Freelancer x agência de marketing digital: qual devo contratar?

Quando se decide investir em estratégias de marketing na internet — que abrangem a construção de site/blog, produção de conteúdos e outras atividades que podem ser contratadas pela empresa —, a dúvida entre firmar parceria com profissionais freelancers ou com uma agência de marketing digital é bastante comum.

Definir a estratégia a seguir é um passo importante, afinal, a escolha inadequada pode resultar em desperdício de recursos financeiros, falhas no acompanhamento de resultados e metas não cumpridas. Diante desse cenário, como entender o que é melhor para alcançar os objetivos da empresa?

Neste artigo, fizemos um comparativo entre as incumbências do freelancer e da agência de marketing digital, bem como os tipos de serviços prestados, as soluções propostas e outros aspectos relevantes. Acompanhe!

Prestação de serviços

A princípio, existem diversos trabalhos em comum entre freelancers e agências de marketing digital. A diferença está na quantidade de serviços que cada um consegue oferecer.

Supondo que sua empresa necessite criar um site completo, ela pode tanto contratar um web designer freelancer quanto encarregar uma agência de marketing digital de construí-lo.

Nesse caso, o freelancer prestará o serviço de maneira pontual — construirá o site e nada mais. A agência de marketing digital não se limitará a isso, cuidando de outros aspectos do projeto, tais como:

  • estratégias de SEO;
  • produção de conteúdos;
  • perfis de redes sociais;
  • campanhas de e-mail marketing;
  • links patrocinados, entre outros.

Suporte a decisões

Primeiramente, a opção pelo freelancer requer mais participação da empresa para tomar as decisões e avaliar a qualidade por conta própria. Ou seja, é fundamental ter as estratégias prontas antes da contratação.

Optar pela agência de marketing digital, por sua vez, significa conceder mais autonomia à equipe de especialistas para cuidar da maior parte dos detalhes. O time de profissionais capacitados assegura, também, que o projeto seja executado com excelência em vários aspectos.

Estando sua empresa convicta do que precisa para colocar em prática o planejamento, é melhor contratar um freelancer que execute as funções pontualmente. Do contrário, contratar uma agência é a escolha certa.

Flexibilidade para gerenciar custos

A grande vantagem de contratar serviços de freelancers é a flexibilidade para negociar valores, prazos e formas de pagamento. Além disso, a liberdade para negociar reflete em custos menores, pois a empresa pagará pelo serviço de um profissional, e não de uma equipe completa.

Já as agências de marketing digital, sobretudo as mais experientes, trabalham com ticket médio e outros indicadores para determinar o preço do serviço. Outros fatores que influenciam nos custos são as tributações, os impostos e as obrigações trabalhistas — o que não entra no balanço quando se negocia com um freelancer.

Compromisso com os resultados

Quanto ao compromisso em entregar resultados, essa questão não tem relação com a qualidade do serviço prestado, mas com as obrigações que cada parte assume ao longo do projeto.

O profissional freelancer, quando contratado para fazer um trabalho que influencia diretamente no marketing (produção de conteúdo, por exemplo), se compromete com a qualidade do material que desenvolverá — que será determinado pela empresa contratante do serviço ao avaliá-lo.

Independentemente da repercussão e dos leads gerados a partir do conteúdo, o limite entre o freelancer e o projeto é a aprovação do seu trabalho e o pagamento. Isto é, ele não se responsabiliza pelos resultados estratégicos.

Por sua vez, a agência de marketing digital desde o início está comprometida a entregar resultados sólidos para a sua empresa. As projeções de resultado serão sempre uma guia importante no trabalho com a agência, pois depende da satisfação dos seus clientes para a renovação dos contrato, garantindo crescimento para si e para seus clientes.

A escolha entre contratar um freelancer ou uma agência de marketing digital depende da realidade da empresa, dos seus objetivos e do que ela espera receber de cada serviço. Enquanto os freelancers oferecem vantagens em funções pontuais, as agências são adequadas para trabalhos de natureza técnica, estratégica e de longo prazo.

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