Pagar apenas pelo resultado é a grande vantagem do marketing de performance. Saiba por que esse tipo de estratégia é importante para investir com mais eficiência.
O marketing de performance aproveita todas as possibilidades de métricas oferecidas no ambiente digital para que o investimento seja feito de acordo com o resultado. Um anúncio de um automóvel feito em mídias tradicionais, como rádio, televisão e impressos não permite saber com precisão quantas vezes a audiência foi exposta a aquele anúncio e qual foi o canal mais eficiente. Já no marketing de performance essas informações são mais claras e fornecem subsídios para tomar decisões sobre investimentos.
O que é marketing de performance?
No marketing de performance as ações são pagas com base no desempenho dos anúncios de acordo com o que foi definido anteriormente. Como esse desempenho pode ser medido? Pode ser uma venda, um clique no link, o preenchimento de um formulário, a resposta de uma pesquisa, a captura de um e-mail, enfim, são ações definidas na estratégia de marketing importantes para os negócios de uma empresa.
Benefícios do marketing de performance
No marketing de performance como só se paga pelo que realmente oferece retorno, há vantagens que devem ser levadas em conta:
- As ações de uma estratégia são totalmente mensuráveis, o que facilita identificar o que está dando certo e o que deve ser corrigido;
- O marketing de performance tem foco no retorno sobre o investimento, ROI, o que representa um menor risco para o anunciante.
- Relatórios com as métricas de desempenho permitem uma ação rápida em uma eventual mudança de rota;
- Com a possibilidade de se utilizar vários canais para promover as campanhas (e-mail marketing, redes sociais, blogs etc.) é possível conhecer a performance em cada canal e concentrar os investimentos onde há maior retorno.
Indicadores do marketing de performance
Até aqui está claro que as métricas têm papel fundamental no marketing de performance. Para fazer as análises e definir pelo tipo de cobrança é importante a empresa já ter um histórico no marketing digital e no seu funil de vendas. Quem está começando hoje a fazer esses anúncios ainda não terá elementos suficientes para fazer as comparações e aproveitar os benefícios do marketing de conteúdo. Uma vez que os dados já estão se consolidando e disponíveis para análise, entre os indicadores a serem avaliados estes são os mais importantes:
Custo por clique (CPC)
O custo por clique é um indicador que mede a eficiência da mensagem, se estimula ou não o usuário a clicar no link. O clique é a primeira ação do usuário para se engajar com um conteúdo por isso o CPC pode ser usado como um parâmetro de cobrança.
Custo por lead (CLP)
Preenchimentos de cadastros ou do campo de e-mail para ter acesso a um ebook por exemplo gera uma nova informação no banco de dados, que pode representar uma nova oportunidade de negócios. Esse custo por lead deve ser levado em conta no marketing de performance.
Custo por milhar (CPM)
O CPM é o custo por mil pessoas. É uma informação mais genérica, que exige menos engajamento do público-alvo porque conta com menos ações realizadas. O custo é menor, mas a qualidade das informações também é inferior.
O marketing de performance otimiza os recursos publicitários e atinge as pessoas certas, sendo a melhor opção para quem busca bons resultados.