Por sua eficiência, o Marketing de Conteúdo vem conquistando seu espaço no Brasil. Porém, algumas empresas ainda relutam em adotar a estratégia, muitas vezes por falta de conhecimento. Essa resistência pode ser bastante prejudicial para os negócios, tendo em vista a necessidade cada vez maior de se renovar e inovar para continuar competitivo no mercado.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é marketing de conteúdo e os benefícios que ele pode proporcionar, acompanhe este artigo e saiba como adotar esta estratégia pode ser excelente para sua indústria.
O que é marketing de conteúdo?
É a criação de conteúdo relevante e valioso para atrair o consumidor, agregando valor ao produto ou serviço oferecido e gerando uma visão positiva do público para sua marca. A estratégia se consolidou com o crescimento do inbound marketing (marketing de atração). Com a rejeição dos métodos tradicionais de marketing (outbound marketing) pelo público, que não quer mais ser interrompido por anúncios, foi preciso reinventar a maneira de se fazer marketing.
O Marketing de Conteúdo tem como principal estratégia a produção de conteúdo interessante e relevante para atrair o consumidor até a empresa. Mais do que isso, busca ainda informar o consumidor, educá-lo e convencê-lo a tomar a decisão de compra, além de tornar sua empresa autoridade quanto o assunto for seu core business.
Mas nem tudo são flores. Para conseguir êxito com a estratégia, é preciso um bom planejamento. Conhecer bem quem é o público-alvo da sua indústria e criar personas para representá-lo é fundamental para ter uma campanha bem sucedida. Além de saber para quem, é preciso saber para quais plataformas produzir e o formato (artigo de blog, vídeo, infográfico, e-book, dentre outros) que poderá produzir melhores resultados.
É necessário ainda considerar a jornada de compra do cliente e o funil de vendas. Dividido em topo (descoberta do problema), meio (consideração da solução) e fundo (decisão), cada uma dessas etapas demanda um tipo de conteúdo diferente. É bastante preparo, mas uma vez desenhada essa “máquina de atração”, você terá muito mais sucesso em guiar seus clientes pela jornada de compra.
Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo traz inúmeros benefícios para qualquer negócio. Listamos abaixo as principais vantagens aplicadas à indústria. Confira!
1. Gerar autoridade e valor
Ao gerar conteúdo é possível oferecer mais que produtos ou serviços. Na verdade, trata-se de um compartilhamento de conhecimento e soluções para os problemas do consumidor. Com isso, você agrega valor à sua marca. E de quebra, ao desenvolver materiais relevantes sobre sua área de atuação, você se destaca como autoridade no assunto.
2. Atrair e fidelizar clientes
Um conteúdo relevante e bem desenvolvido proporciona uma maior visibilidade para sua indústria nos meios digitais. Consequentemente, você consegue ser encontrado mais facilmente e atrair mais clientes. Além disso, você desenvolve um relacionamento entre consumidor e empresa, e por oferecer mais que produtos, acaba fidelizando-o.
3. Aumentar a conversão
Ao atrair apenas quem realmente se interessa pelo seu conteúdo, é possível lidar com clientes potenciais mais propícios a fecharem negócio com sua empresa. E, a partir de um planejamento efetivo, suas ações no Marketing de Conteúdo podem acelerar a jornada de compra, ampliando os resultados.
4. Reduzir custos
Produzir conteúdo é muito mais barato que investir em marketing tradicional, e muito mais lucrativo também. Por focar em atrair apenas seu público-alvo, todos os recursos são direcionados para quem realmente se interessa pelo seu negócio, evitando gastos desnecessários. Ou seja, você investe menos e, ainda assim, consegue resultados melhores, aumentando o retorno sobre investimento (ROI).
E existem números que compravam o crescimento e a eficácia da estratégia. Em pesquisa realizada em 2017, com 3.650 participantes de diversas indústrias de atuação do Brasil, foi revelado que mais de 71% delas usam o marketing de conteúdo. E das que ainda não usam, mais de 68% querem adotá-lo. Afinal, as empresas que apostam nele geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais leads.
E você já adota a estratégia e quer otimizar ainda mais seus resultados com marketing digital? Preparamos o conteúdo perfeito para saber em qual ponto você pode estar errando em sua estratégia. Confira!