A realidade aumentada tem despertado a curiosidade de muitos, mas promete revolucionar a forma como os consumidores fazem compras, como os gamers interagem com os jogos eletrônicos e em tantos outros comportamentos. Imagine um passeio turístico e, ao apontar o celular para um prédio famoso, por exemplo, já aparecer na tela todas as informações sobre aquele local. Também apontar para um restaurante e ver na tela o cardápio, os preços, etc. Se a realidade aumentada está parecendo algo muito futurista, procure se lembrar da febre do jogo Pokemón Go, que reunia adolescentes em espaços públicos para caçar Pokemóns que apareciam virtualmente na tela do celular. Essa é a realidade aumentada.
Realidade aumentada x realidade virtual
Ainda há confusão sobre as definições de realidade aumentada e realidade virtual. A realidade virtual consiste em um ambiente imersivo. Ao utilizar óculos de realidade virtual, é possível se sentir dentro de um museu, olhando para cima, para trás, etc. Na realidade aumentada não existe essa imersão. Você aponta o celular para a obra Monalisa, se estiver no museu do Louvre, em Paris, e assim diversas informações surgem na tela. Outra forma de uso da realidade aumentada seria simular o quadro da Monalisa na sua sala e ver se combina ou não.
Realidade aumentada no marketing
Qual será o efeito prático da realidade aumentada dos negócios? Para o e-commerce e empresas de serviços digitais a realidade aumentada trará inúmeras oportunidades. É um recurso que permitirá ao cliente, por exemplo, ter uma noção do tamanho de um produto não se baseando apenas por uma foto. A famosa rede sueca, Ikea, inovou na forma de vender móveis pela internet. Basta escolher no site da loja uma poltrona, por exemplo, apontar o celular para a sala e o aplicativo já mostra o móvel como se já estivesse na sua casa. Assim, é possível ter uma ideia muito próxima do real e se aquele móvel combina com a decoração e se cabe no seu espaço.
Sites de acessórios femininos também estão investindo em realidade aumentada. Ao posicionar o celular no formato selfie, a consumidora pode ver como fica um colar, um brinco, um par de óculos, enfim, é uma visualização que favorece a venda e reduz a chance de arrependimento dos clientes. Não é apenas nas vendas em si que a realidade aumentada tem um grande poder. Para as ações de marketing digital, anúncios que utilizam a realidade aumentada tem uma capacidade de viralizar maior em relação às formas convencionais, favorecendo a divulgação.
Integração digital com a realidade aumentada
Na integração do ambiente físico com o digital decorrente das novas tecnologias, assim como falado anteriormente sobre os museus, a realidade aumentada chegará com tudo ao varejo. As inúmeras trocas de roupas nos provadores poderão ser substituídas por uma tela que mostra como a peça ficará no corpo. No supermercado, apontar o celular para saber mais sobre um produto poderá remeter a uma oferta ou outra condição especial.
Portanto, a tendência é que cada vez mais as empresas explorem novas possibilidades de incluir a realidade aumentada em suas estratégias de venda e de marketing digital, tornando esses recursos mais determinantes na tomada de decisão dos consumidores.