Share of mind e outros conceitos para fortalecer o branding

Por que o share of mind é importante para o seu negócio? A qualidade do serviço e do atendimento há muito tempo deixou de ser um diferencial de uma empresa de sucesso se tornando um requisito obrigatório para a sobrevivência no mercado. Por isso, além da excelência no atendimento é preciso elaborar estratégias para que a sua marca esteja na mente dos consumidores, para que se torne uma forte referência, enfim, que seja lembrada e preferida na hora da compra. Essas estratégias hoje não devem fazer parte apenas dos departamentos de marketing de grandes corporações. O branding deve estar no escopo de empresas de todos os níveis.

O que é o share of mind?

Para medir a participação de uma marca no mercado, criou-se o termo market share, uma comparação das vendas ou faturamento entre concorrentes. Mas antes de ganhar mercado, as marcas precisam conquistar os consumidores. É aí que surge o termo share of mind.

Invariavelmente, no momento da compra, o consumidor tem alternativas entre produtos e marcas. A familiaridade e a preferência que ele tem por esta ou por aquela marca é fundamental na sua decisão de compra. Assim, ganhar espaço no mercado representa, antes de tudo, uma batalha pela lembrança dos consumidores. Não basta criar uma marca linda, simpática, inovadora, se ela não estiver presente na mente do consumidor, se ela não for lembrada.

Para mensurar o share of mind não tem outra forma senão pesquisar bastante. É necessário questionar os consumidores com metodologia adequada sobre quais marcas eles lembram para um determinado produto. Para isso, você pode contratar um instituto de pesquisa ou fazer com sua equipe mesmo, lembrando que para se obter resultados confiáveis, você precisará conhecer ou estudar sobre pesquisa e estatística para estabelecer um processo não tendencioso com uma amostragem representativa.

Como alcançar o share of mind?

Fortalecer uma marca na mente do consumidor não é uma mágica que se faz da noite para o dia. Após a realização de pesquisas e avaliações, é hora de pôr a mão na massa com uma estratégia de marketing. Confira alguns passos para ganhar seu lugar ao sol no share of mind:

Análise da concorrência

Acompanhar cada passo dos principais concorrentes é fundamental. Existe alguma lacuna ou falha que possa ser aproveitada? Há algo que pode ser um diferencial impactante?

Fidelize os clientes

Tão importante quanto conquistar novos clientes é manter os atuais satisfeitos. Investir em qualidade, recompensas e diferenciais diante da concorrência pode ser uma maneira eficaz de garantir seu espaço. As filas nos lançamentos da Apple são um bom exemplo disso.

Tenha um atendimento de excelência

Na Amazon, os clientes cancelam uma compra com a mesma facilidade com que adquirem seus produtos em um clique. Atendimento ágil e sem burocracia sempre proporciona uma boa experiência ao cliente, que lembrará primeiro da sua empresa quando decidir fazer uma compra.

Apoie causas que importam aos clientes

A cerveja Heineken inovou ao conscientizar as pessoas sobre a importância de não beber antes de dirigir. Ter sua marca ligada a uma ação com impacto na vida das pessoas cria identificação e um relacionamento mais forte com seus clientes.

Invista em ações de marketing

E-mail marketing, redes sociais, AdWords do Google e demais canais devem ser explorados para mostrar aos clientes todos os seus diferenciais e valores. Aposte no marketing de conteúdo para viralizar vídeos e imagens que irão ajudar a construir sua imagem e aumentar seu share of mind.   

O share of mind é um conceito que deve direcionar as ações do branding do seu negócio.

Share of mind x share of heart

Enquanto o share of mind mensura o espaço ocupado na mente das pessoas, o share of heart se propõe a olhar para o coração. Trata-se de uma fase mais avançada da relação marca-consumidor, na qual o público desenvolve afeição pela marca, fazendo recomendações espontaneamente, chegando até a adotá-la como um elemento significativo em seu estilo de vida. Para tal, a marca precisa, mais do que atender a uma necessidade, promover experiências únicas.

Como ampliar o share of heart da sua marca?

Conheça seu público

Para atingir o coração, é preciso haver conexão e é muito difícil se conectar com quem você não conhece. Investigue as dores, as motivações e as relações que seu público tem com as marcas. Observar a forma como eles se relacionam, a linguagem e quais canais de comunicação funcionam pode trazer ideias muito valiosas para seu planejamento.

Reconheça sua essência

Tendo conhecido seu público, é preciso se certificar de que a relação será duradoura, e isso não é possível se não houver autenticidade. Dissimular crenças, valores e forçar um posicionamento de marca pouco natural pode até convencer e ganhar um espaço na mente do consumidor, mas não poderá, de forma alguma, conseguir espaço valioso no coração das pessoas.

Interaja e ouça

Para que uma relação seja intensa, ela precisa ser frequente. Procure formas de participar da rotina do seu público e explore canais de comunicação e formatos que permitam interagir constantemente com as pessoas. A partir daí, dê atenção, ouça e mesmo que seja preciso abrir mão de grande parte do seu planejamento, mude o que for necessário para investir no relacionamento e proporcionar uma experiência única e cheia de empatia para o seu público.

O que é o share of voice?

Já o share of voice representa a força de uma marca em um determinado nicho. É uma medida da parte do público que a empresa atinge dentro de um determinado segmento. Marcas com um elevado share of voice têm uma “voz mais forte”, mais relevância em relação aos seus principais concorrentes. Para fazer um diagnóstico de como está o share of voice de uma marca, é preciso analisar o retorno de campanhas para mídias tradicionais, mídias sociais e ações de marketing em eventos. Assim será possível verificar a participação de uma marca em seu nicho e elaborar novas estratégias para ampliar o poder da voz.

Share of mind, share of heart e share of voice. Utilize esses conceitos para direcionar as ações do branding do seu negócio.

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