Canvas Business Model: como esse modelo fez ideias de negócios darem certo

Canvas Business Model

Qual é a primeira coisa que você faz quando tem uma ideia de negócio? E se apresentarmos à você um modelo visual, simplificado e fácil de usar para estruturar sua ideia e mostrar o potencial do seu negócio para outras pessoas de forma rápida e direta?  

Neste texto vamos apresentar o Canvas Business Model, um modelo de negócio visual que empreendedores e equipes usam para anunciar um novo produto, serviço ou negócio em apenas uma única página (slide). Continue a leitura e entenda como o Canvas Business Model funciona e como você pode colocá-lo em prática. 
 

Tenho uma ideia de negócio e quero colocá-la em prática 

Me ajuda, Alexandre!  

 
Alexander Osterwalder observou que a forma como as pessoas comunicavam suas ideias empreendedoras era cansativa, apresentações cheias de texto e números, nada dinâmico, rápido e direto. Analisando esse cenário, e utilizando conceitos do design thinking, Alex Osterwalder desenvolveu na sua tese de mestrado o Canvas Business Model (e virou até livro!), esse que iremos apresentar agora.  

Como funciona ? 

O Canvas Business Model funciona em nove blocos dentro de canvas (página/slide), são eles:  

Parceiros chave 
Atividades chave 
Recursos chave 
Proposições de valor 
Relacionamento com cliente 
Canais 
Segmentos de clientes 
Estrutura de custos  
Fluxo de receitas 

Mas cabe tudo isso em um slide só? Veja o modelo na prática 

Modelo recriado por Monolito.

Agora que você já visualizou o quadro, vamos entender cada categoria do Canvas Business Model para você construir sua ideia de negócio de forma otimizada, é só seguir os passos abaixo. Observe que a ordem de preenchimento dos blocos é importante e foi proposta pelo próprio Alexander. 

1. Segmentos de cliente 

Comece por aqui, afinal, sua ideia será só uma ideia se ninguém quiser pagar por ela. É nesse momento que você define quem serão seus consumidores, em qual nicho eles estão? Para isso, é preciso entender seus comportamentos e identificar suas características.  
 

2. Proposta de valor 

O Canvas Business Model precisa que você explique de forma resumida quais são os benefícios que seu produto/serviço/negócio oferece ao seu cliente. Pense em: acessibilidade, preço, desempenho… E tente transformar todos os benefícios oferecidos em apenas 1 frase. 

Tome cuidado para não listar produtos na Proposta de Valor, mas seus benefícios. Se tiver dificuldade, experimente responder as perguntas: 

  • Que problemas o meu negócio resolve? 
  • Se meu negócio não existir, o que faltará no mercado? 
     

3. Canais 

Esses canais podem ser de: venda, comunicação e distribuição do produto, ou seja, tudo que interligue o cliente e a empresa. 

Alguns canais de comunicação e venda são: Mídias sociais, telefone, aplicativo da empresa.. 

4. Relacionamento 

No Canvas Business Model o relacionamento é peça chave, é a estratégia que evita que o seu cliente corra para a concorrência em um momento oportuno.  

Neste caso, o relacionamento empresa-cliente precisa gerar conexão e ser funcional, precisa resolver de forma ágil e rápida as dores que seus usuários têm ao usar o seu produto.  

5. Fontes de renda 

Nada mais é do que as formas de pagamento que o cliente terá disponível ao comprar o seu produto/serviço. 

Será pagamento único? Assinatura mensal? Empresas de streaming, por exemplo, usam a estratégia de assinatura mensal para gerar sua fonte de renda. 

6. Recursos chave 

Pensando pelo lado operacional do Canvas Business Model, chegou o momento de definirmos as ferramentas fundamentais para o nosso negócio funcionar, por exemplo: em uma agência de marketing, as ferramentas de trabalho são: computadores, internet…  
 

7. Atividade chave 

Assim como o item anterior, precisamos listar nossas atividades chaves, ou seja, aquelas atividades importantes que vamos fazer todos os dias para o produto ou serviço continuar no mercado.  

Segue o exemplo: A atividade constante que uma agência de marketing precisa ter é a manutenção dos computadores, das plataformas digitais que utilizam, desenvolvimento de novas campanhas de vendas, criação de novas identidades visuais… 

8. Parcerias chave 

Mas e se a nossa empresa precisar de fornecedores? Essas serão as nossas parcerias chaves. Empresas que fornecem produtos que precisamos para fazer o nosso negócio rodar.  
Uma cervejaria, por exemplo, precisa de lúpulo e malte, eles são as parcerias chaves.  

9. Estruturas de custo 

Nesse último bloco do Canvas Business Model iremos identificar os principais custos, aqueles que são os mais altos mas também os mais importantes.  
Para ajudar a visualizar, seguimos com o exemplo da agência de marketing: energia elétrica, manutenção das máquinas, pagamento de funcionários…  

Chegou o seu momento! 

Disponibilizamos o template do Canva Business Model para você baixar e preencher com as informações do seu produto/serviço.

Ferramenta Canvas Business Model

Boa sorte nos negócios! 

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