Planejamento é a palavra-chave para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empreendimento. Qualquer solução demanda um plano de ações. Para as estratégias de marketing, um planejamento bem desenvolvido, com foco na obtenção de resultados em longo prazo, pode ser o diferencial para o crescimento da sua indústria no mercado.
Neste artigo, vamos mostrar como elaborar uma estratégia para que sua indústria alcance os objetivos esperados. Confira!
Por que adotar estratégias de marketing de longo prazo?
Um planejamento anual eficiente pode trazer para sua empresa soluções mais efetivas para atingir os objetivos do seu negócio. Afinal, o objetivo é muito maior do que apenas atrair consumidores, mas também educá-los, encantá-los e fidelizá-los.
Além disso, uma boa estratégia de longo prazo resulta em boa exposição da sua marca no mercado, além da conquista de autoridade. As ações de Inbound Marketing, por exemplo, têm sido uma das mais utilizadas neste contexto.
E ainda que os resultados não sejam resultados imediatos, o que acaba gerando certa impaciência em alguns gestores, é preciso entender que o retorno sobre investimento (ROI) gerado a longo prazo será bem maior.
Como planejar uma estratégia para longo prazo?
Não existe um padrão a ser seguido por todos e que seja capaz de gerar os mesmos resultados em qualquer negócio. Porém, existem alguns passos que podem ajudar. Acompanhe!
Faça uma pesquisa
E não poupe esforços nesse momento. Pesquise a fundo o mercado do seu negócio, os concorrentes, o público-alvo etc.
Trace objetivos e metas
É preciso saber aonde você quer chegar para criar ações de marketing que possibilitem que você atinja o seu objetivo. E lembre-se de que, ainda que seja um planejamento de longo prazo, as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter prazos definidos.
Idealize suas personas
Personas são representações semifictícias do cliente ideal da sua empresa. E essa é a melhor forma de chegar até seu consumidor. Mas não pense que elas devem ser criadas do nada. É preciso muita pesquisa para definir uma persona altamente fidedigna de acordo com o seu negócio.
Defina quais canais serão utilizados
Os canais de comunicação deverão ser escolhidos conforme cada persona e deve chegar até ela. Por isso, devem ser escolhidos com muito cuidado e critério. Nesse quesito, as redes sociais estão em alta.
Defina linhas de conteúdo
Se você for um gestor atualizado, certamente o Inbound Marketing fará parte das suas estratégias. E a principal finalidade do Inbound é atrair o potencial consumidor por meio da oferta de conteúdo relevante. Portanto, é importante que no seu planejamento de longo prazo você já estabeleça linhas interessantes e úteis a sua persona.
Estabeleça um cronograma
Crie um cronograma para todas as ações previstas. Desde prazo para pesquisa até periodicidade de postagens nas redes ou blog.
Monitore os resultados
Pela análise de todos os dados relevantes para sua estratégia, você consegue checar o que está dando certo ou não e estabelecer planos complementares para corrigir desvios.
Gostou destas dicas para implementar e concretizar estratégias de marketing de longo prazo? Então, comece agora mesmo a fazer o seu planejamento. E para entender ainda mais o quanto o marketing pode ser estratégico para o seu negócio, que tal fazer o download do nosso e-book sobre os mitos do Marketing Digital?