Com as mudanças na forma de consumir informação nos últimos anos, as empresas tiveram que repensar a maneira de fazer marketing digital. Cada vez mais informado e exigente, o consumidor não quer mais ser interrompido por anúncios, o que acaba aumentando a rejeição às estratégias do Outbound Marketing (marketing tradicional interruptivo) e abrindo espaço para o crescimento exponencial do Inbound Marketing.
Mas, afinal, o que é Inbound Marketing? Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa estratégia que está revolucionando as relações entre empresas e consumidores. Acompanhe!
O que é Inbound Marketing?
Também conhecida como Marketing de Atração, essa estratégia busca atrair clientes até o seu negócio por meio de conteúdo relevante. O objetivo é fazer com que os potenciais consumidores da sua empresa te encontrem e, então, desenvolver um relacionamento com eles. Como? Entendendo suas necessidades, ajudando-os a solucioná-las.
Enquanto no Oubound Marketing se oferece os produtos ou serviços para o público em geral, no Inbound sua empresa foca os esforços em atrair apenas quem realmente tenha algum interesse pelo seu negócio.
O Inbound Marketing é dividido em 4 etapas:
- atrair: aumentar o tráfego de visitantes;
- converter: transformar visitantes em leads;
- fechar: levar os leads a se tornarem clientes;
- encantar: fazer os clientes virarem promotores da sua marca.
Quais as ferramentas utilizadas pelo Inbound Marketing?
Cada uma das etapas demanda ações para atingir seus objetivos. Todas as ferramentas são essenciais para o sucesso da sua estratégia, mas algumas podem ser usadas em todas as etapas e outras terão mais sucesso em uma específica. Confira algumas:
Blog
Esse é o carro-chefe do Inbound Marketing. Afinal, como o foco é a produção de conteúdo, ele é o lugar onde toda essa produção será hospedada. É utilizado em todas as etapas, até porque, para cada uma delas será produzido um conteúdo específico.
Mídias sociais
As mídias sociais, assim como o blog, servem para todas as etapas. Elas são fundamentais para reforçar a presença da sua marca online, o relacionamento com o público e promover conteúdo, especialmente do blog.
SEO
Trata-se do conjunto de estratégias que faz com que seu site seja encontrado mais facilmente em pesquisas no Google. Não ser encontrado em buscas representa a perda de diversas oportunidades de negócios.
Landing pages
São páginas criadas para converter visitantes em leads, ao oferecer alguma recompensa em troca de informações pessoais para que a empresa consiga, posteriormente, realizar contatos com esse potencial consumidor.
E-mail marketing
Uma vez que você já iniciou um relacionamento com seu possível cliente e tem seus dados de contato, é preciso nutrir esse relacionamento para que ele continue interessado. E uma das formas de conseguir isso é pelo uso do e-mail marketing. Com as informações coletadas do seu lead, você envia mensagens e conteúdos personalizados para cada segmento, aumentando as chances de fechar o negócio.
Automação de marketing
As ferramentas de automação de marketing é o que dá escalabilidade ao Inbound Marketing. Elas viabilizam o relacionamento com dezenas de milhares de leads, permitindo a personalização de conteúdo, mas automatizando uma série de tarefas, possibilitando ao marketing “conversar e nutrir” grandes grupos de clientes potenciais de maneira automatizada até que os leads se tornem oportunidades reais, justificando a atenção dos vendedores. Além disso, também permite a centralização de dados, o que auxilia a mensuração de cada uma das suas estratégias.
Quais as principais vantagens do Inbound Marketing?
Ao adotar o Inbound Marketing, você obtém retornos importantes em diversas frentes, como:
- aumento do reconhecimento e credibilidade da sua marca;
- engajamento de consumidores;
- redução da jornada de compra do cliente;
- aperfeiçoamento da análise de resultados etc..
Sendo ainda que todas essas vantagens impactam positivamente no seu retorno financeiro. Isso porque o Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing, de acordo com a Demand Metric. Além disso, o ROI (retorno sobre o investimento) médio é de 275%.
Como deu para notar, o Inbound Marketing é imprescindível para qualquer empresa que quer se destacar e atrair cada vez mais clientes. Porém, não é uma estratégia que pode ser implementada da noite para o dia: ela demanda tempo e análise. Por isso, conte com a ajuda profissional para obter o máximo de sucesso em seu negócio.
E aí, entendeu o que é Inbound Marketing? Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades da área.