Se há uma etapa fundamental nas estratégias de marketing digital, essa é a da landing page. É com ela que você efetivará o negócio – seja venda de produtos, seja contratação de serviços, ou qualquer outra proposta. Sua campanha deve preparar o site com uma página bem desenvolvida e extremamente eficaz em sua missão.
Hoje em dia, variadas ferramentas dão conta desse recado, e uma das promissoras chama-se Unbounce, sobre a qual falaremos a seguir.
- O que é Unbounce?
- Quais são as ferramentas disponíveis?
- Por que uma landing page?
- Testes A/B
O que é Unbounce?
É um software para criação de landing pages. O Unbounce vem se destacando como o grande queridinho de agências e profissionais de marketing. A facilidade para a utilização, a maneira simples e intuitiva como os recursos são apresentados e a eficácia ganham o reforço do fator custo-benefício. Ou seja, tem tudo a favor.
Em uma entrevista recente, Rick Perrault, criador do Unbounce, explicou sua motivação. Disse que queria uma ferramenta que o permitisse criar uma página de captação sem ter que depender de alguém para carregar imagens, adicionar textos e criar um CTA. Em outras palavras, queria praticidade e independência.
A companhia é enfática ao afirmar que seu software é único e que você não precisará desembolsar altas quantias para contratar desenvolvedores.
Quais são as ferramentas disponíveis?
O Unbounce oferece soluções em landing pages e overlays. A primeira é a parte em que ocorre a conversão de clientes, principalmente os qualificados. Dentro do funil de vendas, esse recurso está lá no final, concretizando os negócios. Já a segunda otimiza a chamada para ação (CTA), comando-chave de uma página de conversão.
Ambas as estratégias são excelentes alternativas para se conseguir dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores de seus produtos/serviços. Esse software otimiza o desenvolvimento de cada uma delas, evitando que seja necessário investir em um profissional especificamente para isso.
A companhia cita como vantagens os templates de fácil uso, um centro de ajuda com diversos recursos, segurança reforçada e diversas formas de testar as landing pages criadas.
As funcionalidades variam conforme o plano escolhido. São cinco opções, sendo a principal diferença entre elas o número de páginas que você poderá publicar por mês.
Por que uma landing page?
Você deve ter notado que o Unbounce é uma ferramenta para desenvolvimento de landing pages. Também já percebeu que esse tipo de página é importante, certo? Então, vamos detalhar o porquê desse papel fundamental.
Ao contrário, por exemplo, da homepage (cheia de informações diversas, menus, etc.), uma página de captação tem um único e claro propósito: justamente converter. Por isso, sua interface costuma ser bem simples, sem muita firula nem links diversos.
Na verdade, só há um texto descritivo, poucas imagens ilustrativas, um vídeo e uma única opção de clique (CTA).
Para convencer o lead a fechar negócio, pode-se disponibilizar uma série de produtos – varia conforme as estratégias. Esses bônus te ajudam a convencer a decisão do lead e a coletar informações pessoas. Podem ser:
- e-book;
- assinatura de newsletter e de blog;
- relatórios com estatísticas sobre seu nicho de atuação;
- apresentações gravadas;
- vídeos específicos;
- edições de podcasts;
- listas.
Estes são apenas alguns exemplos do que você pode oferecer em troca de o lead comprar um produto seu ou contratar um serviço.
Testes A/B
Em marketing não há muito segredo: você precisa lançar campanhas e testá-las constantemente. Dessa maneira, conquistará a taxa de conversão desejada. Uma forma bastante aplicada é a dos testes A/B.
Já que o assunto aqui trata de landing pages, vamos seguir nessa linha. A estratégia dos testes A/B te permite encontrar a melhor interface (ou seja, a que converta mais). Para tanto, são criadas variadas opções de páginas de conversão, as quais são disponibilizadas de forma aleatória aos visitantes. Estas podem usar imagens, cores e CTAs diferentes. O Unbounce tem recursos para esse trabalho.
A intenção é descobrir a combinação que mais chame a atenção. Você permanecerá testando com frequência cada etapa da estratégia. O comportamento dos consumidores, afinal de contas, muda.