OKR: o que significa e como aplicar na sua empresa 

OKR - o que significa e como aplicar na sua empresa

Saiba o que significa OKR e confira estratégias que vão te ajudar a colocar essa metodologia em prática na sua empresa.  

O termo “OKR: o que significa” tem uma grande incidência de buscas e isso não é à toa. Pois a metodologia é muito eficiente para alavancar resultados, motivar equipes e solidificar a cultura organizacional das empresas.  

Só com essas informações já dá para ter uma noção da diferença que o OKR pode fazer nas empresas dos mais diversos portes, engana-se quem pensa que ela só funciona nas grandes corporações.  

Continue a leitura deste conteúdo e confira: 

  • OKR: o que significa? 
  • Diferenças entre OKR e KPI 
  • 5 dicas para implementar na sua empresa    

OKR: o que significa? 

OKR é um acrônimo para Objectives and Key Results, objetivos e resultados-chave em português.  

Portanto a resposta para “OKR: o que significa?” é bem simples. Trata-se de uma metodologia ágil que ajuda a organizar os objetivos a serem atingidos pelas empresas, separando-os por departamentos. 

Seu grande diferencial é formar uma rede em que todos saibam no que os outros estão trabalhando, como forma de integrar e focar os esforços para que os objetivos sejam atingidos mais rapidamente.  

Algumas “regras” precisam ser seguidas, confira: 

  • Os objetivos devem ser qualitativos e inspiradores; 
  • Os resultados-chave devem ser quantitativos e facilmente mensuráveis.  

Diferenças entre OKR e KPI 

É muito comum que se confundam os termos OKR e KPI, mas na verdade as metodologias são diferentes e complementares.  

KPI (Key Performance Indicator) é uma ferramenta utilizada em processos já em andamento, e serve para analisar o desempenho de um departamento ou ação.  

Já o OKR, como falamos, serve para levar a organização de um ponto a outro. Melhorando e aprimorando processos através do cumprimento dos objetivos estabelecidos.  

Além disso, as metodologias se diferem na questão da quantidade. Recomenda-se estabelecer no máximo 5 resultados-chave no OKR, já para os KPI´s não há um limite.  

5 dicas para implementar na sua empresa  

Agora que você já sabe responder “OKR: o que significa” e entendeu a diferença entre a metodologia em questão e os KPI´s, vamos trazer 5 dicas práticas para te ajudar a implementar agora mesmo na sua empresa.  

1. Comece aos poucos  

A primeira coisa que deve ser levada em consideração para quem está começando a implementar a metodologia OKR é que não é necessário fazer tudo de uma vez.  

É possível e recomendado que se comece aos poucos. Nesse sentido, pode não ser uma boa estratégia estabelecer OKR´s por departamento logo de cara.  

Primeiro pense em um objetivo único e comum para toda a empresa, assim será mais fácil gerar alinhamento, interação e aprendizado.  

2. Treine o time  

Não adianta marcar uma reunião com os times e anunciar que a empresa está implementando a metodologia a partir de determinado dia. Isso não vai engajar as pessoas.  

É preciso treinar seu time dando as informações relevantes sobre o assunto e deixar todo mundo na mesma página. Na sequência, você deve explicar porquê a iniciativa foi escolhida e como todos podem contribuir.   

Após isso, será muito mais fácil implementar o OKR e seu time estará pronto para definir os objetivos e resultados-chave.  

3. Defina objetivos e resultados-chave claros 

Se as pessoas não entenderem os objetivos e resultados, com toda a certeza não vão conseguir alcançá-los. Por isso, recomenda-se defini-los com a maior clareza possível. Veja alguns exemplos.  

Exemplo de objetivo: tornar-se autoridade no mercado.  

Exemplo de resultado-chave para o objetivo acima: aumentar em 30% o número de clientes que chegam através de canais digitais.  

4. Deixe os OKR à vista de todos  

Para que a estratégia seja bem-sucedida, a transparência precisa estar presente. É fundamental deixar os OKR e resultados à vista e disponíveis para todos da empresa, só assim haverá engajamento e comprometimento.   

5. Acompanhe os resultados 

Por fim, acompanhe os resultados de forma constante. Para que os prazos sejam cumpridos e os esforços sigam na direção correta.  

Fazer um acompanhamento semanal é uma boa estratégia para manter tudo no caminho certo e para fazer os ajustes necessários.  

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o conceito de OKR e como aplicá-lo na sua empresa.  

Continue aprendendo sobre o assunto e outras ferramentas em nosso blog.  

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