As palavras-chave são termos simples ou compostos para fazer uma busca no Google ou em outro site. Quando um usuário digita no Google “Pet shop São Paulo”, está usando esta palavra-chave para buscar um serviço que atenda ao seu animal de estimação. A partir daí, o Google vai listar uma série de sites relacionados com o conteúdo da busca. Atualmente, os sites de busca são a principal ferramenta utilizada pelos usuários que estão pesquisando produtos e serviços, por isso se sua empresa está fora da internet, está perdendo oportunidades e dinheiro.
Por que as palavras-chave são importantes?
O Google leva em conta diversos critérios para rankear os sites, isto é, decidir quais terão as primeiras posições na busca e os que ficarão a perder de vista. A palavra-chave é um desses critérios e deve ser escolhida de forma cuidadosa para acertar em cheio o seu público-alvo e “subir” nos resultados de pesquisa. Estima-se que o Google registre mais de 200 bilhões de pesquisas por dia no mundo inteiro. Há muita gente utilizando a ferramenta e, por outro lado, também existe uma forte competição. Geralmente, o usuário clica até no máximo no terceiro resultado, por isso ter o site da sua empresa nas primeiras posições é fundamental para ter visibilidade e resultados na rede.
Como definir as palavras-chave?
O primeiro passo para fazer essa escolha é definir a persona. No marketing, persona é aquele perfil de cliente para o qual a mensagem será direcionada. Ter em mente esse perfil, suas necessidades, seus desejos e comportamentos é fundamental para se colocar no lugar do cliente e pensar em quais palavras ele utilizaria para buscar a informação.
Explorando os blogs
Se o seu site vende roupas pela internet, que tal criar um blog com dicas de moda? Com um blog é possível colecionar uma diversidade de palavras-chave utilizadas pelos usuários e criar conteúdos segmentados, de acordo com o público. Além disso, quem está lendo sobre moda é um potencial consumidor e seu blog pode ser o caminho para fechar uma venda no site.
Análise de concorrentes
Faça um pente fino no conteúdo dos seus principais concorrentes e identifique as palavras-chave utilizadas por eles. A partir desta análise, é possível tanto investir no conteúdo para superá-los nas buscas quanto detectar lacunas, ou seja, conteúdos não explorados por eles que podem representar uma oportunidade para o seu negócio.
Long tails
As long tails são as palavras-chave mais específicas e que podem atrair um público mais segmentado. É tentador encher o site com a palavra “bicicleta”, mas é um termo muito genérico e difícil de subir na busca. Já “bicicletas para trilhas” é direcionada a um certo púbico e terá mais chances de sucesso.
Ferramentas para palavras-chave
Há diversas ferramentas que contribuem com o estudo das palavras-chave. Uma delas é o Google Trends. A ferramenta é gratuita e mostra as palavras-chave mais utilizadas e as que estão em ascensão, divididas até por localidade. O Semrush é uma plataforma que identifica as palavras-chave que mais geram tráfego para o site e, em sua versão paga, permite analisar as principais palavras-chave dos concorrentes. Outra ferramenta semelhante é o Ubersuggest. Teste as ferramentas e escolha pelas que melhor atendam seus objetivos.