Sua empresa está evitando erros no marketing nas redes sociais? Hoje é praticamente uma obrigação manter páginas nas redes sociais para ter visibilidade e alavancar as vendas, mas apenas ter um perfil não basta. Para que esses canais façam parte efetivamente de uma estratégia de vendas é preciso estar atento(a) a diversos detalhes. Acredite: reduzir os erros no marketing nas redes sociais pode levar sua empresa a se comunicar melhor com os clientes e gerar mais rentabilidade.
Confira os 20 principais erros de marketing nas redes sociais que você deve evitar:
1. Falta de planejamento e estratégia
Da mesma forma como você planejou seu negócio e desenvolveu as estratégias de venda o mesmo vale para as redes sociais. Como nas redes o público interage de uma forma muito fácil, não ter um planejamento pode gerar ruídos e efeito contrário.
2. Falta de integração do marketing digital
A rede social funciona bem com as mensagens inbox, mas também pode ser um caminho para um blog ou uma landing page. Integrar o maior número possível de canais potencializa sua comunicação e visibilidade na rede.
3. Negligência do conteúdo
Postagens ofensivas, erros gramaticais são alguns exemplos de falta de cuidado que pode custar caro. Quando você notar e quiser tirar do ar pode ser que muita gente já tenha visto. Por isso, tenha sempre o máximo de cuidado com o conteúdo antes de apertar o botão para publicar.
4. Não lidar bem com as críticas
Nem tudo será elogio nas redes sociais. Muitos clientes aproveitam esses canais para expor falhas e críticas em relação à empresa. Nessas situações, evite o conflito e procure mostrar ao cliente como a opinião dele é importante e que a empresa vai levar essa crítica em conta para melhorar. Nunca deve apagar um comentário de crítica, ao invés disso, se deve responder, mesmo que seja simplesmente se desculpando. Deletar uma crítica é desleal e pode inflamar ainda mais a situação.
5. Criar conteúdo sem relevância
Não é porque um meme está viralizando que ele deve estar nas redes da sua empresa. Fazer postagens só por fazer e que nada tenham a ver com o seu negócio pode ser um caminho certo para o usuário deixar de seguir sua página ou denunciar como spam.
6. Usar a rede só para propaganda
Ninguém assiste um canal no YouTube que só passa propagandas, não é mesmo? Sua página deve mesclar propaganda com conteúdo para manter seu público ativo e engajado.
7. Não manter a periodicidade
Não adianta fazer 10 posts em um único dia e depois abandonar a página no restante do mês. Manter um cronograma de publicações é fundamental para manter sua marca e sua empresa na mente do cliente.
8. Automatizar as respostas
Pior do que não responder a um comentário é copiar e colar a mesma resposta para todo mundo. Se o seguidor se deu ao trabalho de fazer um comentário, não investir um tempinho para dar uma resposta personalizada é um grande erro.
9. Não dar a devida importância às redes sociais
Fazer a página de qualquer jeito, atualizar a hora que dá vontade, olhar de vez em quando são comportamentos que vão atrapalhar seus negócios. Uma página pode dizer muito sobre sua empresa e um conteúdo mal cuidado pode representar que você terá desleixo com seu cliente também.
10. Não conhecer o público nas redes sociais
Saber para quem você está falando, conhecer sua persona, é a base para qualquer estratégia de marketing, inclusive nas redes sociais. Conhecer seu público é fundamental para conquistar e engajar as pessoas nos seus conteúdos.
11. Deixar a concorrência de lado
Além de acompanhar a movimentação da sua página é preciso também ficar de olho na concorrência. Ver o que dá certo com o concorrente e o que não dá resultado pode dar pistas valiosas para sua estratégia também.
12. Estar em todas as redes sociais possíveis
Estar em dez diferentes redes sociais não será a salvação das suas vendas se não houver conteúdo suficiente para tudo isso. É melhor estar presente em duas redes que sua empresa consiga fazer uma boa manutenção do que estar em dez sem ter nada a dizer.
13. Um mundo de hashtags
Fazer metade de um texto usando hashtags empobrece a comunicação. Esse recurso deve ter uma finalidade específica. Um evento em que as pessoas marcam a hashtag é um ótimo recurso para medir a popularidade nas redes, mas não devem ser usadas para compor um texto.
14. Não levar em conta as opiniões do público
É importante acompanhar sobre o que está se falando nas redes. Para algo ter repercussão é preciso ter audiência, ter pessoas interessadas no assunto. Não prestar atenção sobre o que o público está repercutindo pode deixar sua rede falando sozinha.
15. Usar uma imagem qualquer
Pegar uma imagem do Google e sair compondo qualquer coisa não vai levar ao engajamento. Procure usar imagens exclusivas, bem produzidas que retenham a atenção do público para motivar uma interação ou compartilhamento.
16. Não manter padrão de comunicação
A comunicação de uma empresa deve ser unificada. Não se pode dizer uma coisa em um dia e ter um discurso totalmente diferente no outro. Manter essa sintonia é importante para construir uma imagem e um relacionamento com o público.
17. Só qualidade ou só quantidade
É melhor fazer uma postagem por dia com uma boa imagem e que tenha tudo a ver com seu público do que dez sem atrativo algum. Não equilibrar qualidade e quantidade pode gerar desinteresse e fazer sua estratégia de marketing virar um furo n’água.
18. Falta de personalidade
Seu negócio deve ter uma cara, um valor a apresentar. Ter uma comunicação fria e impessoal não vai destacar sua marca na imensidão das redes sociais. A linguagem deve transmitir a imagem que se quer passar para criar identidade com o público.
19. Não personalizar a mensagem de acordo com o canal
As redes sociais possuem características diferentes e uma mensagem que terá grande impacto em uma delas pode não ter a mesma repercussão na outra. Pense no que o público está buscando em cada canal e adeque a linguagem e o conteúdo.
20. Achar que ter seguidores e curtidas basta
De nada adianta as pessoas amarem suas redes sociais, mas todo esse investimento de tempo em marketing digital não gerar receitas para o seu negócio. Por isso, é importante os conteúdos terem uma chamada para a ação e suas métricas devem ser acompanhadas de perto para avaliar se a visualização gera conversões ou se estão lá só para entreter o público. Pense nisso!