A produção de conteúdo para as redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil, mas o método T.A.C.O promete ajudar. Confira!
A produção de conteúdo para as redes sociais tornou-se praticamente uma obrigação para as empresas que desejam ganhar destaque e autoridade no mercado.
Mas, às vezes, fazer isso com constância e relevância para a audiência pode não ser uma das tarefas mais fáceis.
E é aí que entra o método T.A.CO, pois ele é uma ferramenta simples e completa que facilita o desenvolvimento de pautas e a produção de conteúdo.
Vamos explicar como funciona, continue a leitura e confira:
- O que é o T.A.C.O?
- Produção de conteúdo em 4 etapas
- Como colocar em prática?
O que é o T.A.C.O?
T.A.C.O é um acrônimo para as palavras: Técnica, Autoridade, Conexão e Objeção. Pode parecer que isso não faz sentido para a produção de conteúdo, mas vamos te mostrar que faz sim.
Com a metodologia, você precisará pensar em conteúdos que abranjam cada uma das palavras acima para atingir sua audiência e criar uma conexão verdadeira.
Afinal, ninguém se interessa por um perfil que concentre suas postagens apenas em conteúdos de venda.
Para aplicar o método T.A.C.O uma das recomendações é reunir o time em reuniões de brainstorm para levantar ideias dentro dos 4 pilares, e aqui vale incluir até mesmo pessoas de outros departamentos. Quanto mais ideias, melhor.
Agora falaremos detalhadamente como a produção de conteúdo funciona em cada uma das etapas do método.
Produção de conteúdo em 4 etapas
Como falamos acima, a produção de conteúdo com o método T.A.CO é dividida em 4 etapas: conteúdo técnico, conteúdo de autoridade, conteúdo de conexão e conteúdo de quebra de objeção.
Vamos explicar cada uma delas, confira.
1. Conteúdo técnico
Como o próprio nome já diz, aqui é importante que você pense em pautas de conteúdos mais técnicos e que tenham relação com o seu negócio.
O seu principal objetivo é educar a audiência sobre determinado tema e pode ser usado em todas as etapas da jornada de seu cliente.
Exemplos de conteúdos técnicos são aqueles que trazem os seguintes pontos: para que serve, benefícios, o que é, como usar, do que é feito etc.
2. Conteúdo de autoridade
Aqui o objetivo das suas pautas deve ser a construção de autoridade para a sua marca. É o momento de mostrar que você domina determinado assunto.
Foque nas expertises principais de seu negócio e divida isso com sua audiência, vale também mostrar depoimentos, prêmios e outros tipos de reconhecimento.
Exemplos de conteúdo: quem é você, seus valores, prêmios e reconhecimentos, provas sociais, depoimentos e tantos outros.
3. Conteúdo de conexão
Não tem como gerar conexão com seu público apenas mostrando aspectos técnicos de seu negócio, nessa etapa você precisa agregar pontos que despertem a emoção.
Aqui vale postagens dos bastidores da sua empresa, informações sobre as pessoas e tudo que possa gerar essa conexão.
Exemplos de conteúdo: memes, história da empresa e das pessoas, momentos pessoais, hobbies etc.
4. Conteúdo de quebra de objeção
Agora que você já explicou assuntos técnicos, mostrou sua relevância e criou conexão com sua audiência, chegou o momento de falar de seus produtos e serviços.
Mas, não basta puramente fazer uma postagem de venda, como falamos isso tem funcionado cada vez menos nas redes sociais. Você precisa conhecer seu cliente e suas possíveis objeções.
Então, nessa última etapa você vai pensar em conteúdos que quebrem essas objeções, por exemplo: preço, medo de não funcionar, falta de dinheiro e tantos outros pontos.
Como colocar em prática?
Adiantamos lá em cima, para colocar o método T.A.C.O em prática e otimizar a sua produção de conteúdo é preciso começar com um brainstorm para levantar ideias dentro dos 4 pilares.
Além disso, você deve pensar em uma periodicidade e escala de posts entre os pilares, isso tudo levando em consideração a sua estratégia macro de marketing digital.
Se ainda não souber como começar, conte com a Monolito. Fale conosco agora mesmo, clicando aqui.