Vivemos tempos em que as coisas têm mudado rapidamente, principalmente por conta do avanço da tecnologia e dos meios digitais. Esse cenário de transformação digital, no contexto corporativo, é caracterizado pelo fato de as empresas utilizarem a tecnologia a fim de otimizar seu desempenho, aumentar seu alcance e assegurar melhores resultados.
Isso significa que as companhias que buscam crescer de forma contínua e sustentável precisam trabalhar para garantir mais visibilidade e autoridade em ambientes como as redes sociais, por exemplo. E isso reflete não somente na visão externa da empresa, mas também nos processos internos da organização.
Neste texto, vamos mostrar como as empresas devem se adaptar à transformação digital e, consequentemente, ter mais presença online.
Desafios da transformação digital
A palavra transformação em si, pode causar arrepios nos gestores das organizações. Mas, embora esse processo não seja algo fácil, está longe de ser um “bicho de sete cabeças”. Para as empresas avançarem nesse cenário de transformação digital, portanto, terão de superar os seguintes desafios:
- iniciativa: é essencial que os líderes tenham ações efetivas para mudar a mentalidade;
- questões técnicas: a falta de um time de qualificação pode representar uma barreira para a transformação. Uma saída para isso são os treinamentos;
- reputação e segurança: o universo digital traz inúmeras vantagens, mas com elas também vêm os riscos. Desse modo, a insegurança quanto às informações sigilosas pode ser um entrave para a adoção da transformação;
- cultura da empresa: no caso de uma transformação digital, pode ser que alguns projetos precisem ser abandonados. É um desafio complexo e que talvez leve tempo para ser resolvido.
Esses são alguns dos principais desafios para a transformação digital, mas é preciso ter em mente que é algo que não acontece da noite para o dia.
Apesar de todas as dúvidas e medos que podem surgir no processo, as vantagens certamente valerão a pena.
A transformação é, por exemplo, essencial para você conquistar mais presença digital e autoridade na web. Em tempos em que as pessoas fazem inúmeras transações comerciais na internet, é praticamente obrigatório expor a sua marca para os seus potenciais consumidores.
Importância da presença online
Independentemente da sua área de atuação, é vital que você saiba onde quer chegar, determinando metas e objetivos claros. Além disso, é importante lembrar que grande parte dos seus consumidores provavelmente estão na internet, em sites, blogs e nas redes sociais. Com isso, é indispensável que você trabalhe a sua presença online.
Criar uma presença online é muito mais do que criar um site, blog ou ter um perfil no Facebook ou Instagram. É algo que leva tempo e exige a adoção de novos conhecimentos, habilidades e atitudes. É preciso lembrar que estamos falando de questões como interação, relacionamento, reputação e autoridade, certo?
Para isso, você deve ter uma identidade visual marcante em seus discursos, narrativas e os conteúdos devem estar bem alinhados com a sua missão, visão, valores e, principalmente, com as necessidades e os desejos dos seus atuais e futuros consumidores. Dessa forma, você atrairá um excelente público que poderá se tornar consumidor do seu conteúdo e, possivelmente, um cliente.
A transformação digital é indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso, independentemente da área de atuação. Portanto, a presença online, autoridade da marca e o relacionamento e interação com o público nessas novas mídias são essenciais para conquistar e fidelizar clientes.
Assim como a transformação digital, o trabalho de presença online é contínuo e nunca tem fim. Para lhe ajudar a colocar a mão na massa, é crucial entender sobre inbound marketing. Por isso, recomendamos a leitura do artigo “Inbound Marketing: saiba o que é e suas principais ferramentas”.