O horário de um anúncio feito no Google ou no Facebook pode ser determinante para o sucesso de uma campanha de marketing. Afinal, de nada adianta lançar uma superpromoção ou promover um vídeo arrasador se a sua audiência não está online para ver. No entanto, não há uma fórmula para definir com precisão os melhores horários para fazer os anúncios. Só que deixar uma campanha rodando 24 horas, sete dias por semana sem ter ideia sobre quais são os melhores horários, pode fazer sua empresa perder dinheiro.
A boa notícia é que há algumas pistas que podem indicar os melhores dias e horários para fazer os anúncios, além de algumas ações que podem levar à essa descoberta.
Horários de tráfego no site
Analisar os horários de pico do site pode dar algumas pistas sobre a estratégia que pode ser adotada nas redes sociais e no Google. Se você começar a notar um padrão que às quintas à noite ocorre o maior volume de vendas, esse pode ser um bom dia e horário para fazer os anúncios.
Checar a concorrência
Comece a monitorar em quais dias e horários seus concorrentes aparecem mais com anúncios no Google e no Facebook. Se estão anunciando nesses horários, podem já ter feito essa análise sobre em qual momento eles obtêm os melhores resultados.
Campanhas de testes
Outra forma de saber como anunciar com mais eficiência é fazer algumas campanhas de teste. Deixe a campanha no ar durante 10 dias, pelo menos, rodando 24 horas. Ao final, analise a taxa de cliques e, principalmente, de conversões e em quais horários elas ocorreram. A partir desses dados comece a rodar outras campanhas nesses horários de melhor performance para validar os resultados.
Horário comercial, final de semana?
Conforme já foi dito, é preciso fazer algumas análises para descobrir o horário ideal, mas a depender do tipo de produto ou serviço oferecido é possível ter uma ideia de quais horários podem ser testados. Serviços B2B, por exemplo, têm maiores chances de serem pesquisados em horário comercial, enquanto as pessoas estão trabalhando. Já uma roupa para um público jovem poderia receber mais atenção à noite, na saída da universidade, por exemplo. Para uma família que quer comprar uma televisão nova, talvez os finais de semana sejam os momentos mais propensos para esse tipo de compra. Portanto, trabalhar a persona e compreender seu comportamento podem auxiliar na definição dos horários para fazer as veiculações de anúncios.
Vantagens de anunciar no horário certo
Público mais segmentado
Lembre-se que uma das maiores vantagens em anunciar na internet é atingir o público certo. Por isso, se eu vou vender produtos para jovens, nada melhor que seja em um horário em que eles estejam efetivamente online.
Mais interesse
Atingir o público que terá mais interesse pelos seus produtos ou serviços aumentará de forma significativa o número de leads e conversões.
Menor custo
Ao configurar os anúncios para o Google, Facebook ou outras redes sociais, é possível investir o dinheiro apenas nos horários especificados, o que evita desperdiçar recursos em momentos do dia que a audiência segmentada não está ativa.