Se você precisa de um site e está buscando informações sobre por onde começar, saiba que há alguns pontos que devem ser levados em conta. O consumidor recorre cada vez mais à internet para fazer compras, contratar serviços e checar informações, por isso um site eficaz, que apresente conteúdo interessante, fácil navegação e indexação por ferramentas de busca é uma grande porta de entrada para a sua empresa. Confira as dicas:
Preciso de um site. Fuja de ferramentas “faça você mesmo”
Há empresas que oferecem ferramentas do tipo “faça você mesmo”. O Wix é um exemplo disso. Por mais tentador que possa parecer fazer um site de graça, fuja deste tipo de ferramenta. Geralmente, este tipo de plataforma não oferece flexibilidade, o que pode limitar algum aprimoramento que seja necessário. Mas a principal limitação sempre foi os recursos para ranquear o site nos mecanismos de buscas (SEO) como Google. Não significa que este cenário não possa mudar e as tais plataformas não possam oferecer recursos mais eficazes de SEO, mas é importante ficar atento.
Que tal um blog?
Além do site institucional, muitas empresas utilizam os blogs para fazer marketing de conteúdo e aumentar sua exposição na internet. Os blogs geralmente se caracterizam por possuir textos mais curtos com vídeos ou fotos. Os conteúdos presentes nestes blogs são dos mais variados. É possível encontrar dicas de saúde, beleza, decoração, reparos de automóveis, marketing digital, etc. Estes posts podem conter uma chamada para ação ou uma oferta de um produto que remeta ao site ou a uma central de atendimento para converter o conteúdo em vendas.
Como bombar o blog?
Veja alguns passos para aumentar a audiência do blog:
- Invista em um conteúdo original com fotos, vídeos, ilustrações ou outros elementos que chamem a atenção do usuário;
- Faça uma análise dos concorrentes em seu segmento para verificar seus pontos fracos e em quais aspectos se sobressaem. Ferramentas como o SEMrush, Ubersuggest e o SimilarWeb fornecem informações sobre os principais sites dos concorrentes, tempo de permanência dos usuários e as palavras-chave mais utilizada para acesso às páginas. Com essas ferramentas é possível criar conteúdos com as palavras-chave mais adequadas por meio de SEO;
- Divulgar os posts nas redes sociais e fazer anúncios patrocinados no Google são boas alternativas para dar visibilidade e gerar acessos ao blog. Lembre-se sempre de analisar as métricas e verificar quais canais foram mais eficientes para potencializar a divulgação;
- Os blogs podem ser mantidos com um baixo custo, ampliam a visibilidade e ajudam a aumentar o relacionamento com os clientes.
Qual plataforma utilizar?
O WordPress se destaca cada vez mais na preferência por construção não apenas de blogs, mas de sites de todos os tipos. Por ser uma plataforma muito popular, existem muitos recursos disponíveis, como milhares de temas profissionais e milhões de plugins que adicionam novas funções para o blog, como galerias de fotos, links para redes sociais, enquetes, etc. É importante não confundir o sistema de código aberto WordPress, com o serviço online WordPress.com. A recomendação é contratar uma hospedagem e um profissional para instalar o WordPress, configurar, criar ou aplicar o projeto gráfico e diagramar seu conteúdo. Utilizar o site WordPress.com pode limitar a expansão do seu site e certamente vai comprometer seu posicionamento nos sites de busca.