Já não é de hoje que termos como influenciador digital e youtuber fazem parte de nossa realidade. Muito disso se deve à presença do digital na vida das pessoas, principalmente as produções audiovisuais. Canais de vídeo tornaram-se uma fatia rentável e tentadora de mercado. Por essa razão, os vlogs estão longe de ser apenas uma mera diversão.
Neste artigo, veremos:
- O que é vlog?
- É vantagem ter um vlog?
- Como criar um vlog
- Exemplo de sucesso
O que é vlog?
Com um blog, você pode escrever sobre o que quiser, desde criar um diário pessoal a postar sobre um tema específico. As possibilidades são inúmeras, certo? Um vlog é exatamente a mesma coisa, só que na forma de vídeo. Portanto, trata-se de um canal em que postamos vídeos sobre variados assuntos.
O avanço das tecnologias tem permitido que cada vez mais pessoas produzam conteúdos de qualidade com relativo baixo custo. Com uma ideia na cabeça e um smartphone na mão (ok, e um tripé), você é capaz de alimentar um canal no YouTube (principal site de vídeos do mundo).
Resenha de filmes e séries, games, música, entrevistas, tutoriais dos mais variados temas, humor, política, assuntos evergreen… O audiovisual tornou-se a moeda que movimenta o mercado hoje em dia.
É vantagem ter um vlog?
Considere isto: o mundo de hoje é basicamente ditado pelo audiovisual. Portanto, investir em um vlog está completamente em sintonia com o modus operandi atual.
Com abordagem certeira e conteúdo relevante, você tem uma excelente ferramenta para engajar público, criar autoridade para seu negócio e faturar mais – inclusive, o próprio canal pode ser monetizado. Estando de acordo com as regras do YouTube, é possível fazer receita com o número de inscritos e a quantidade de visualizações.
É algo vantajoso, mas requer planejamento, estratégia e dedicação.
Como criar um vlog
O projeto de seu canal pode estar bem mais perto do que imagina. Mesmo assim, é válido entender que crescer é diferente de simplesmente ter. Em outras palavras, se sua ideia é atingir o sucesso, saiba que precisará se organizar.
1. Defina o tema
Antes de qualquer coisa, sobre o que você falará? A resposta a essa pergunta é o ponto de partida para as demais etapas. Sem clareza, seu planejamento fica falho.
2. Equipamentos
Se você pretende levar a sério e crescer com seu canal, evite gambiarra. Um conteúdo de qualidade não se resume às informações transmitidas. Engloba aspectos como captação, produção e edição. Então, invista em câmera, microfone, iluminação etc. Não precisa ser o aparato mais caro do mundo, entretanto, saiba economizar bem. E lembre-se: o ambiente em que gravará também conta. Assim, escolha um lugar silencioso e que consiga preparar um cenário atraente.
3. Defina uma plataforma
Ainda que o YouTube seja o principal site para um vlog (estrutura, tecnologia, quantidade de usuários, monetização), há outras plataformas – por exemplo, Vimeo. Escolha aquela que melhor se alinhe a seu projeto e suas expectativas.
4. Roteiro
Novamente, fuja das gambiarras! Estruture seus vídeos com roteiros completos, os quais incluem elementos como:
- Falas e locuções;
- Sequência de assuntos/narrativa;
- Cenas;
- Cenário;
- Personagens, convidados ou entrevistados;
- Trilha sonora;
- Edição.
Aqui cabe uma dica: defina um padrão para os vídeos. Além de estabelecer um vínculo e uma proximidade de seu público, você otimiza as edições. Também é uma maneira de reforçar a identidade de sua marca, se for o caso.
5. Regularidade nas publicações
Se há algo que emperra o crescimento de qualquer iniciativa na internet, é a falta de regularidade. Então, defina um cronograma para suas publicações e siga religiosamente. Assim você engaja e fideliza seu público. Pense no canal como uma estratégia de marketing: nenhuma ação pode ser mais ou menos.
6. Mensure resultados
Toda estratégia que se preze tem suas métricas analisadas. Um canal que queira crescer, também. Então, analise o alcance de seus vídeos, o número de visualizações, o tempo de cada visualização… O YouTube oferece uma página completa de estatísticas com a qual você identifica o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Exemplo de sucesso
Felipe Neto é um dos principais youtubers brasileiros e do mundo. Lançado em 2010, seu canal é um dos precursores desse formato no Brasil. Ele comenta de tudo, de política a celebridades.
A grande popularidade que atingiu hoje ultrapassa os 43 milhões de inscritos – aliás, foi o primeiro brasileiro a chegar a 1 milhão de inscritos.