Já pensou em utilizar os arquétipos para simplificar a criação de personas? Vamos te mostrar todos os detalhes dessa união.
Não é segredo para ninguém que o Marketing se apoia em diversos conceitos da psicologia e a associação entre arquétipos e persona é um ótimo exemplo disso.
Neste conteúdo nós vamos te mostrar como simplificar a criação de personas se valendo dos 12 arquétipos definidos por Carl Jung, idealizador da psicologia analítica.
Continue a leitura e confira:
- Diferenças entre arquétipos e persona
- Os 12 arquétipos de Jung
- Coloque em prática agora mesmo
Diferenças entre arquétipos e persona
Antes de falarmos das diferenças, vamos definir esses dois conceitos que constantemente são confundidos.
O que é persona?
No marketing, a persona ou buyer persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal. Ela é criada para ajudar a empresa a compreender profundamente quem é o seu consumidor e o que ele precisa.
→ Temos um artigo completo sobre o tema, clique aqui para conferir.
O que é arquétipo?
Já quando falamos de arquétipos aplicados ao Marketing, estamos fazendo uma alusão aos padrões reconhecidos. Nada mais é do que se valer de padrões estabelecidos para definir as principais motivações dos seres humanos.
Resumindo, o arquétipo da sua marca não é uma personalidade, já sua persona sim. Um único arquétipo não consegue definir sua persona, mas pode dar algumas pistas e ajudar no processo.
Os 12 arquétipos de Jung
Definir a personalidade da sua marca é fundamental para facilitar a comunicação com seu público. E sua empresa pode ter um arquétipo dominante e dois auxiliares.
Agora vamos trazer de forma resumida as características dos 12 arquétipos de Jung.
- Inocente: é representado por pessoas mais ingênuas, que enxergam as coisas de maneira mais simples e positiva. Normalmente procuram empresas que as ajudem a alcançar “um mundo perfeito”.
- Explorador: pessoas de espírito livre e que têm um grande chamado para desbravar o mundo. Prezam pela liberdade e sempre querem quebrar a rotina, por isso, buscam marcas que tragam novas e desafiadoras experiências.
- Sábio: valorizam muito o aprendizado e a verdade, seus pontos fortes são inteligência e sabedoria. Estão sempre de olho em novas tendências, estudos e conteúdos que possam aprimorar seus conhecimentos e buscam organizações que informem e eduquem.
- Herói: entusiastas, ambiciosos e sempre determinados a fazer a diferença no mundo. São muito produtivos e estão sempre dispostos a encarar novos desafios. Gostam de empresas que os façam sentir que têm poder suficiente para conquistar seus objetivos.
- Rebelde: também conhecidos como fora da lei, essas pessoas adoram quebrar as regras e revolucionar. E justamente por isso, procuram marcas que quebrem os padrões e sejam revolucionárias.
- Mágico: são inventores, visionários e como o nome diz, possuem um certo ar de magia. Buscam organizações que vão além da venda e que proporcionem momentos inesquecíveis.
- Pessoa comum: é literalmente aquela pessoa mediana, comum. Seu principal objetivo é se inserir e se misturar na sociedade com um grande desejo de pertencer. Por isso, buscam corporações que tragam esse pertencimento.
- Amante: são os sedutores natos, que se relacionam intensamente e se jogam de cabeça em tudo que se propõem a fazer. Buscam empresas que sejam envolventes e proporcionem experiências multissensoriais.
- Comediante: também conhecido como bobo da corte, essas pessoas têm um espírito brincalhão e espontâneo. Buscam marcas divertidas e que tragam leveza.
- Cuidador: são pessoas sensíveis e que estão sempre dispostas a ajudarem a resolver problemas dos outros. Buscam organizações que valorizem as pessoas e o cuidado.
- Criativo: são pessoas inovadoras por natureza, que se valem da imaginação fértil para criar coisas novas o tempo todo. Prezam por empresas que estimulam a criatividade e a autenticidade.
- Governante: são pessoas que gostam de estar no poder e conseguem liderar com muita facilidade. Valorizam a ordem e buscam marcas que tragam um senso de exclusividade.
Coloque em prática agora mesmo
Agora que você já conhece os detalhes dos 12 arquétipos e sabe que eles podem facilitar a criação de personas, que tal colocar em prática?
Comece identificando com quais arquétipos a personalidade e os comportamentos de seus clientes mais se assemelham. Com esses padrões mapeados será muito mais simples definir a sua persona.
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