Se sua empresa ainda não tem um site responsivo já passou da hora de dar esse upgrade. Antes, as visitas a um site aconteciam apenas por meio do computador ou do notebook. Agora, os tamanhos de tela estão bem diversificados nos smartphones, tablets e iPads. O site responsivo adapta suas dimensões e navegabilidade ao tamanho da tela, o que permite acessar os menus com facilidade e rapidez.
Site responsivo: vantagens
Experiência do usuário
O site responsivo torna a navegação muito mais fácil. Não é preciso dar zoom no site, o acesso ao menu é rápido e o preenchimento de formulários e campos de pagamento fica muito mais fácil.
Aumento no acesso por dispositivos móveis
O número de acessos a sites por smartphones e tablets aumenta a cada dia. Oferecer uma navegação agradável reduz os riscos do usuário abandonar a página por dificuldades no acesso.
Velocidade
O carregamento de um site convencional é mais lento do que um responsivo em dispositivos móveis. Agilidade é fundamental para o usuário não buscar por outro site.
Aumento do alcance
O Google dá prioridade a um site responsivo no momento da busca por uma palavra-chave. Por isso, não adaptar o site para esse formato pode entregar resultados diretamente aos seus concorrentes. Em 2018, o Google anunciou mudanças na forma de indexar os conteúdos dos sites e informou que a preferência na indexação será dada a versões mobile.
Redução da taxa de rejeição
Um site responsivo evita que o usuário entre e deixe a página sem ver nada, o que pode reduzir as taxas de rejeição.
Aumento dos leads
Mesmo que o visitante da página não compre nada, pode fazer alguma interação com o site que renda um relacionamento para uma venda futura. Seja mandar um Whatsapp com uma dúvida, cadastrar o e-mail, preencher um formulário ou responder a um quiz. Oferecer uma navegação facilitada nesses tipos de campos pode gerar novos leads
Mais vendas
A maioria das vendas feitas pela internet ocorrem pelos desktops (computadores de mesa ou notebooks), mas a tendência é de aumento do número de pessoas que utilizam o celular ou tablet para fazer compras. A própria disponibilidade de aplicativos de lojas para fazer vendas confirma essa tendência do uso cada vez maior do celular para fazer compras. Se o site é responsivo e proporciona uma boa experiência de vendas, os resultados serão cada vez mais favoráveis.
Compartilhamentos
O usuário encontrou pelo Google um site interessante e quer compartilhar na rede social ou até mesmo pelo Whatsapp. Quando é feita a cópia do link, o site responsivo o apresenta de uma forma mais curta. Geralmente, sites convencionais são apresentados com links enormes, que prejudicam a visualização.
Adaptação a dispositivos futuros
Empresas de tecnologia estão sempre lançando novos produtos e seu site deve estar preparado para as novidades que virão. Pode ser que os celulares fiquem maiores do que são hoje ou sejam criados dispositivos menores. Seja qual for a próxima invenção, o site responsivo deixará o conteúdo preparado para qualquer tamanho de tela que esteja por vir.