Em momentos de crise, como esta que o mundo vive com a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma das palavras de ordem é a reinvenção. O isolamento social, imposto pelos governos estaduais em todo o Brasil, manteve em funcionamento de lojas físicas apenas de serviços considerados essenciais. No entanto, para outros setores considerados não essenciais, a crise chegou e fez as empresas terem que se adaptar a essa nova realidade da noite para o dia. Com um forte impacto financeiro, milhões de empresas em todo o país lutam neste momento para se manterem vivas e atravessar esse momento de crise.
O que fazer em momentos de crise como este? Que atitudes tomar? Confira algumas orientações para se adaptar neste período de pandemia e seguir com as atividades:
Trabalhe com rapidez e flexibilidade
Esta época exige uma rápida adaptação e flexibilidade na forma de fazer negócios. É importante se informar sobre o mercado, as tendências e, principalmente, observar a concorrência. Essas ações vão clarear o cenário e ajudar a abrir novas possibilidades de negócios.
Mantenha a comunicação
Como foi dito acima, o momento exige atitudes rápidas, mas se não houver comunicação com os clientes os resultados não serão alcançados. As empresas que se posicionarem mais rapidamente terão um maior recall entre o público externo. Também é importante manter os clientes informados sobre quais medidas estão sendo tomadas neste momento de crise.
Não abandone o marketing mesmo em momentos de crise
Quando chega uma crise como a da Covid-19 a primeira ideia que pode passar pela cabeça é cortar os investimentos em marketing. Por mais que possa parecer difícil, manter o marketing é fundamental para compreender as dificuldades dos clientes e colocar em práticas as ações de relacionamento. Tenha em mente que as pessoas continuam tendo demandas e a empresa que aparecer primeiro para apresentar soluções terá mais sucesso.
Divulgue as informações sobre o público interno
Sua empresa mandou ao colaborador que está em home office uma cadeira ergonômica ou um mimo? Compartilhe nos canais de comunicação da empresa. Já se a loja física está aberta por ser atividade essencial informe como está sendo o cuidado para que os colaboradores se protejam do vírus. O cuidado com os colaboradores sempre contribui para a boa reputação de uma empresa.
Marketing digital mode on
Em momentos de crise todos os canais de comunicação devem ser utilizados para manter as atividades. É hora de pegar o mailing e enviar e-mail marketing avisando os clientes sobre a adaptação dos canais de atendimento e também sobre produtos e serviços disponíveis. Vale também mandar uma mensagem de WhatsApp com estas informações e manter um conteúdo constante nas redes sociais. Utilize esses canais para ser sempre lembrado e manter o /relacionamento com os clientes.
Foque na excelência no atendimento
Geralmente sentimos gratidão por pessoas que estiveram ao nosso lado em momentos difíceis. Clientes fragilizados em isolamento social poderão guardar uma lembrança positiva da empresa que prestar um bom atendimento e oferecer diferenciais. Por isso alinhe sua equipe e tenha foco na excelência no atendimento. Quando a crise passar a empresa poderá contar com clientes satisfeitos e fidelizados.