Por que investir em automação de marketing?

Por que investir em automação de marketing

Softwares de automação de marketing permitem um gerenciamento mais ágil e uma execução mais rápida das campanhas. A tendência é que essa automação ganhe cada vez mais espaço com profissionais gastando menos tempo com a parte operacional com foco maior nas estratégias de comunicação das campanhas.

Com a variedade de canais on-line disponíveis atualmente, como sites, redes sociais e e-mail marketing, as ferramentas de automação de marketing se tornaram praticamente obrigatórias. É impensável, mesmo para uma empresa pequena, gastar tempo enviando e-mails ou analisando planilhas para criar estratégias de marketing. Os softwares de gestão de marketing estão cada vez mais poderosos e são, sem dúvida, um grande diferencial para manter as campanhas rodando com eficiência e qualidade.

Neste artigo você vai saber:

  • O que é automação de marketing?
  • Por que investir em automação de marketing?
  • As melhores ferramentas para automação.
  • As tendências para os próximos anos.

O que é automação de marketing?

Assim como ocorreu com as indústrias, equipamentos eletrônicos e automóveis, a automação também chegou ao marketing. Diversas ações que antes eram feitas manualmente, como enviar e-mail marketing, publicar conteúdos nas redes sociais e extrair informações sobre os clientes já são feitas por softwares. Essas ferramentas otimizam a produtividade e o retorno sobre o investimento.

Por que investir em automação de marketing?

Imagine ter que lembrar de mandar todos os e-mails planejados antes da Black Friday ou então analisar o histórico dos clientes um por um para decidir como será a próxima abordagem. As ferramentas oferecem diversas facilidades que permitem a automatização de disparo de e-mails, publicações em redes sociais, geração de estatísticas sobre da jornada do cliente, inserção de novos leads, entre outras ações. Com isso, é possível:

  • Otimizar o tempo dos profissionais de marketing;
  • Melhorar a comunicação e a abordagem dos clientes;
  • Preparar e nutrir dos leads para aumentar o engajamento e a conversão;
  • Reduzir os custos;
  • Aumentar as vendas.

As melhores ferramentas para automação de marketing

Há várias ferramentas disponíveis para a automação de marketing. Confira algumas opções:

RD Station

A plataforma da Resultados Digitais categoriza todos os leads, o que permite a personalização do conteúdo das mensagens, faz agendamento de e-mails, de posts nas redes sociais, analisa os leads, entre outras funções.

HubSpot

Assim como a ferramenta da RD, a HubSpot também oferece soluções completas e apresenta sempre em destaque as estatísticas sobre o desempenho de landing pages e blogs, como acessos e taxas de conversão. A HubSpot também faz o lead score, uma espécie de pontuação para informar em qual estágio da jornada o cliente está, se está pronto para receber uma oferta.

Active Campaign

Essa plataforma tem uma funcionalidade exclusiva que é o mapa da automação de marketing, que permite conhecer como as automações se conectam entre si. Em uma única tela é possível fazer essa visualização para avaliar o que está dando certo e as edições que são necessárias. Os relatórios informam as performances de cada automação, o que ajuda na formulação de novas estratégias.

Autopilot

Assim como o Active Campaign, o Autopilot investe na visualização e representa a jornada gráfica do consumidor, indicando em qual ponto cada lead está. O acompanhamento dessa jornada permite o desenvolvimento de estratégias mais adequadas para o lead avançar ao final do funil de vendas.

MailChimp

Há também ferramentas específicas para um determinado canal de comunicação, uma ferramenta bem completa e vale ressaltar que sua versão gratuita funciona muito bem. O MailChimp, por exemplo, é destinado a disparos de e-mail marketing, mas também conta com integração de anúncios nas redes sociais (Facebook, Instagram e Google). Automatização de e-mails é importante, sobretudo para evitar abandono total de carrinho. Ao abandonar o carrinho, o usuário logo recebe um e-mail relembrando sobre seu interesse na compra, uma ação determinante para o aumento nas vendas.

Tendências da automação de marketing

Com o dinamismo do ambiente on-line, as ferramentas de automação de marketing estão em constante evolução e vão melhorar ainda mais. Uma das mudanças será comandada pelo avanço da inteligência artificial, que terá forte impacto neste processo. Modelos preditivos baseados em machine learning (aprendizado de máquina) podem rastrear o comportamento dos usuários e prever quais conteúdos e produtos têm maior relevância para eles.

Outra tendência será a centralização de diversos canais em uma mesma plataforma para gerenciar e-mails, redes sociais, sites tudo em um só lugar. Com isso, as estratégias podem ser interligadas, otimizando tempo e recursos com maior chance de resultados. Por fim, os chatbots, que vem ganhando cada vez mais espaço no atendimento ao cliente, também devem ser integrados à automação de marketing para dar suporte tanto com dados quanto com as ações de comunicação e vendas.  

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