Há ocasiões em que somente uma campanha convencional parece não dar conta do recado. Por melhor que seja, os resultados permanecem mornos enquanto a concorrência segue feroz. Então, é preciso engrossar o tom e apelar para algo mais forte, do tipo bombástico. É aí que entra o marketing de guerrilha.
Neste artigo daremos uma geral nessa estratégia, veremos:
- O que é marketing de guerrilha?
- Por que investir nisso?
- Tipos de marketing de guerrilha
- 5 dicas válidas
- Cases de sucesso
O que é marketing de guerrilha?
Campanhas publicitárias mais agressivas, inusitadas, com ações de bastante impacto sobre o público – assim podemos descrever de que se trata o marketing de guerrilha.
Esse termo surgiu com o publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson, no final dos anos 1970. Sua inspiração veio das táticas de guerrilha usadas pelos vietnamitas contra os Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã.
Mas, no fundo, não é a mesma coisa que marketing tradicional? Bem, em sua essência, sim, já que o objetivo é atrair a atenção das pessoas para um produto, serviço ou conceito. O que muda é a abordagem.
Normalmente de baixo custo, ações assim são diretas, nada discretas nem convencionais. O propósito de chocar as pessoas.
Por que investir nisso?
Muitos se perguntam como destacar seus negócios em um mundo inflacionado de informações e concorrentes. E aí está a primeira vantagem do marketing de guerrilha. Seu perfil de grande impacto dificilmente passa desapercebido. O melhor: atinge um número expressivo de pessoas e costuma deixar marcas mais duradouras do que as vias ditas normais de publicidade.
Imagine, por exemplo, se deparar com um banco de praça caracterizado como uma barra de chocolate Kit Kat com a embalagem aberta, pronta para ser abocanhada. É praticamente impossível não chamar a atenção dos pedestres que passam pelo local diariamente.
Esse é um dos casos de sucesso mais conhecidos do marketing de guerrilha.
Tipos de marketing de guerrilha
Existem variadas formas de aplicação para essa estratégia – lembra daquela analogia às táticas de guerrilha vietnamitas? Na guerra das marcas também é preciso diversificar suas ações.
Portanto, entre os tipos mais conhecidos, temos:
- Marketing de ambiente
- Marketing de projeção
- Marketing discreto (stealth marketing)
- Marketing viral (buzz marketing)
- Wild Posting
- Marketing de emboscada
- Marketing de rua
5 dicas válidas
Ok, estamos falando de uma estratégia agressiva, de alto impacto. Entretanto, calma, pois não devemos sair por aí, fazendo de qualquer jeito. Há aspectos que te ajudam a acertar mais que errar, e aqueles que podem comprometer ideias brilhantes.
Conheça seus clientes
Algo fundamental da boa prática do marketing é saber exatamente a quem está direcionando suas ações. Ou seja, qual é a persona cuja dor pretende resolver de maneira única. Não ter essa informação completa pode te custar tempo, dinheiro e, dependendo, seu emprego.
Faça parcerias
Sua estratégia tem muito a ganhar quando sela parcerias. Por exemplo, usar a fachada de um estabelecimento que fica próximo a seu concorrente para divulgar sua marca.
Ser original
Parece até batido, mas repetir que uma campanha deve ser original é sempre válido. Evite o atalho da cópia. Veja o que deu certo para os outros como uma referência para se inspirar. Quebre a cuca até encontrar uma ideia nova, sua. Se bem criativa, o efeito promete ser espetacular e duradouro.
Atenção na execução
De nada adianta um planejamento impecável se na hora da execução algo foi insuficiente. Muitas campanhas morreram na praia dessa forma. Portanto, estude bem como colocará em prática sua ação – fatores que podem causar problemas, condições climáticas ou de suporte a ser utilizado etc.
Avalie resultados
Analise as métricas com as ferramentas que já utiliza e também observe a repercussão nas redes sociais. Você busca resultados, afinal de contas.
Cases de sucesso
Além daquela genial campanha da Kit Kat que citamos aqui (a do banco estilizado na forma de barra de chocolate), outras marcas deixaram boas lembranças.
Coca-Cola
A companhia conseguiu grande impacto com baixo orçamento. Preparou uma máquina de refrigerantes especialmente para o Dia dos Namorados. Controlada remotamente, o equipamento só liberava a latinha depois que o casal se beijasse.
Burger King x McDonald’s
Pensando em aproveitar o Dia Internacional da Paz, o Burger King surgiu com a proposta de uma parceria meteórica com o McDonald’s. A ideia era reunir dois dos carros-chefes de cada lanchonete, Whopper e Big Mac, em um único lanche – o McWhopper. Seria a trégua de um dia entre ambos os concorrentes.
Saíram um vídeo, um anúncio no jornal New York Times e um site. Foi um barulho e tanto, apesar de o McDonald’s, a princípio, ter esfriado o barato com uma carta aberta, negando a parceria.
E você, que tal traçar uma estratégia de marketing de guerrilha para seu negócio? Quer saber como? Pergunte-nos como. O time da Monolito pode te ajudar a traçar uma estratégia certeira para o que precisa.