Os formatos de compra e atração de clientes se modificam toda hora e novas estratégias de marketing de conteúdo surgem.
Antes os anúncios eram inevitáveis no cotidiano das pessoas, seja no comercial da televisão ou no rádio, mas hoje 1 a cada 5 adultos conectados no mundo tem um bloqueador de anúncios em seus navegadores, segundo o relatório Dimension, publicado pela Kantar Media em 2018.
Hoje há um modelo de negócios diferente para cada necessidade. No caso do B2B o conceito é trabalhar uma linguagem mais aprofundada e lapidada com os clientes que correspondem a este modelo.
A seguir listaremos os tópicos abordados neste artigo:
• O que é Marketing B2B?
• Qual a diferença do Marketing B2B para o B2C?
• Como começar a fazer o Marketing B2B?
• Veja as principais estratégias do Marketing B2B.
O que é Marketing B2B?
O marketing B2B é uma forma curta para marketing business-to-business, ou seja, de empresa para empresa, diferente do business-to-consumer (ou customer) que é de empresa para consumidor.
Este modelo de negócio atende às empresas, instituições e outras organizações que necessitem de prestação de serviços. Isso significa que o seguimento do B2B é comercial.
A seguir explicaremos as principais diferenças do B2B para o B2C.
Qual a diferença do Marketing B2B para o B2C?
O que se modifica entre o B2B e B2C são fatores como a jornada de compra, as formas de divulgação e intenção de público.
Enquanto o marketing B2B tem uma jornada de compra de semanas ou meses até conseguir o cliente, o marketing B2C traz uma jornada mais rápida que simplifica a conexão entre a empresa e o comprador.
O que modifica também, como já explicamos é a intenção de público. Enquanto o B2C trabalha com um usuário final e uma campanha mais emocional, enquanto no B2B o papo é com as empresas e por isso a linguagem deve ser mais técnica e racional.
O último parâmetro é justamente a linguagem que precisa ser diferente. Nas formas de consumo de um usuário final em qualquer loja se compra produtos que por vezes são desnecessários à sobrevivência. Já no B2B o caminho de compra é racional e a venda é realizada com um serviço continuamente atrelado ao bem-estar e eficácia do atendimento ao cliente.
Como começar a fazer o Marketing B2B?
Dentro do marketing de conteúdo há várias ramificações estratégicas de promoção da marca. Para começar a fazer especificamente um planejamento para B2B é necessário que pesquise o seu público de forma extremamente aprofundada, além disso, precisa compreender seu funil de vendas, pesquisar maneiras de mensurar resultados e, por fim, pensar em metas para seu trabalho.
A seguir, explicaremos mais sobre as estratégias adotadas em B2B.
Veja as principais estratégias do Marketing B2B
Montar uma estratégia para marketing B2B requer o entendimento dos nichos de negócio, a clareza de objetivos e principalmente o conhecimento da persona.
O estudo para criar uma programação de conteúdo precisa ser sólido e bem lapidado para que consiga perceber quais os melhores tipos de produções são mais eficazes para seu planejamento.
Por isso é importante manter-se por dentro do que acontece no meio em que produz, focar-se numa construção sólida com o usuário para geração de leads e fazer uma análise profunda da jornada do cliente.
Os tipos de produção mais indicadas para marketing B2B são os podcasts, posts blog, ebooks, artigos originais, webinars, vídeos, entre outros. O Ideal realmente é entender os conteúdos durante a criação da estratégia de produção.
Então, com um planejamento bem-feito e conhecimento dos pilares necessários seu marketing B2B será bem estruturado.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e continue nos acompanhando para deixar suas produções no topo.