Arquétipos: como simplificar a criação de personas

Arquetipos Persona

Já pensou em utilizar os arquétipos para simplificar a criação de personas? Vamos te mostrar todos os detalhes dessa união.       

Não é segredo para ninguém que o Marketing se apoia em diversos conceitos da psicologia e a associação entre arquétipos e persona é um ótimo exemplo disso.  

Neste conteúdo nós vamos te mostrar como simplificar a criação de personas se valendo dos 12 arquétipos definidos por Carl Jung, idealizador da psicologia analítica. 

Continue a leitura e confira: 

  • Diferenças entre arquétipos e persona  
  • Os 12 arquétipos de Jung 
  • Coloque em prática agora mesmo  

Diferenças entre arquétipos e persona 

Antes de falarmos das diferenças, vamos definir esses dois conceitos que constantemente são confundidos.  
 

O que é persona? 

No marketing, a persona ou buyer persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal. Ela é criada para ajudar a empresa a compreender profundamente quem é o seu consumidor e o que ele precisa. 

→ Temos um artigo completo sobre o tema, clique aqui para conferir.  
 

O que é arquétipo?  

Já quando falamos de arquétipos aplicados ao Marketing, estamos fazendo uma alusão aos padrões reconhecidos. Nada mais é do que se valer de padrões estabelecidos para definir as principais motivações dos seres humanos.  

Resumindo, o arquétipo da sua marca não é uma personalidade, já sua persona sim. Um único arquétipo não consegue definir sua persona, mas pode dar algumas pistas e ajudar no processo.  

Os 12 arquétipos de Jung  

Definir a personalidade da sua marca é fundamental para facilitar a comunicação com seu público. E sua empresa pode ter um arquétipo dominante e dois auxiliares.  

Agora vamos trazer de forma resumida as características dos 12 arquétipos de Jung.  

  1. Inocente: é representado por pessoas mais ingênuas, que enxergam as coisas de maneira mais simples e positiva. Normalmente procuram empresas que as ajudem a alcançar “um mundo perfeito”.   
  1. Explorador: pessoas de espírito livre e que têm um grande chamado para desbravar o mundo. Prezam pela liberdade e sempre querem quebrar a rotina, por isso, buscam marcas que tragam novas e desafiadoras experiências.   
  1. Sábio: valorizam muito o aprendizado e a verdade, seus pontos fortes são inteligência e sabedoria. Estão sempre de olho em novas tendências, estudos e conteúdos que possam aprimorar seus conhecimentos e buscam organizações que informem e eduquem.  
  1. Herói: entusiastas, ambiciosos e sempre determinados a fazer a diferença no mundo. São muito produtivos e estão sempre dispostos a encarar novos desafios. Gostam de empresas que os façam sentir que têm poder suficiente para conquistar seus objetivos.  
  1. Rebelde: também conhecidos como fora da lei, essas pessoas adoram quebrar as regras e revolucionar. E justamente por isso, procuram marcas que quebrem os padrões e sejam revolucionárias.   
  1. Mágico: são inventores, visionários e como o nome diz, possuem um certo ar de magia. Buscam organizações que vão além da venda e que proporcionem momentos inesquecíveis.    
  1. Pessoa comum: é literalmente aquela pessoa mediana, comum. Seu principal objetivo é se inserir e se misturar na sociedade com um grande desejo de pertencer. Por isso, buscam corporações que tragam esse pertencimento.  
  1. Amante: são os sedutores natos, que se relacionam intensamente e se jogam de cabeça em tudo que se propõem a fazer. Buscam empresas que sejam envolventes e proporcionem experiências multissensoriais.  
  1. Comediante: também conhecido como bobo da corte, essas pessoas têm um espírito brincalhão e espontâneo. Buscam marcas divertidas e que tragam leveza.   
  1. Cuidador: são pessoas sensíveis e que estão sempre dispostas a ajudarem a resolver problemas dos outros. Buscam organizações que valorizem as pessoas e o cuidado.  
  1. Criativo: são pessoas inovadoras por natureza, que se valem da imaginação fértil para criar coisas novas o tempo todo. Prezam por empresas que estimulam a criatividade e a autenticidade.   
  1. Governante: são pessoas que gostam de estar no poder e conseguem liderar com muita facilidade. Valorizam a ordem e buscam marcas que tragam um senso de exclusividade.    

Coloque em prática agora mesmo  

Agora que você já conhece os detalhes dos 12 arquétipos e sabe que eles podem facilitar a criação de personas, que tal colocar em prática? 

Comece identificando com quais arquétipos a personalidade e os comportamentos de seus clientes mais se assemelham. Com esses padrões mapeados será muito mais simples definir a sua persona.  

Mas, se precisar de ajuda, conte com a Monolito. Fale conosco agora mesmo, clicando aqui.  

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