Como a gestão de projetos pode ajudar o marketing da sua empresa?   

Gestão de projetos

Saiba tudo sobre a gestão de projetos e veja como aplicá-la em todas as iniciativas do marketing da sua empresa.    

Você trabalha em um departamento de marketing ou é gestor(a) da área, mas ainda não aplica a gestão de projetos em suas iniciativas?  

Toda iniciativa que tenha um objetivo claro, com começo, meio, fim e seja composta por diversas atividades é um projeto. Montar uma equipe, alcançar determinado número de seguidores nas redes sociais, são exemplos de projetos de marketing.  

Ao aplicar a gestão de projetos, você consegue mapear todos os processos, além de otimizar o tempo de todos da equipe.  

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira: 

  • O que é a gestão de projetos? 
  • As 5 fases da gestão de projetos 
  • Dicas para colocar em prática  
     

O que é a gestão de projetos?  

A gestão de projetos nada mais é do que um conjunto de ações e técnicas utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma empresa. Tudo isso com o objetivo de entregar os melhores resultados.  

Como você viu acima, o time de marketing lida diariamente com projetos das mais diversas naturezas e aplicar essa estratégia pode ser o divisor de águas para melhorar as entregas da equipe. 

Ao incorporar a gestão de projetos no marketing é possível otimizar o tempo da equipe, tomar decisões de forma mais rápida, engajar o time, controlar os processos, além de trazer resultados mais assertivos.   

As 5 fases da gestão de projetos 

Agora que você já entendeu o que é a gestão de projetos e também os benefícios que ela pode agregar à equipe de marketing, vamos falar das suas 5 fases.  

São elas: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento.  

  1. Iniciação  

Como o próprio nome já diz, esta é a fase em que a gestão de projetos se inicia. Nela o gestor do projeto deve entender alguns pontos importantes para ter a visão macro da iniciativa.  

Será preciso definir um nome para o projeto, entender a sua viabilidade, definir os objetivos, problemas e riscos envolvidos, selecionar a equipe e as ferramentas mais adequadas, e outros pontos que julgar relevantes.  

  1. Planejamento 

Passada a parte inicial, é preciso começar um planejamento minucioso para que a estratégia traga um retorno positivo. Aqui é necessário definir o escopo do projeto, cronograma, custos, orçamento etc.  

É possível usar alguns métodos para definição das metas, como: S.M.A.R.T,  C.L.E.A.R ou OKR. Todos eles vão ajudar o gestor de projetos a garantir o acompanhamento e mensuração das metas.  

  1. Execução  

Agora é o momento de colocar em prática tudo que foi planejado nas etapas anteriores. O gestor deve fazer uma reunião inicial, conhecida como kick off, e passar as atribuições de cada um do time.  

Além deste primeiro encontro, será necessário que ele acompanhe de perto as ações do time para auxiliar na resolução de possíveis problemas ou mesmo orientar quando houver a necessidade de desviar a rota do que foi planejado.  

  1. Monitoramento e controle 

Neste momento é preciso analisar e acompanhar todas as ações desenvolvidas, com o objetivo de entender se as coisas estão andando conforme o planejado ou se é preciso redefinir partes do plano.  

É válido repassar o cronograma, o orçamento e até mesmo os riscos definidos na primeira etapa.  

  1. Encerramento   

A última etapa da gestão de projetos é marcada, justamente, pela entrega do projeto. É interessante que haja uma reunião de finalização para discutir os principais pontos e possíveis melhorias para as próximas iniciativas.  

Dicas para colocar em prática  

Agora que você já sabe como funciona a gestão de projetos e suas fases, vamos trazer um bônus: algumas dicas para te ajudar a colocá-la em prática nas iniciativas de marketing da sua empresa. Confira!  

  • Defina metas claras e possíveis de serem cumpridas no cronograma do projeto; 
  • Divida seu projeto em etapas mais curtas; 
  • Se comunique de maneira clara e honesta com o time envolvido na iniciativa; 
  • Seja flexível. Muitas vezes será preciso flexibilizar e alterar alguns pontos para que o projeto siga seu curso; 
  • Selecione ferramentas que ajudem na gestão do projeto e façam sentido para a realidade da sua empresa.  

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a entender mais sobre a gestão de projetos aplicada ao marketing. 

Mas, se precisar de ajuda para colocar em prática, conte com a experiência da Monolito. Fale conosco agora mesmo, clicando aqui.  

Deixe um comentário