente aberto e colaborativo;
- inovação digital etc.
Para entender e absorver mais dessa cultura de gestão de inovação, basta se inserir num ecossistema de Startups próximo a você. Campinas é excelente opção para o segmento industrial, assim como Piracicaba para o Agronegócio. Com isso, o colaborativismo e a mentalidade open source dessa comunidade, por meio dos meet ups e oportunidades de benchmarking, permitirá vivenciar essa realidade e trazer os pontos que fazem mais sentido para o seu negócio. Valores como inovação, produtividade e economia, comuns a startups, podem ser o que falta para sua indústria.
2. Customer Development na gestão da inovação
Ainda que você não vivencie a realidade das Startups, vale a pena estudar a metodologia Customer Development (desenvolvimento do cliente). Criada por Steve Blank, ela tem como base a busca pelo encaixe perfeito entre produto e mercado.
O Customer Develoment foi desenvolvido pela necessidade das startups de fugirem das velhas táticas de planejamento de negócio. Essas estratégias de gestão de inovação não se aplicavam mais à dinâmica do mercado desse nicho. O novo modelo não direciona mais os investimentos iniciais para construir um produto ou serviço cheio de recursos e diferenciais. Agora, procura-se quem possa se interessar por ele ao se equacionar a relação problema-solução de um público específico. É desenvolver o cliente antes do produto.
Se você deseja saber mais sobre o Customer Development, recomendamos dois livros:
- “Do Sonho à Realização em 4 Passos“, do Steve Blank;
- “Startup Enxuta“, do Eric Ries e que traz uma visão bastante pragmática da metodologia.
3. Marketing de relacionamento
Não é mais segredo para ninguém que a internet e as redes sociais revolucionaram a forma de relacionamento entre clientes e empresa. Porém, muitas organizações ainda não investem em um planejamento para gerir essas conexões. Se esse é o seu caso, está na hora de mudar esse quadro. Dentro da gestão da inovação, é fundamental criar ações para manter um relacionamento positivo com os seus clientes e, consequentemente, a fidelização deles.
Com tantos canais de comunicação disponíveis, é importante que tudo seja muito bem planejado e acertado com todos os colaboradores para que não haja falhas durante o processo. Assim, o marketing de relacionamento bem-feito poderá alavancar seu negócio.
4. Big Data para a gestão de inovação
A tecnologia é sempre uma poderosa aliada na gestão de inovação em marketing digital. E a análise de dados é uma das práticas mais fundamentais desse processo. Sendo assim, o uso do Big Data para a tomada de decisões pode trazer insights valiosos para sua estratégia.
Com o ambiente virtual como facilitador para a captação de informações dos clientes, o Big Data pode ser usado por empresas de todos os tamanhos. Mesmo que você não tenha acesso a ferramentas complexas de Business Inteligence ou algorítimos sofisticados de Ciência de Dados, é possível mensurar visitas, curtidas, visualizações e procurar basear suas decisão nas métricas e indicadores disponíveis. Todas as ações viram dados, que podem se tornar inteligência para a sua empresa.
Quando se descobre o que mais atrai visitas, gera mais leads, ou converte vendas, pode-se trabalhar para otimizar essas ações específicas gerando resultados mais precisos.
5. Automação de marketing
Uma outra prática tecnológica que pode ser uma poderosa aliada é a automação de marketing. Ela utiliza ferramentas que automatizam os processos da sua estratégia, seja ela qual for. Com a automação de marketing, pode-se tratar um grande volume de clientes em potencial de maneira automática. O grande diferencial está em tornar o tratamento mais individualizado. Esse trabalho transforma um cliente em potencial em oportunidade real de negócio e direciona a atenção especializada dos vendedores.
Essas são apenas algumas das práticas de gestão da inovação em marketing digital que podem ser aplicadas ao seu negócio. Avalie qual a melhor para sua indústria e comece a se destacar no meio.
Uma ótima forma de descobrir o que pode melhorar é saber o que está dando errado. Acesse o nosso post e descubra onde você pode estar pecando na sua estratégia de marketing digital.