CTR é a sigla em inglês para click-through rate ou taxa de cliques em português. O CTR é uma das diversas métricas que compõe um conjunto de dados sobre ações de marketing digital importantes para medir a eficácia do canal e da forma de se comunicar. O cálculo do CTR é fundamental para evitar desperdício de recursos em uma campanha e promover alterações para que os resultados esperados sejam alcançados.
O que é o CTR?
O CTR é o resultado da divisão do número de cliques no anúncio pelo número de impressões. Quando uma publicação é exposta a um usuário é considerada uma impressão. Confira um exemplo prático:
Um anúncio feito no Google teve 200 mil impressões e 50 mil usuários clicaram no link para entrar no site.
50.000/200.000 = 0,25 x 100 = 25%
Portanto, a taxa de cliques do anúncio foi de 25%, ou seja, de cada 100 impressões, 25 foram convertidas em cliques para o site.
Por que o CTR é importante?
O CTR pode ser a base de pagamento para o custo por clique, ou seja, o anunciante paga à plataforma a cada vez que um usuário clica no link.
Para avaliar o desempenho de uma campanha o CTR também é fundamental. Um número alto de cliques indica que o anúncio está bem segmentado e atraente para o público-alvo estabelecido, aumentando as chances de conversão.
Como aumentar o CTR?
Uma mensagem direta, simples de entender e irresistível é a dica mais importante para aumentar o CTR. Imagine que sua empresa quer vender cursos de inglês para disponibilizar aulas online. Confira algumas formas de chamar a atenção do usuário:
Promoções
Na Black Friday, o primeiro mês tem 50% de desconto
Criar urgência
Últimas horas para fazer seu curso de inglês com 20% off
Conteúdo para o blog
10 motivos para estudar inglês neste verão
Sazonalidade
Férias de janeiro na Disney? Aprenda inglês básico em quatro semanas
Como elaborar a frase para o Google?
Há vários formatos que são o pulo do gato para atrair mais visitas para o site e aumentar a taxa de cliques:
Números
Textos no formato 10 dicas, 10 maneiras, 5 atitudes ou como fazer em 5 passos, já dão uma ideia ao usuário do que encontrará pela frente, estimula a curiosidade e oferecem uma leitura mais agradável.
Palavras-chave
Se o curso de inglês é específico para negócios, pesquise sobre as palavras-chave adequadas e trabalhe com elas no título do anúncio. Se a palavra-chave for “inglês para negócios”, insira na chamada. Exemplo: Inglês para negócios. Aulas em horários flexíveis.
Soluções
Ofereça uma solução para uma dor que o usuário esteja enfrentando. Por exemplo:
- Como aprendi inglês em apenas dois meses?
- Cinco dicas para melhorar a pronúncia em inglês.
CTR orgânico
Investir em um conteúdo atraente e relevante ajuda a aumentar a taxa de cliques também nas buscas orgânicas. Entre os critérios do Google para indexar uma página nas primeiras posições está a relevância e se o conteúdo atendeu às expectativas do usuário. Portanto, é possível conquistar posições e cliques sem necessariamente pagar por anúncios, que reduz os custos para obter conversões.