Os horários dos anúncios no Instagram estão entre os fatores mais importantes para se fazer uma campanha e não podem ser negligenciados. Afinal, de que adianta investir na produção de vídeos e imagens se seu público não está on-line para ver? Existem alguns dados gerais sobre os melhores horários para anunciar no Instagram, como sábado 14h e quarta-feira às 17h, mas não se deve seguir esse tipo de informação como regra. Uma das grandes vantagens das redes sociais é segmentar os anúncios e para acertar em cheio no horário algumas análises podem ser feitas para trazer pistas sobre o melhor momento para se fazer uma publicação e alcançar o público certo.
Neste artigo você vai saber:
- Como compreender o comportamento do seu público
- Atalhos na concorrência
- Ferramentas do Instagram para analisar horários de anúncios no Instagram
Entenda seu público
Montar a persona e entender como é seu comportamento na rede social é fundamental para definir os melhores horários para anunciar no Instagram. Quem trabalha em horário comercial espiar o celular enquanto almoça. Já um universitário geralmente estuda de manhã ou a noite tendo o restante do período para navegar no Instagram. Um público mais da balada dorme tarde, já esportistas acordam cedo. Portanto, se coloque no lugar deste público e faça os anúncios nos horários que tenham a ver com seu comportamento.
Faça testes com horários diferentes no Instagram
Se há uma boa chance do melhor horário ser no período da manhã faça alguns testes publicando às 07h, às 09h e no final da manhã e depois verifique nas métricas do Instagram em qual deles houve maior engajamento. Mas nada impede de se testar outros horários também, como um domingo à noite, para avaliar a repercussão.
Dê uma espiada na concorrência
Observe seus concorrentes diretos e veja se há algum padrão de horário. Eles já podem ter feito vários testes e chegado aos horários ideias para o Instagram e este pode ser um bom atalho para avaliar se funcionarão com o seu público também.
Explore o Instagram for Business
Perfis comerciais contam com o Instagram for Business que fornece uma série de métricas sobre as publicações e anúncios da página. É possível ver os dados sobre alcance, impressões, visualizações, localização do público, faixa etária, os dias em que os seguidores estão mais ativos na rede e os horários com maior movimento na página.
Esses dados fornecem pistas valiosas sobre o comportamento dos seguidores e devem ser analisados atentamente para gerar mais oportunidades. Se o seu produto pode atingir diferentes faixas etárias confira os horários com mais acessos para cada uma e faça a adequação da mensagem.
Outro detalhe importante para avaliar no Instagram for Business são os acessos por localidade. Se você se comunica com pessoas de diferentes estados ou até mesmo do exterior leve em conta o fuso horário. No Brasil há diferença de horário na região norte e um horário ideal para o sudeste pode ser uma hora mais tarde para outras localidades.
Quanto mais testes e avaliações de métricas forem feitas sobre os horários com engajamento, melhor será a performance dos anúncios no Instagram e o retorno financeiro.