Falar com segurança e ter uma boa oratória bastam para se comunicar bem em uma apresentação? A resposta é não! Acredite, a linguagem corporal transmite muito mais informações sobre nós do que a comunicação verbal. A série Lie To Me fez enorme sucesso tendo como protagonista o pesquisador Cal Lightman, que desvendava fraudes e mentiras estudando apenas as expressões faciais dos suspeitos. O personagem é inspirado em Paul Ekman, um psicólogo norte-americano que estudou povos de diversas partes do mundo e revelou como descobrir se a pessoa fala a verdade por meio de suas expressões faciais.
A explicação para a linguagem corporal ser tão importante na comunicação tem origem nos homens primitivos. Há milhares de anos, quando os primatas não se expressavam oralmente, a comunicação era feita por gestos e mímicas. Essas características se mantêm até hoje e por isso quando uma pessoa fala, todo seu corpo transmite uma comunicação. Para fazer uma apresentação memorável e aproveitar ao máximo a atenção da plateia, confira algumas dicas para que seu corpo tenha sintonia com a comunicação verbal:
Postura
A melhor forma de explicar é com alguns exemplos:
- Peso concentrado em apenas uma das pernas pode passar uma impressão de desleixo
- Ombros caídos e curvados podem representar insegurança
- Corpo muito rígido compromete a espontaneidade
Quando se posicionar em um palco, procure distribuir o peso igualmente nas duas pernas, as mantenha paralelas, flexione levemente os joelhos e mantenha simetria com os ombros. Deixe sua postura aberta para se mostrar mais receptivo ao público, jamais cruzando os braços ou pondo as mãos nos bolsos, o que deixa sua postura fechada.
Treinar a postura é fundamental para passar confiança e mostrar está à vontade no ambiente, contribuindo para sua linguagem corporal.
Movimento
Um palestrante que fica falando sentado por uma hora pode deixar a plateia entediada e desinteressada.
- Procure sempre falar em pé
- Ande pelo palco, mas desde que não seja a esmo, em excesso ou para disfarçar o nervosismo
- Ao caminhar, procure estabelecer contato visual com as pessoas da plateia, deixando claro que está se movimentando para se aproximar delas
São formas de interagir com a plateia utilizando apenas a linguagem corporal.
Gesticulação
Gesticular pode tornar a apresentação mais dinâmica e complementar as informações que estão sendo passadas durante a fala. Por exemplo, quando for fazer uma lista de cinco itens e for enumerando com os dedos é uma ação que reforça a comunicação. Mas há alguns gestos e cacoetes que prejudicam a apresentação e dispersam a plateia:
- Tirar e colocar a aliança repetidas vezes
- Mexer nos cabelos
- Coçar o nariz
São gestos desconexos do que está sendo falado e podem tirar o foco dos espectadores sobre a mensagem do palestrante. Colocar a mão sobre a barriga também é um gesto muito comum e tem raízes na vida primitiva. Como na região abdominal estão muitos órgãos vitais, colocar a mão na barriga é um ato instintivo para autopreservação, o que pode transmitir insegurança.
Expressão facial também é linguagem corporal
As expressões do rosto devem estar em sintonia com o que está sendo falado. Não combina falar sobre uma tragédia com um sorriso no rosto e nem sobre uma grande conquista com ar melancólico e triste. As expressões faciais têm o poder de emocionar, provocar alegria ou tristeza e vão contribuir para impressionar a plateia, de forma positiva ou negativa.
Lembre-se sempre de olhar nos olhos da audiência. Solte suas expressões faciais para mostrar que está à vontade, seguro e passando uma mensagem importante para aquelas pessoas.
Para falar em público ou com sua equipe no trabalho fique atento(a) à sua linguagem corporal para tornar sua forma de se comunicar mais eficaz.
Dica Bônus
Preparação na linguagem corporal
Antes de iniciar sua apresentação, procure um lugar em que possa ficar sozinho(a), como o banheiro ou uma sala, e faça a pose da Mulher Maravilha. Fique em pé, estufe o peito, erga os ombros e coloque as mãos no quadril. Fazer essa pose em frente ao espelho te deixará confiante e terá influência na apresentação.